Diário de Araxá https://www.diariodearaxa.com.br As principais notícias de Araxá e região Fri, 18 May 2018 15:09:59 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.9.6 PM prende suspeito com drogas e apreende materiais de procedência duvidosa https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-suspeito-com-drogas-e-apreende-materiais-de-procedencia-duvidosa/ https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-suspeito-com-drogas-e-apreende-materiais-de-procedencia-duvidosa/#respond Fri, 18 May 2018 15:09:59 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36587

Na noite de ontem (17), durante patrulhamento pela rua Aladir Batista Alves, bairro Urciano Lemos, a Polícia Militar deparou com o W.R.S. (24 anos) em atitude suspeita. Ao ser dada a ordem para que se posicionasse para busca pessoal, ele jogou no chão um saquinho plástico contendo 11 pedras de crack. Na residência do autor ...

O post PM prende suspeito com drogas e apreende materiais de procedência duvidosa apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Na noite de ontem (17), durante patrulhamento pela rua Aladir Batista Alves, bairro Urciano Lemos, a Polícia Militar deparou com o W.R.S. (24 anos) em atitude suspeita.

Ao ser dada a ordem para que se posicionasse para busca pessoal, ele jogou no chão um saquinho plástico contendo 11 pedras de crack. Na residência do autor foi localizada uma pedra de crack que, se dividida no tamanho usualmente comercializado, renderia aproximadamente mais quinze pedras.

Ainda no quarto dele havia uma TV marca LG de 52 polegadas, a qual o autor não possui a nota fiscal e entrou em contradição quanto a procedência do aparelho, que foi apreendido. Os militares também apreenderam uma réplica de arma de fogo.

Segundo a PM, o autor é bastante conhecido no meio policial pelo envolvimento com tráfico de drogas e roubos. Diante dos fatos foi dada voz de prisão ao autor, o qual foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para demais providências.

O post PM prende suspeito com drogas e apreende materiais de procedência duvidosa apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-suspeito-com-drogas-e-apreende-materiais-de-procedencia-duvidosa/feed/ 0
Programa Bom dia, Prefeito! – 18/05/18 https://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-18-05-18/ https://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-18-05-18/#respond Fri, 18 May 2018 13:33:46 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36585

O post Programa Bom dia, Prefeito! – 18/05/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O post Programa Bom dia, Prefeito! – 18/05/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-18-05-18/feed/ 0
Major Fagundes fala de reação de policial à paisana em assalto https://www.diariodearaxa.com.br/major-fagundes-fala-de-reacao-de-policial-a-paisana-em-assalto/ https://www.diariodearaxa.com.br/major-fagundes-fala-de-reacao-de-policial-a-paisana-em-assalto/#respond Fri, 18 May 2018 02:05:20 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36581

Militar fala também sobre violência escolar em Araxá.

O post Major Fagundes fala de reação de policial à paisana em assalto apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Militar fala também sobre violência escolar em Araxá.

O post Major Fagundes fala de reação de policial à paisana em assalto apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/major-fagundes-fala-de-reacao-de-policial-a-paisana-em-assalto/feed/ 0
Raphael Rios fiscaliza e apresenta cobranças para a Escola Municipal de Música https://www.diariodearaxa.com.br/raphael-rios-fiscaliza-e-apresenta-cobrancas-para-a-escola-municipal-de-musica/ https://www.diariodearaxa.com.br/raphael-rios-fiscaliza-e-apresenta-cobrancas-para-a-escola-municipal-de-musica/#respond Thu, 17 May 2018 14:05:09 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36579

Relator da Comissão de Cultura, o vereador Raphael Rios deu sequencia aos trabalhos de fiscalização ao Poder Executivo, apresentando um diagnóstico sobre aEscola Municipal de Música “Maestro Elias Porfírio de Azevedo”. Em reunião com a coordenação e professores de música, o vereador recebeu demandas da equipe como recomposição e reajuste salarial equiparados aos professores da ...

O post Raphael Rios fiscaliza e apresenta cobranças para a Escola Municipal de Música apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Relator da Comissão de Cultura, o vereador Raphael Rios deu sequencia aos trabalhos de fiscalização ao Poder Executivo, apresentando um diagnóstico sobre aEscola Municipal de Música “Maestro Elias Porfírio de Azevedo”.

Em reunião com a coordenação e professores de música, o vereador recebeu demandas da equipe como recomposição e reajuste salarial equiparados aos professores da Secretaria Municipal de Educação, pois os mesmos são vinculados à Fundação Cultural Calmon Barreto, mantenedora da Escola de Música. A questão da remuneração é um pedido tanto dos profissionais concursados quanto dos contratados.

A equipe também cobrou apoio logístico para transporte de instrumentos em eventos promovidos pela Prefeitura de Araxá e Fundação Cultural Calmon Barreto, mantenedora da Escola de Música, recursos para manutenção, segurança, cachês equiparados ao mercado para apresentação em eventos de iniciativa privada apoiados pelo Poder Público e, principalmente, reforma e ampliação da sede da escola, que fica na Praça Arthur Bernardes.

Percorrendo as dependências da escola, o vereador constatou problemas graves quanto ao telhado da entidade, que está bastante comprometido e inclusive cedendo constantemente algumas partes estruturais como concreto, madeira e telhas.

O local também necessita de ampliação de salas de aula, pois algumas foram adaptadas em pequenas baias que têm pouca ventilação. O forro de madeira também está bastante comprometido, apresentando buracos e carunchos.

O anexo com salas destinadas ao curso técnico tem acesso aberto, ocasionando constante presença de mendigos e andarilhos que utilizam os banheiros destinados aos alunos e funcionários.

