Categorias: Agronegócio

ExpoAraxá 2013 aguarda mais de 1 mil animais para competições e leilões

A primeira etapa da ExpoAraxá 2013, que conta com a realização dos leilões, torneiros leiteiros e a exposição de gado deve ser ainda mais movimentada que a do ano passado. As datas das competições e eventos na primeira fase, que começa oficialmente no dia dois de abril, já estão marcadas e os preparativos no Parque de Exposições Agenor Lemos estão ocorrendo.

Segundo o coordenador desse departamento na festa, Fábio Rios, os animais começam a chegar no dia 25 de abril. São esperados 650 animais da raça Girolando, 300 do Gir Leiteiro e outros 200 do Projeto Educampo.

“Dia 25 de março é a entrada dos animais do Torneiro Girolando. Dias 1º e 2 abril são os animais Girolando para pista. Dias 6 e 7 chegam os animais Educampo; nos dias 8 e 9 os animais Gir. No dia 12 de abril chegam os Muares e dia 18 de abril Mangalarga Marchador”, explica.

O Torneiro Leiteiro do Girolando começa no dia 30 de março, com esgota às 14h. Neste mesmo dia, às 22h, acontece a primeira ordenha. A nona e última ordenha será às 14h do dia 2 de abril. O do Gir Leiteiro tem a esgota às 14h do dia 6 de abril, r às 22h tem a primeira ordenha. A final será dia 9 de abril, às 14h.

“Uma novidade é essa exposição do Mangalarga Marchador. No ano passado tivemos só a prova de marcha e este ano vai ser a exposição dessa raça, sendo ranqueada também, contando pontos para a etapa nacional. Os critérios são da Associação dos Criadores do Mangalarga Marchador. São três quesitos: marcha, morfologia e a funcionalidade. São três dias da exposição do Mangalarga”, ressalta Emílio Carlos Pereira Valle, vice-presidente da Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (Arap).

“Os julgamentos também prometem movimentar a ExpoAraxá. Dia 3 de abril são do Girolando ½ sangue jovem e ¾ jovem. No dia quatro de abril Girolando ½ sangue adulto e ¾ adulto (macho 3/4). Na sexta-feira, dia 5 de abril, julgamento do Girolando 5/8. Os da Educampo serão nos dias 8 e 9 de abril e do Gir dia 10 de abril, machos, dia 11, fêmeas jovens e no dia 12 de abril, um sábado, fêmeas adultas”, destaca Fábio. Do dia 19 a 21 de abril, acontece o Julgamento Mangalarga Marchador, e nos dias 13 e 14 de abril a Prova de Marcha de Muares.

Queijo Minas Artesanal

Outra realização que será feita na 39ª ExpoAraxá é a Etapa Regional do Concurso Queijo Minas Artesanal, organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), com parceria do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). A Arap, pelo terceiro ano consecutivo, abre espaço na ExpoAraxá para a realização da etapa.

O evento será no dia 12 de abril, a partir das 16h, no Parque de Exposições Agenor Lemos. Segundo Sílvia Passos, extensionista da Emater na cidade, o concurso é da região produtora Araxá, uma das cinco existentes no Estado. A região tem 20 produtores cadastrados e a expectativa é de que todos participem. Este ano é a sétima edição do concurso regional em Araxá.

“Neste ano temos uma parceria, proposta pela Arap, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Vamos ter dentro do concurso o foco também de chamar a atenção dos próprios comerciantes, dos consumidores, da população em geral da importância do Queijo Minas Artesanal cadastrado. Na nossa microrregião são 11 municípios e temos 20 produtores cadastrados, e esperamos que todos eles possam estar conosco. E todos os produtores estão convidados para vir acompanhar o concurso”, afirma.

Da etapa Araxá, os cinco primeiros colocados serão convidados a participar do Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal, onde será eleito o melhor queijo de Minas Gerais. Produtos da região produtora de Araxá, já ocuparam o primeiro lugar do ranking em edições anteriores da etapa estadual.

Leilões

No dia 3 de abril, uma quarta-feira, acontece o Leilão Úbere Cheio, da Arap. Dia 4, Leilão de Bezerras e Novilhas. Na sexta-feira, 5 de abril, acontece o Leilão Excelências de Araxá. No dia 9 de abril é o dia do Leilão Misto Carga Fechada da Arap. Na quinta-feira, dia 11 de abril, Leilão Misto Tradicional. Já no sábado, 13 de abril, será realizado o Leilão Joias de Araxá. E encerrando os leilões, no dia 18 de abril acontece mais um Leilão Misto Tradicional.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…