Estado financia projetos contra o coronavírus

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapemig), selecionou 17 projetos e ideias inovadoras  contra a pandemia de coronavírus de empresas e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICT’s) mineiras.

Neste primeiro momento, três projetos serão contemplados com o recurso total de R$ 950 mil,  para desenvolver as propostas de enfrentamento à doença e à superação dos danos sociais e econômicos por ela causados.

Ao todo, 71 projetos foram inscritos no mapeamento de soluções de ICTs e empresas mineiras para auxílio no combate à covid-19.

Propostas

As propostas submetidas por formulário foram avaliadas em caráter preliminar quanto à relevância e viabilidade financeira diante do contexto da crise, considerando as visões da Saúde e do Desenvolvimento Econômico.

Os projetos selecionados foram classificados para participação em chamada exclusiva da Fapemig, na qual será realizada avaliação de aspectos de inovação e pertinência científica, para instrução do processo e repasse financeiro à empresa ou ICT.

Critérios

As avaliações da primeira fase foram feitas por um comitê composto por representantes da Sede, Fapemig, Secretaria de Estado de Saúde, Fhemig e Funed, que classificou 17 projetos como prioritários, sendo que dois desses não solicitaram recursos financeiros e receberam apoio para articulação pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico; e um foi financiado por meio da complementação financeira de um projeto que já estava em andamento na Fapemig.

Dos outros 14 classificados, três receberão o aporte já na próxima semana. São eles:

•          Ultrassonografia ultraportátil à beira do leito com suporte de telemedicina para triagem de pacientes com covid-19 – Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Fundep;

– Desenvolvimento de kit diagnóstico com técnica de amplificação isotérmica (rt-lamp) para eficientização da assistência hospitalar durante a pandemia da covid-19: enfrentamento conjunto Fiocruz e Fhemig;

– Aspectos epidemiológicos e moleculares da covid-19 na Zona da Mata mineira, construção de vetor recombinante com potencial para vacina oral e interferência do Sars-Cov-2 na estrutura da microbiota do trato respiratório superior, com implicações na evolução da doença – Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Portal Simi – Especial coronavírus

Além do mapeamento, as instituições inscritas foram adicionadas ao portal do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), ambiente em que estão compiladas as principais informações sobre o ecossistema de inovação mineiro.

São informações sobre empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação. A aba especial “Covid-19” dá acesso a notícias relevantes, relacionadas à pandemia.

O Portal também disponibiliza todos os editais e oportunidades que estão em aberto para o enfrentamento do novo vírus.

Startups

Startups com soluções que podem minimizar a propagação do coronavírus ou minimizar os efeitos da pandemia também podem se cadastrar no site para fortalecer a rede de combate, com soluções para questões que impactam a realidade durante a pandemia.

São exemplos isolamento social (sistema delivery), e-learning (aprendizado a distância), saúde remota, trabalho remoto, smart cities (cidades inteligentes), entre outros. O principal critério é o foco no combate à propagação do vírus e ou na imunização, além de minimização de sintomas e eficiência em testes rápidos para o coronavírus.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…