O vereador apresentou requerimento à Secretaria de Obras e Mobilidade Urbana para que seja feita reforma geral e ampliação da Escola de Música, e posteriormente se reunirá com a nova presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto, Régia Côrtes, para apresentar relatório de fiscalização e apoiar as demandas da equipe.

O post Raphael Rios fiscaliza e apresenta cobranças para a Escola Municipal de Música apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/raphael-rios-fiscaliza-e-apresenta-cobrancas-para-a-escola-municipal-de-musica/feed/ 0
PM apreende material utilizado em “Jogo do Bicho” em Araxá https://www.diariodearaxa.com.br/pm-apreende-material-utilizado-em-jogo-do-bicho-em-araxa/ https://www.diariodearaxa.com.br/pm-apreende-material-utilizado-em-jogo-do-bicho-em-araxa/#respond Thu, 17 May 2018 14:00:13 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36578 Ocorrências Policiais Araxá

Na tarde de ontem (16), durante patrulhamento pela av. Vereador João Sena, Centro, a Polícia Militar compareceu em um bar em que estaria ocorrendo “Jogo do Bicho”. Durante buscas no local, foram encontrados vários cupons preenchidos de datas diversas, onde foi arrecadada certa quantia em dinheiro que seria recolhida para o jogo das 18h. Ainda ...

O post PM apreende material utilizado em “Jogo do Bicho” em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
Ocorrências Policiais Araxá

Na tarde de ontem (16), durante patrulhamento pela av. Vereador João Sena, Centro, a Polícia Militar compareceu em um bar em que estaria ocorrendo “Jogo do Bicho”. Durante buscas no local, foram encontrados vários cupons preenchidos de datas diversas, onde foi arrecadada certa quantia em dinheiro que seria recolhida para o jogo das 18h.

Ainda foram apreendidos blocos não utilizados para a prática do “Jogo do Bicho” e certa quantia em dinheiro. Diante dos fatos, o funcionário do estabelecimento foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil para demais providências.

O post PM apreende material utilizado em “Jogo do Bicho” em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/pm-apreende-material-utilizado-em-jogo-do-bicho-em-araxa/feed/ 0
Convite: VII Encontro de Campo Universitário https://www.diariodearaxa.com.br/convite-vii-encontro-de-campo-universitario/ https://www.diariodearaxa.com.br/convite-vii-encontro-de-campo-universitario/#respond Wed, 16 May 2018 20:32:41 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36576

A Coordenação do curso de agronomia do Uniaraxá convida para o VII Encontro de Campo Universitário que acontecerá dia 18 e 19 no Campo Experimental “Fausto de Ávila”, a partir das 8h. O evento é aberto a toda a comunidade. Participe!

O post Convite: VII Encontro de Campo Universitário apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Coordenação do curso de agronomia do Uniaraxá convida para o VII Encontro de Campo Universitário que acontecerá dia 18 e 19 no Campo Experimental “Fausto de Ávila”, a partir das 8h.

O evento é aberto a toda a comunidade. Participe!

O post Convite: VII Encontro de Campo Universitário apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/convite-vii-encontro-de-campo-universitario/feed/ 0
Cartilha do Cefet-MG aborda nome social e identidade de gênero https://www.diariodearaxa.com.br/cartilha-do-cefet-mg-aborda-nome-social-e-identidade-de-genero/ https://www.diariodearaxa.com.br/cartilha-do-cefet-mg-aborda-nome-social-e-identidade-de-genero/#respond Wed, 16 May 2018 19:03:04 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36571

Lançamento acontecerá em Araxá, e nos demais campi, a partir desta quinta-feira (17) que é o Dia Internacional de Combate à Homofobia. Existem pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascerem e que, para se identificarem socialmente, utilizam o nome social. Com o objetivo de informar e discutir a temática, a Secretaria de ...

O post Cartilha do Cefet-MG aborda nome social e identidade de gênero apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Lançamento acontecerá em Araxá, e nos demais campi, a partir desta quinta-feira (17) que é o Dia Internacional de Combate à Homofobia.

Existem pessoas que não se identificam com o gênero que lhes foi atribuído ao nascerem e que, para se identificarem socialmente, utilizam o nome social. Com o objetivo de informar e discutir a temática, a Secretaria de Política Estudantil (SPE) do Cefet-MG, por meio da Coordenadoria de Programas de Acesso e Temáticas das Juventudes, promove, durante esta semana e, principalmente, no dia 17 de maio, Dia Internacional de Combate à Homofobia, o lançamento da cartilha “Nome Social e Identidade de Gênero”. O evento acontecerá em todos os campi da Instituição com rodas de conversas, palestras, intervenções teatrais e outras ações.

A cartilha, que será distribuída e futuramente divulgada online, traz em suas páginas os procedimentos realizados pelo Cefet-MG para atender as pessoas trans, informações sobre a legislação vigente no país e em Minas Gerais, um glossário sobre o tema e outras informações.

Dia Internacional de Combate à Homofobia

O dia 17 de maio marca a retirada da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1990, do homossexualismo de seu rol de distúrbios mentais, deixando de considerar essa tendência como um desvio e, ao mesmo tempo, abolindo o termo já que, na área de saúde, o sufixo “ismo” caracteriza uma condição patológica.

