Categorias: Cidade

Estudantes criticam novo sistema de transporte público

A volta às aulas de alunos da rede municipal e estadual de ensino nesta segunda-feira (1º) começou com várias reclamações dos estudantes que utilizam o transporte coletivo público em Araxá. A mudança dos horários e itinerários das linhas de ônibus causou atrasos na chegada de alguns à escola. A falta de informações e o pouco tempo de adaptação ao novo sistema de transporte público urbano foi o principal problema apontado pelos alunos.

A Vera Cruz Transporte e Turismo implantou no último dia 24 o Integra Total. Um sistema que permite aos clientes que possuem o VC Card, o cartão da empresa, a integração entre linhas sem que haja a necessidade de pagar uma nova tarifa.

Com isso, novas linhas foram criadas e outras modificadas para atender a demanda de novos bairros. Mesmo com a distribuição de cartilhas explicativas e o trabalho de orientação de equipes que estão espalhadas pelas ruas, a mudança não agradou os usuários do serviço, principalmente os estudantes que utilizam o transporte público para chegar à escola.

De acordo com os alunos da Escola Estadual Vasco Santos, a mudança trouxe inúmeras dificuldades. Eduarda Cristina Ribeiro diz que tem que esperar mais de 30 minutos para voltar para casa.

“Eu moro no Barreiro e não tem ônibus que leva a gente até lá após a saída da escola. Eu tenho que esperar mais de meia hora no ponto porque não tem uma linha que passa por volta das 11h30. Além disso, o ônibus não sobe mais até o Alto Paulista e a gente tem que andar a pé até em casa.”

A estudante moradora do bairro Mangabeiras, Brenda Luiza Ferreira da Silva, diz que o horário das linhas foi o grande problema.

“A mudança de itinerário foi boa, já que a nova linha vai até o final do bairro, mas o horário é complicado. O ônibus chega ao Centro faltando cinco minutos para começar a aula e eu tenho desembarcar e embarcar em outra linha pra chegar à escola. Uma mudança de horário ou uma outra linha ajudaria muito e evitaria a gente chegar atrasado”, ressalta.

A estudante Dandara Santana Maria, moradora do bairro Abolição, diz que o novo sistema atrapalha muito. “A gente não tem informação dos horários e dos itinerários das linhas. Eu vou chegar atrasada na escola. Para não ser barrada na entrada eu vou ter que acordar mais cedo, cerca de 5h30. O ônibus passa perto de casa só em hora certa, por exemplo, às 6h. Em algumas linhas, os horários deveriam ter sido mantidos”, destaca.

Diretora fala sobre os atrasos

A diretora da Escola Estadual Vasco Santos, Maria Cristina de Oliveira Barreto, diz que os alunos ficam expostos a vários tipos de acontecimentos quando está fora da escola.

“Um maior tempo de espera do ônibus pode gerar problemas e isso é uma grande preocupação nossa. Na rua, a responsabilidade é dos estudantes e dos pais, mas nós preocupamos com a vida deles fora da escola também. Orientamos nossos alunos de algumas situações de perigo na porta da escola, esse é o trabalho que temos que fazer, mas não temos funcionários para vigiar os alunos do lado de fora”, explica.

Segundo a diretora, a escola não pode se adequar aos novos horários. “Temos uma tolerância de 5 minutos para a entrada do aluno, não podemos aumentar este tempo. É preciso que os pais conversem com seus filhos e veja com o melhor horário para que o aluno possa chegar no horário certo à escola”, afirma.

Ao chegar atrasado ou sair mais cedo, o aluno vai perder conteúdo aplicado, vai ter menos tempo para fazer uma prova, e isso prejudica muito o ensino. A solução é o aluno chegar mais cedo e ter mais responsabilidade na porta da escola”, afirma Maria Cristina.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…