Categorias: Política

Fárley comenta respostas de questionamentos feitos à Copasa

Terceiro orador da tarde de ontem, o vereador Fárley Cabeleireiro (PT) abriu seu pronunciamento apresentando um relatório de respostas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) sobre questionamentos feitos por ele após Fórum Comunitário realizado no dia 8 de abril passado com a empresa, e só agora foram respondidos, quanto à cobrança da taxa de esgoto e serviços operacionais.

Fez também menção à resposta de um requerimento de sua autoria (156/2013) indagando sobre quando a empresa efetivou ou concluiu o tratamento de todo o esgoto coletado, o que passou a ocorrer no dia 8 de dezembro de 2011, quando foi anunciado a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Central, mas o contrato assinado com o Município previa a conclusão desta obra em 2008, ou seja anos antes.

Para Fárley, isso deixou claro que a Copasa poderia ter concluído a ETE Central antes e não conseguiu, mas já cobrou ilegalmente a taxa, podendo ter ocorrido quebra de contrato pelo não cumprimento previsto da obra. Ele relatou que as respostas recebidas serão juntadas à documentação sobre a questão da Copasa que está sendo apurada pelo Ministério Público. Defendeu ainda que a taxa cobrada é abusiva, pois nem toda a água utilizada pela população é devolvida ao esgoto, relatando que a empresa ainda declarou que é possível medir o volume de esgoto e que esse medidor deveria ser instalado nas residências para que haja a cobrança devida.

Em outro assunto abordado, Fárley também lembrou de indagações encaminhadas à empresa Vera Cruz quanto à tarifa do transporte público urbano coletivo, lembrando de recentes manifestações que vem ocorrendo em várias capitais do país vistas na televisão para que preço justo seja cobrado. Lembrou ainda que diversos pontos de ônibus não têm cobertura para o usuário e o prazo final para a resposta dos questionamentos feitos via requerimentos termina nesta quarta-feira, dia 19 de junho.

Requerimentos apresentados pelo vereador

­– Requerimento 598/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Após confirmação de doação do imóvel do CSU (Centro Social Urbano) do Estado de Minas Gerais para a Prefeitura Municipal de Araxá, que seja implantando um Ponto de Apoio Policial no mesmo.

– Requerimento 599/2013 – Prefeitura Municipal de Araxá – Reconstrução e adequação do campo de futebol e quadra no CSU (Centro Social Urbano), incluindo tela de proteção acima dos muros, quatro duchas para higiene dos usuários, material esportivo e iluminação.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…