Programação em Araxá
Roda de conversa com servidores da Unidade
Dias 18/05 e 21/05
Local: Auditório

O post Cartilha do Cefet-MG aborda nome social e identidade de gênero apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/cartilha-do-cefet-mg-aborda-nome-social-e-identidade-de-genero/feed/ 0
SIMA – CUT fará doação de 10 mil litros de óleo arrecadados para entidades de Araxá https://www.diariodearaxa.com.br/sima-cut-fara-doacao-de-10-mil-litros-de-oleo-arrecadados-para-entidades-de-araxa/ https://www.diariodearaxa.com.br/sima-cut-fara-doacao-de-10-mil-litros-de-oleo-arrecadados-para-entidades-de-araxa/#respond Wed, 16 May 2018 19:00:30 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36569

Por mais um ano o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos, Indústrias Químicas e de Fertilizantes de Araxá, Tapira, São Roque de Minas, Perdizes, Delfinópolis, Cássia, Fortaleza de Minas e Ibiá  (SIMA) realizou a arrecadação de óleo de cozinha para ser doado a entidades assistenciais de Araxá. A ação faz parte do programa de orientação e transmissão ...

O post SIMA – CUT fará doação de 10 mil litros de óleo arrecadados para entidades de Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Por mais um ano o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos, Indústrias Químicas e de Fertilizantes de Araxá, Tapira, São Roque de Minas, Perdizes, Delfinópolis, Cássia, Fortaleza de Minas e Ibiá  (SIMA) realizou a arrecadação de óleo de cozinha para ser doado a entidades assistenciais de Araxá. A ação faz parte do programa de orientação e transmissão de declarações de Imposto de Renda Pessoa Física, realizado desde 2013. 

Durante os meses de março e abril, o sindicato atendeu aos trabalhadores associados e não associados transmitindo as declarações e recebendo em troca óleo, arrecadando um total de 5.862 litros. O SIMA completou este número para 10 mil litros, que serão doados nesta quinta-feira, 17, a partir das 9h, na sede do sindicato, rua Presidente Olegário Maciel, 985, Centro. 

Ao todo, 24 instituições que realizam trabalhos filantrópicos em Araxá serão beneficiadas, dentre paróquias católicas, igrejas evangélicas, obras assistenciais espíritas e outras. Em 2017, 14 instituições receberam a doação, o que representa um aumento significativo. 

Através deste programa, o SIMA beneficia os contribuintes que têm dificuldades no preenchimento da declaração de Imposto de Renda e ao mesmo tempo cumpre função social, ao repassar às entidades filantrópicas do município a doação que certamente será bem aplicada no amparo às pessoas mais necessitadas de Araxá.

O post SIMA – CUT fará doação de 10 mil litros de óleo arrecadados para entidades de Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/sima-cut-fara-doacao-de-10-mil-litros-de-oleo-arrecadados-para-entidades-de-araxa/feed/ 0
PM prende jovem com crack no bairro Ana Pinto de Almeida https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-jovem-com-crack-no-bairro-ana-pinto-de-almeida/ https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-jovem-com-crack-no-bairro-ana-pinto-de-almeida/#respond Wed, 16 May 2018 15:01:50 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36565 Ocorrências Policiais Araxá

Na tarde de ontem (15), durante patrulhamento pela rua Antônio Vaz da Silva, bairro Ana Pinto de Almeida, local em prendeu um jovem por envolvimento com o tráfico de drogas. A Polícia Militar deparou com o suspeito que, ao visualizar a viatura, tentou evadir, vindo a retirar do seu bolso uma sacola branca transparente e ...

O post PM prende jovem com crack no bairro Ana Pinto de Almeida apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
Ocorrências Policiais Araxá

Na tarde de ontem (15), durante patrulhamento pela rua Antônio Vaz da Silva, bairro Ana Pinto de Almeida, local em prendeu um jovem por envolvimento com o tráfico de drogas.

A Polícia Militar deparou com o suspeito que, ao visualizar a viatura, tentou evadir, vindo a retirar do seu bolso uma sacola branca transparente e a dispensou na rua.

A PM logrou êxito em abordar L.F.C.C. (22 anos). Na sacola dispensada pelo autor foram encontradas algumas pedras de crack, que se fracionadas, renderiam 66 pedras do tamanho comumente comercializado.

O autor relatou aos militares que após fracionar as pedras, iria comercializá-las. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante delito e conduzido à Delegacia de Polícia Civil juntamente com o material apreendido.

O post PM prende jovem com crack no bairro Ana Pinto de Almeida apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-jovem-com-crack-no-bairro-ana-pinto-de-almeida/feed/ 0
Secretaria de Ação e Promoção Social apresenta Programas de Assistência Social aos Conselhos e MP https://www.diariodearaxa.com.br/secretaria-de-acao-e-promocao-social-apresenta-programas-de-assistencia-social-aos-conselhos-e-mp/ https://www.diariodearaxa.com.br/secretaria-de-acao-e-promocao-social-apresenta-programas-de-assistencia-social-aos-conselhos-e-mp/#respond Wed, 16 May 2018 14:46:08 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36567

Participaram da reunião de trabalho, o Secretário Moisés Cunha, a promotora Mara Lúcia Silva Dourado e conselheiros municipais.   Durante reunião de trabalho, nesta terça-feira, 15, o Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha esclareceu os critérios exigidos e os requisitos necessários para que as entidades tenham acesso aos programas de Assistência Social ofertados ...

O post Secretaria de Ação e Promoção Social apresenta Programas de Assistência Social aos Conselhos e MP apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Participaram da reunião de trabalho, o Secretário Moisés Cunha, a promotora Mara Lúcia Silva Dourado e conselheiros municipais.

 

Durante reunião de trabalho, nesta terça-feira, 15, o Secretário de Ação e Promoção Social, Moisés Cunha esclareceu os critérios exigidos e os requisitos necessários para que as entidades tenham acesso aos programas de Assistência Social ofertados em Araxá. Além de receber orientações sobre cada programa, os participantes ganharam material explicativo sobre os equipamentos disponibilizados à população via Prefeitura, entre eles, Programa Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre Municipal, Identidade Jovem (ID Jovem), Casa do Pequeno Jardineiro, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Programa de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas).

