Categorias: Turismo

Falta de acordo deixa Araxá sem o ICMS Turístico

Da Redação – Araxá não foi contemplada com a cota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – critério Turismo – referente ao ano de 2009. A Secretaria de Estado da Fazenda (SEF) concedeu a 44 municípios mineiros a primeira parcela do ano referente ao pagamento do benefício, que permite às administrações municipais uma suplementação financeira, oferecendo novos investimentos no setor turístico.

As cidades mineiras contempladas obtiveram o recurso após documentação aprovada por comissão técnica do ICMS Turístico, organizada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

A Fundação João Pinheiro (FJP) calcula qual o valor que cada município receberá com base na arrecadação semanal do Estado. Devido à volatilidade dos valores recebidos, a prestação de contas é realizada na semana posterior ao pagamento do benefício.

A consulta semanal dos valores repassados para as prefeituras podem ser feitas no site da FJP. Ao final do ano, a fundação divulga os valores que cada município recebeu referente ao ICMS do Estado no decorrer do ano referente.

A conquista é comemorada pelo setor turístico, uma vez que a inclusão do critério turismo na lei 18.030/2009 é um ganho sem precedentes para o turismo de Minas Gerais. Pela primeira vez na história da economia brasileira, os municípios terão um incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, diz que Araxá não cumpriu apenas um requisito das documentações exigidas pelo Setur. “Em 2009, a diretoria do Conselho Municipal de Cultura e Turismo (Comtur) ainda era a indicada pela administração municipal anterior e não entramos em um acordo para firmar uma parceria”, diz.

“No início de 2010, um novo conselho foi eleito e o empresário Eduardo Tannús foi escolhido como presidente. A partir daí começamos a trabalhar em conjunto, mas o prazo para encaminhar toda a documentação necessária era muito curto e o conselho deveria apresentar várias atas de reuniões realizadas. Como estávamos passando por uma estruturação e o próprio conselho não havia realizado o número de reuniões exigidas pela Setur”, explica Alda.

De acordo com ela, todas as documentações referentes ao exercício de 2010 já estão sendo providenciadas e Araxá será contemplada no próximo ano. “Hoje, nós estamos organizados e certamente vamos receber o benefício em 2012. Temos um Comtur organizado, estamos incluídos no Circuito (Turístico) da Canastra, temos uma política voltada para o turismo, enfim, estamos cumprindo todos os fatores que contam pontos para as cidades premiadas”, acrescenta a secretária.

Habilitação no exercício 2010

Até o próximo dia 15 de fevereiro, a Setur receberá as documentações iniciais dos municípios interessados em obter o benefício referente a 2010. Serão contemplados somente os municípios que possuem uma política voltada para o turismo, conforme decreto nº 45.403/2010.

Os requisitos mínimos para habilitação do município são participar de uma Associação de Circuito Turístico reconhecida pela Setur nos termos do Programa de Regionalização do Turismo no Estado; ter elaborada e em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo constituído e em funcionamento; e possuir Fundo Municipal de Turismo (Fumtur) constituído e em funcionamento.

Com Agência Minas

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…