Categorias: Agronegócio

Exportações mineiras de milho em ascensão

Da Redação – As exportações mineiras de milho movimentaram US$ 53,1 milhões nos primeiros cinco meses de 2011, informa o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC). De acordo com Márcia Aparecida de Paiva Silva, assessora da Secretaria da Agricultura de Minas Gerais (Seapa), a receita das vendas externas multiplicou-se por 11,4 vezes em comparação ao valor registrado em igual período de 2010.

Márcia Silva diz que o valor exportado de janeiro a maio de 2011 superou em 137,2% o último recorde registrado em 2008. “As exportações do milho em grão para consumo animal e humano lideraram as vendas externas do segmento de milho. A receita de exportação desse tipo de grão representou cerca de 78% das exportações mineiras do segmento.”

No período de janeiro a maio de 2011, Minas ocupou a terceira posição no grupo dos principais Estados exportadores de milho para consumo animal e humano, com parcela de 6,1% da receita de vendas externas brasileiras. Mato Grosso e Paraná ocuparam as primeiras posições. Segundo a assessora, nos primeiros cinco meses de 2010, Minas Gerais aparecia com uma parcela de 0,05%, respondia pela nona e última colocação.

Produção forte

Minas Gerais, terceiro maior produtor brasileiro de milho, responde por 11,1% da produção nacional, atrás de Paraná e Mato Grosso. De acordo com Márcia Silva, a produção mineira deve chegar na safra atual a 6,3 milhões de toneladas, aumento de 3% em relação ao volume produzido na safra 2009/2010. “Entre os principais produtores, Minas é o único Estado com registro de incremento da produção entre as safras de 2009/2010 e 2010/2011”, ela explica. 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos informa que o Brasil é o quarto principal produtor mundial, respondendo por 6,7% da produção global. Estados Unidos, China e União Europeia (composta por 27 países) são os principais produtores com parcelas de 38,8%, 20,6% e 6,8%, respectivamente, do volume mundial.

O principal produtor mundial vem enfrentando problemas de suprimento. Segundo a assessora, entre as safras 2009/2010 e 2010/2011 estima-se uma queda da produção de 4,9% e um aumento do consumo dos Estados Unidos de 4,2%. “O consumo americano vem sendo estimulado pela redução dos estoques de etanol, que é produzido à base de milho. Essa conjuntura de aquecimento da demanda e restrição da oferta vem estimulando o aumento das cotações internacionais”, observa.

Para Márcia Silva, o problema de suprimento americano pode corresponder a uma boa alternativa para o escoamento do milho brasileiro e mineiro. “Nos primeiros cinco meses de 2011, os Estados Unidos não efetuaram compras do milho mineiro e o potencial de venda para esse mercado pode ser uma boa oportunidade”, prevê a assessora.

A diversificação de pauta foi registrada comparando-se o período de janeiro a maio de 2010 e 2011, quando o número de países importadores passou de 11 para 15. Os principais compradores em 2011, Espanha, Vietnã e Portugal – que adquiriram o equivalente a 73% das exportações mineiras – não registraram compras em 2010.

“As oportunidades que despontam são promissoras”, acrescenta a assessora, que destaca o momento incerto do abastecimento nos Estados Unidos, principal produtor e consumidor mundial do grão. “Essa conjuntura acaba por provocar um efeito em cadeia, uma vez que o aquecimento da demanda geralmente provoca elevação dos preços, que por sua vez incentivam o aumento da produção”, ressalta a assessora. Portanto, segundo Márcia Silva, no momento os produtores devem ficar atentos às tendências do mercado americano. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…