Além do secretário Moises Cunha e da promotora Mara Lúcia Silva Dourado, também participaram do encontro, representantes das seguintes entidades: Conselhos Municipais do Idoso de Araxá (CMIA), dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Assistência Social (CMAS) e das Políticas de Álcool e Drogas de Araxá (COMAD), dos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Centro de Referência a Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), da Casa do Pequeno Jardineiro e do Conselho Tutelar.

De acordo com o secretário Moises, a reunião de trabalho, além de muito produtiva, contribuiu para fortalecer o elo entre os Conselhos Municipais e a Secretaria. “Muitas dúvidas existentes entre os conselheiros, sobre os Programas podem ser sanadas na medida que nossos contatos se tornam mais próximos e mais diretos. Como cada Programa tem uma legislação específica, é importante que cada conselheiro, que cada entidade conheça os critérios exigidos na Lei. Para dinamizar nosso trabalho, na medida que recebermos novas informações sobre os Programas, faremos reuniões e repassaremos as informações aos representantes das entidades e dos conselhos”, explica o secretário.

A promotora de Justiça, Mara Lúcia Silva Dourado, destaca que a reunião foi extremamente positiva no sentido de apresentar todos os programas sociais disponíveis para a população carente do município. “A reunião trouxe para nós, componentes da rede de atendimento, informações de como podemos orientar as famílias que procuram os mais diversos espaços para ter acesso a esses benefícios. Do ponto de vista do Ministério Público que atende diariamente famílias, crianças e adolescentes de extrema vulnerabilidade, reuniões como essa são importantes para nos esclarecer como devemos proceder para orientá-los na busca de determinados apoios e também para se sentirem fortalecidos”, pontua Dra. Mara Dourado.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a participação do conselho nessas reuniões é de extrema importância para que o público atendido pelas organizações que compõe o CMDCA tenha conhecimento do que é e do que pode ser ofertado a população. “Conhecimento nunca é demais e esse tipo de integração sempre é válido para todos”, conclui a presidente.

O post Secretaria de Ação e Promoção Social apresenta Programas de Assistência Social aos Conselhos e MP apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/secretaria-de-acao-e-promocao-social-apresenta-programas-de-assistencia-social-aos-conselhos-e-mp/feed/ 0
Após relatório sobre escolas e creches municipais, Prefeitura anuncia reforma de 30 unidades https://www.diariodearaxa.com.br/apos-relatorio-sobre-escolas-e-creches-municipais-prefeitura-anuncia-reforma-de-30-unidades/ https://www.diariodearaxa.com.br/apos-relatorio-sobre-escolas-e-creches-municipais-prefeitura-anuncia-reforma-de-30-unidades/#respond Wed, 16 May 2018 14:04:10 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36563

O vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (15), destacando o anúncio da Prefeitura de Araxá sobre a reforma de 30 escolas municipais. No ano passado, o vereador apresentou um relatório com o diagnóstico completo de todas as escolas e creches municipais. Além do documento, Raphael entrou com ...

O post Após relatório sobre escolas e creches municipais, Prefeitura anuncia reforma de 30 unidades apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O vereador Raphael Rios abriu seu pronunciamento, na Reunião Ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (15), destacando o anúncio da Prefeitura de Araxá sobre a reforma de 30 escolas municipais. No ano passado, o vereador apresentou um relatório com o diagnóstico completo de todas as escolas e creches municipais. Além do documento, Raphael entrou com requerimento solicitando as melhorias que terão início esse ainda em 2018.

Segundo recente reunião que teve com o secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Sebastião Donizete de Souza, o vereador Raphael Rios foi informado que cinco unidades consideradas mais prioritárias já estão recebendo levantamentos técnicos para elaboração de projetos executivos e licitações para reforma. São as unidades Magdalena Lemos (Cemei), Manoela Lemos, Caic, Dona Gabriela e Aziz J. Chaer.

Os levantamentos terão sequencia para outras escolas, sendo que algumas, de acordo com o secretário, poderão ser licitadas em bloco. A conclusão das reformas de todas as escolas está prevista para dois anos.

O post Após relatório sobre escolas e creches municipais, Prefeitura anuncia reforma de 30 unidades apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/apos-relatorio-sobre-escolas-e-creches-municipais-prefeitura-anuncia-reforma-de-30-unidades/feed/ 0
Servidores da Prefeitura não terão o reajuste salarial proposto por vereadores https://www.diariodearaxa.com.br/servidores-da-prefeitura-nao-terao-o-reajuste-salarial-proposto-por-vereadores/ https://www.diariodearaxa.com.br/servidores-da-prefeitura-nao-terao-o-reajuste-salarial-proposto-por-vereadores/#comments Wed, 16 May 2018 13:57:32 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36561

O projeto substitutivo que previa o reajuste salarial para todos os servidores da Prefeitura de Araxá foi impedido de tramitar na Câmara Municipal nesta terça-feira (15), pela Mesa Diretora. Para justificar o impedimento, o presidente Fabiano Santos Cunha alegou que o parecer da assessoria jurídica do Legislativo apontou vícios de inconstitucionalidade no texto. O projeto ...

O post Servidores da Prefeitura não terão o reajuste salarial proposto por vereadores apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O projeto substitutivo que previa o reajuste salarial para todos os servidores da Prefeitura de Araxá foi impedido de tramitar na Câmara Municipal nesta terça-feira (15), pela Mesa Diretora. Para justificar o impedimento, o presidente Fabiano Santos Cunha alegou que o parecer da assessoria jurídica do Legislativo apontou vícios de inconstitucionalidade no texto. O projeto impedido de tramitar foi apresentado pelos vereadores Ceará da Padaria, Robson Magela, Raphael Rios, Fernanda Castelha e Roberto do Sindicato.

Os autores do substitutivo não concordaram com a decisão da Mesa Diretora de não permitir a tramitação do projeto, pois tiveram o cuidado de colocar no texto um reajuste de apenas 3% justamente porque não poderiam criar despesas para a Prefeitura. Eles afirmam que este percentual de aumento está dentro do valor previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) deste ano para pagamento dos servidores, que é de R$ 184.956.900,00. Um percentual maior do que 3% é que tornaria o projeto inconstitucional.

Em nome dos cinco autores do substitutivo, o vereador Robson ainda apresentou uma emenda para tentar conceder o reajuste salarial para os servidores da Prefeitura de Araxá, mas a Mesa Diretoria também não permitiu a sua tramitação. “Prevaleceu a vontade do prefeito Aracely que não quer reajustar os salários dos servidores de jeito nenhum. A Mesa Diretoria apenas agiu conforme a vontade do prefeito. E a assessoria jurídica deu o parecer que a Mesa Diretora quis”, disse Robson.

Robson ainda falou sobre o fato do erro redacional no artigo do substitutivo que tratava do reajuste do Piso Nacional da Educação dos professores da rede municipal ter sido usado pela Mesa Diretora contra os vereadores autores do projeto.

“Agiram de má-fé. Eu mesmo já fui procurado pela assessoria jurídica para corrigir erro redacional em projeto de minha autoria e tirar dúvidas sobre ele. Por que não agiram da mesma forma agora? Por que não nos procuraram quando perceberam o erro? Tentaram jogar os professores contra a gente usando esse erro. Porém, deram um tremendo tiro no pé, pois os professores e os demais servidores da Prefeitura sabem quais são os vereadores que lutam pelos direitos deles aqui na Câmara”, explicou o vereador.

No fim da reunião a Câmara Municipal aprovou o reajuste de 6,81% do Piso Nacional da Educação previsto em lei federal. “Já os demais servidores, que não têm reajuste salarial desde 2016, ficarão mais um ano com os mesmos salários porque o prefeito ignora a importância do funcionalismo público municipal. Já o piso dos professores foi aprovado sem nenhum prejuízo”, finalizou Robson.

O post Servidores da Prefeitura não terão o reajuste salarial proposto por vereadores apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/servidores-da-prefeitura-nao-terao-o-reajuste-salarial-proposto-por-vereadores/feed/ 1
Confira os destaques da Reunião Ordinária da Câmara Municipal deste terça (15) https://www.diariodearaxa.com.br/confira-os-destaques-da-reuniao-ordinaria-da-camara-municipal-deste-terca-15/ https://www.diariodearaxa.com.br/confira-os-destaques-da-reuniao-ordinaria-da-camara-municipal-deste-terca-15/#respond Wed, 16 May 2018 11:48:11 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36574

No início da Reunião Ordinária dessa terça-feira (15), o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha (PRB) realizou um breve balanço e alguns agradecimentos, em comemoração aos 500 dias da Legislatura 2017/2020, completados nesse dia 15 de maio de 2018. Fabiano ressaltou que essa é uma marca que deve ser comemorada por todos os ...

O post Confira os destaques da Reunião Ordinária da Câmara Municipal deste terça (15) apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

No início da Reunião Ordinária dessa terça-feira (15), o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, Fabiano Santos Cunha (PRB) realizou um breve balanço e alguns agradecimentos, em comemoração aos 500 dias da Legislatura 2017/2020, completados nesse dia 15 de maio de 2018.

Fabiano ressaltou que essa é uma marca que deve ser comemorada por todos os Vereadores, que trabalharam para ocupar esse espaço e hoje, dedicam seus esforços pelo bem da cidade de Araxá. Ele também fez um agradecimento especial aos servidores da Câmara Municipal.

O Presidente da Mesa Diretora anunciou aos Vereadores, que já foram adquiridas, através de licitação, as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Móveis para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e um veículo para transporte de animais, destinado ao Canil Municipal.

Os veículos foram comprados com a devolução de R$ 1,3 milhão, que a Câmara Municipal realizou no final de 2017 aos cofres do município. Os automóveis adaptados vão ser entregues dentro de alguns dias, em evento a ser realizado no pátio da Câmara Municipal de Araxá.

No início da Reunião, Fabiano fez a leitura de parecer do Setor Jurídico da Câmara, com relação ao substitutivo ao Projeto de Lei 032/18 “que fixa em 3% o reajuste para todos os servidores da Prefeitura de Araxá e concede o reajuste do Piso Nacional da Educação para os Professores contemplados pela Lei Federal”. O substitutivo foi apresentado pelo Vereador Ceará e assinado também pelos Vereadores: Fernanda Castelha, Raphael Rios, Roberto do Sindicato e Robson Magela.

Segundo o parecer jurídico da Casa, conceder o aumento a todos os servidores públicos trata-se de situação específica que geraria aumento de despesa ao Executivo, sendo iniciativa exclusiva do Prefeito. Diante do parecer à Mesa Diretora restituiu aos autores a proposta de acordo com o artigo 189, inciso I e II do Regimento Interno. Durante a Ordem do Dia, o Projeto de Lei 032/2018 “que dispõe sobre a alteração dos vencimentos dos profissionais da educação e dá outras providências (…)”, foi aprovado em seu original.

Usaram a tribuna na tarde de hoje os Vereadores: Bosco Junior (AV), José dos Reis de Paula (Zezinho- PT), Carlos Roberto Rosa (Roberto do Sindicato- SD), Luiz Carlos Bittencourt (PODE), Raphael Rios (SD), Robson Magela (PRB) e Jairinho Borges (PR).

Bosco Junior

Abrindo o Grande Expediente, o Vereador Bosco Junior enalteceu o trabalho dos servidores públicos municipais e declarou que sempre votará a favor de projetos em benefício da classe.

Preocupado com a violência nas Escolas o Vereador Bosco Junior também apresentou as seguintes solicitações:

Indicação – Ao Delegado Regional, Vitor Hugo Heisler e Secretário de Segurança Urbana e Cidadania, Élvio Bertoni, pedido para apuração do roubo à mão armada, que o ocorreu na Escola do Mourão Rachado.

 Indicação – Implantação de programa estratégico para a prevenção e enfrentamento dos diversos tipos de violência ocorridos nas escolas.

 Indicação – Verificar sobre indicação enviada em 2017, que tratava sobre uniformização e qualificação dos porteiros da rede municipal de ensino.

 Em visita a Comunidade da Boca da Mata, através do Projeto Vereador nas Ruas, os moradores apontaram a necessidade de Recapeamento do Distrito, mas para viabilizar essa solicitação é preciso primeiramente reformar os dutos pluviais. O Parlamentar procurou a Copasa que se prontificou a realizar um estudo para avaliar a possibilidade de reforma.

Indicação – Colocação de redutor de velocidade na Travessa Manoel Antônio Silva, em frente ao número 250, e que seja colocada cobertura no ponto de ônibus localizado na via.

 Indicação – Faixa de pedestres elevada em frente ao Centro educacional Infantil Santa Teresinha, na Avenida Prefeito Aracely de Paula.

 

José dos Reis de Paula

O Vereador Zezinho comentou a situação das estradas vicinais, lamentando a dificuldade enfrentada no escoamento da produção e na rotina do trabalho no campo. Zezinho exaltou a importância da aprovação do Projeto de Lei 031/2018. A matéria, que foi aprovada na semana passada, abriu crédito para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos que serão utilizados para dar manutenção nessas estradas.

Finalizando sua participação na tribuna, Zezinho comentou que, em seus 20 anos de serviço público, sempre escutou comentários sobre a necessidade da implantação do plano de cargos e salários para os servidores públicos municipais, principalmente as categorias de Profissionais da Educação que ainda não foram contempladas e para os Profissionais da Saúde.

O Parlamentar informou que foi solicitada uma reunião com o Executivo para tratar do assunto, pois somente o plano, vai regulamentar e dar condições de trabalho e satisfação aos servidores, em todos os seguimentos.

Indicação – Manutenção da estrada vicinal que liga Araxá ao Distrito de São José da Antinha.

Indicação – Estudo para colocação de câmeras de videomonitoramento na Praça Elias Leime, no Centro de Araxá.

Indicação – Construção de quebra-molas, na Rua Pará, próximo ao número 321, e faixa destinada aos pedestres na Rua Rio Grande do Sul, na altura do número 15 e pintura de sinalização de solo, no Bairro São Geraldo.

Indicação – Estudo para faixa elevada de pedestres, na Rua Luiz Colombo, em frente ao número 482, na porta da Igreja Assembleia de Deus.

Roberto do Sindicato

O Vereador Roberto falou sobre o momento delicado que o trabalhador brasileiro enfrenta com a Reforma da Previdência, baixos salários e mais de 13 milhões de desempregados.

O Parlamentar levou novamente à tribuna a situação dos Servidores Municipais. Ele falou sobre o substitutivo ao Projeto de Lei 032/2018, apresentado pelo Vereador Ceará, que pretendia conceder reajuste de 3% a todas as categorias de servidores públicos municipais. Na opinião do Parlamentar a matéria, com o substitutivo, precisaria ser discutida em plenário.

Segundo Roberto, o Executivo não tem a intenção de dar reajuste aos servidores, por isso não foi possibilitado o debate entre os parlamentares.

Roberto também apresentou a seguinte indicação:

Indicação – Enviar cadastro com relação nominal dos aposentados com isenção de UPTU, com endereço dos imóveis.

 

Luiz Carlos Bittencourt

O Vereador Luiz Carlos comentou a nomeação da Senhora Régia Côrtes como Presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB). Ele falou sobre ações na área de cultura, informando que a Prefeitura adquiriu o Museu Dona Beja e está viabilizando a reforma via Lei Rouanet.

Luiz Carlos destacou que o Museu Cultural Calmon Barreto e o Centro de Referência da Cultura Negra já foram reformados. Ele também relatou que a licitação para reparo do telhado da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo está sendo finalizada e será realizada em breve.

O vereador comentou o investimento de 32 milhões de reais, da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (CODEMIG), na construção do Serviço Nacional da Indústria (SENAI), em Itajubá. O parlamentar questionou o fato de a estatal realizar investimentos em diversas cidades e ainda não ter iniciado sequer a construção da Vila do Artesanato, prometida para Araxá.

Indicação – Colocação de um guarda patrimonial para apoio do Sine Araxá durante o horário de expediente.

 Moção de Congratulações – Para a atleta Patrícia Martins, maratonista da corrida de rua, pelas suas conquistas na modalidade.

 

Raphael Rios

Raphael comentou a importância dos parlamentares exercerem a função de fiscalização. Após a apresentação do Relatório de Fiscalização das Escolas e Creches Municipais, elaborado pelo vereador, o Executivo anunciou as primeiras Escolas que serão contempladas com melhorias e adequações, são elas: Aziz J. Chaer, Manuela Lemos, Madalena Lemos, CAIC e Dona Gabriela. Segundo o Executivo, 30 Escolas serão reformadas.

Dando continuidade ao seu trabalho de fiscalização, Raphael relatou visita realizada a Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo. Os principais problemas identificados foram: falta de ventilação nas salas, telhado em péssimas condições, falta de segurança, rachaduras nas paredes, falta de alguns materiais e defasagem salarial dos servidores e professores, que não recebem como profissionais especializados na área.

Indicação – Reforma geral e ampliação da sede da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo.

 Projeto de Lei – Denominação de Via Pública para Rua Carlos Fernando Jacob, a atual Rua L, do Loteamento Parque das Mangabeiras V.

 

Robson Magela

O Vereador Robson comentou a Lei Municipal nº 5664, de 23 de dezembro de 2009,  que criou o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação. Segundo o Parlamentar, o Projeto foi aprovado, mas ainda não foi colocado em prática.

Conforme a Lei estabelece, os servidores empossados depois de 2009 deveriam receber a Progressão de Carreira da categoria, e por isso não receberiam o quinquênio. Porém, os profissionais estão sendo prejudicados, pois não estão recebendo nenhum dos dois benefícios. Robson sugeriu que os servidores procurem o Sindicato da categoria para buscar seus direitos.

Robson também apresentou as seguintes indicações:

Indicação – Limpeza do canteiro central de toda a extensão da Avenida Dâmaso Drummond e das rotatórias existentes ao longo desta via.

 Indicação – Providências em relação à erosão existente no final da Rua Irinéia Luzia Dudasch (antiga Rua 4) no bairro Boa Vista.

 Indicação – Implantação de uma faixa de pedestres na avenida Prefeito Aracely de Paula, na altura do posto de saúde do bairro João Ribeiro, antes do cruzamento da via com a rua João Batista Fernandes.

 Indicação – Que a Prefeitura de Araxá construa uma praça com equipamentos para a prática de exercícios físicos na área institucional existente ao lado do posto de saúde do bairro João Ribeiro, entre a avenida Prefeito Aracely de Paula e a rua Zeca do Alfredo.

 Projeto de Lei – Dispõe sobre a prioridade de vagas para crianças vítimas ou filhas de vítimas de violência doméstica, de natureza física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as creches e escolas conveniadas do município.

 

Jairinho Borges

O Vereador Jairinho Borges falou sobre a construção da Feira do Bairro Urciano Lemos esclarecendo que foi identificada a necessidade de demolir a Escola Francisco Braga para que ela possa dar espaço a uma Extensão da Feira.

Jairinho informou que o Projeto para Construção da nova Escola está pronto e passa por processo de licitação. Até que o novo prédio seja construído, a Escola será transferida, provisoriamente, para o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), do Bairro Urciano Lemos.

O Parlamentar falou sobre a importância do Serviço de Obras Sociais (SOS) destacando o trabalho do coordenador Sr. Eleazar Moreira Vilaça e equipe. Jairinho parabenizou o padre araxaense Sérgio Márcio de Oliveira, pároco da Paróquia de São Geraldo, que tomou posse como novo Presidente da instituição, e demais membros da nova Diretoria.

Indicação- Operação tapa Buracos na Rua Gustavo da Cunha, Bairro Serra Morena.

Indicação- Operação tapa Buracos na Rua São Cristovão, Bairro Santa Luzia.

Indicação- Refazer a sinalização horizontal no cruzamento ente a Rua do Ouro com Rua São Cristovão, Bairro São Cristovão.

Projetos Aprovados

Projeto de Lei 032/ 2018- Dispõe sobre a alteração dos vencimentos dos profissionais da educação e dá outras providências – Em cumprimento à Lei Federal n.º 11.738/2008, ficam reajustados em 6,81% os vencimentos iniciais dos Professores de Educação Básica – PEB, dos Especialistas de Educação Básica – EEB e dos Professores Adjuntos de Educação Infantil – PAEI, passando a vigorar com o valor de R$ 1.657,36 para os Professores Adjuntos de Educação Infantil – PAEI e o valor de R$ 1.823,10 para os Professores de Educação Básica – PEB e para os Especialistas de Educação Básica – EEB, restando por alteradas as tabelas de vencimentos da forma do Anexo I.

Projeto de Lei 041/2018- Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP – R$ 164.974,20 como forma de apoiar a realização do Programa “De Mãos Dadas/Patronato – Redução da Criminalidade e Violência e Promoção da Defesa Social, Responsabilidade de todos.”

Projeto de Lei 042/2018- Autoriza o Poder Executivo a celebrar Termo de Fomento com o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP – R$ 20.000,00 como forma de apoiar o Projeto “Transitolândia – Redução contínua da Criminalidade e Violência e Promoção da Defesa Social, Responsabilidade de todos.”

Projeto de Lei 044/2018- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Avenida Lorena Simeão Vale, a atual Avenida “Um” no Loteamento Residencial Dona Adélia II

Projeto de Lei 045/2018- Dispõe sobre denominação de Via Pública e dá outras providências – Rua Luiza de Melo Silva, a atual Rua “K” no Loteamento Parque das Mangabeiras V.

O post Confira os destaques da Reunião Ordinária da Câmara Municipal deste terça (15) apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/confira-os-destaques-da-reuniao-ordinaria-da-camara-municipal-deste-terca-15/feed/ 0
Vagas Sine Araxá: Quarta, 16/05/18 https://www.diariodearaxa.com.br/vagas-sine-araxa-quarta-16-05-18/ https://www.diariodearaxa.com.br/vagas-sine-araxa-quarta-16-05-18/#respond Tue, 15 May 2018 22:38:51 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36559

  VAGAS DO SISTEMA – INTERESSADOS PEGAR CARTA DE ENCAMINHAMENTO: Costureira – 6 meses de experiência – SALÁRIO R$954,00 Cuidador de idosos – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo e curso de Cuidador de Idosos Enfermeiro – 6 meses de experiência em carteira de trabalho e graduação em Enfermagem Instalador de som ...

O post Vagas Sine Araxá: Quarta, 16/05/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

 

VAGAS DO SISTEMA – INTERESSADOS PEGAR CARTA DE ENCAMINHAMENTO:

Costureira – 6 meses de experiência – SALÁRIO R$954,00

Cuidador de idosos – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo e curso de Cuidador de Idosos

Enfermeiro – 6 meses de experiência em carteira de trabalho e graduação em Enfermagem

Instalador de som e acessórios de veículos – 6 meses de experiência, CNH B e ensino fundamental completo

Lanterneiro – 6 meses de experiência

Mensageiro – 6 meses de experiência, ensino fundamental completo, CNH A, moto própria e disponibilidade para viagens – SALÁRIO R$1015,00 + BENEFÍCIOS

Office-girl – 6 meses de experiência, CNH A e ensino fundamental completo

Oficial de serviços gerais / Auxiliar de mecânico de máquinas da construção civil – ensino médio completo, CNH A ou B, disponibilidade para viagens – Sem experiência – SALÁRIO R$954,00

OBS.: SÃO EMITIDAS 10 CARTAS DE ENCAMINHAMENTO POR VAGA.

 

VAGAS DO MURAL – INTERESSADOS DEIXAR CURRÍCULO:

 

Açougueiro – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Armador – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Assistente administrativo (VAGA PARA TRABALHAR EM SERRA DO SALITRE) – 6 meses de experiência em carteira de trabalho e ensino médio completo. ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO POR CONTA DA EMPRESA – SALÁRIO R$1602,00 + BENEFÍCIOS

Auxiliar de eletricista – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, ensino fundamental completo e disponibilidade para viagens

Auxiliar de limpeza – 6 meses de experiência em carteira de trabalho e disponibilidade para trabalhar nos finais de semana

Carpinteiro – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Coordenador administrativo – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, CNH B e graduação em Administração ou Ciências Contábeis – SALÁRIO R$2500,00 + BENEFÍCIOS

Doméstica (Meio período) – 6 meses de experiência em carteira de trabalho – SALÁRIO R$477,00

Eletricista de automóveis – 6 meses de experiência

Encarregado de andaimes – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, ensino médio completo, CNH B e disponibilidade para viagens – SALÁRIO R$2000 + BENEFÍCIOS

Encarregado de perecíveis – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Ergonomista – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, graduação em Fisioterapia, especialização em Ergonomia, CNH A ou B, veículo próprio (Carro ou moto) e disponibilidade para viagens – SALÁRIO R$3000,00 + AUXÍLIO COMBUSTÍVEL R$500,00 + TICKET ALIMENTAÇÃO R$125,00 + BENEFÍCIOS

Gerente geral – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, CNH B e ensino médio completo

Pedreiro – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Repositor de hortifruti – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Servente de obras – 6 meses de experiência em carteira de trabalho

Técnico de Planejamento – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, curso técnico completo, CNH B e disponibilidade para viagens – SALÁRIO R$2500,00 + BENEFÍCIOS

Técnico em Segurança do Trabalho – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, curso técnico completo e disponibilidade para viagens – SALÁRIO R$2300,00 + BENEFÍCIOS

Técnico em Segurança do Trabalho (VAGA PARA TRABALHAR EM SERRA DO SALITRE) – 6 meses de experiência em carteira de trabalho, CNH B e curso técnico completo. ALOJAMENTO E ALIMENTAÇÃO POR CONTA DA EMPRESA – SALÁRIO R$3310,00 + BENEFÍCIOS

 

FAVOR COMPARECER NO SINE COM A CARTEIRA DE TRABALHO E CURRÍCULO EM MÃOS.

Horário de Atendimento: 8:00 às 16:45

Rua Dr. Franklin de Castro, 178 – Centro

(34) 3691-7049 / 3691-7046

O post Vagas Sine Araxá: Quarta, 16/05/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/vagas-sine-araxa-quarta-16-05-18/feed/ 0
 27º Encontro SESI de Artes Cênicas direcionou espetáculos para instituições de ensino https://www.diariodearaxa.com.br/27o-encontro-sesi-de-artes-cenicas-direcionou-espetaculos-para-instituicoes-de-ensino/ https://www.diariodearaxa.com.br/27o-encontro-sesi-de-artes-cenicas-direcionou-espetaculos-para-instituicoes-de-ensino/#respond Tue, 15 May 2018 22:12:08 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36555

A História da Bolsa Amarela, Escola de Heróis e Cidade dos Sonhos foram direcionadas para mais de 2.800 estudantes.   Nos teatros e praças de Araxá, Conceição das Alagoas, Pirajuba e Uberaba espetáculos direcionados à crianças e adolescentes. Através da cultura fomentando as artes cênicas dez escolas estaduais, municipais e particulares de Araxá; outras dez ...

O post  27º Encontro SESI de Artes Cênicas direcionou espetáculos para instituições de ensino apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A História da Bolsa Amarela, Escola de Heróis e Cidade dos Sonhos foram direcionadas para mais de 2.800 estudantes.

 

Nos teatros e praças de Araxá, Conceição das Alagoas, Pirajuba e Uberaba espetáculos direcionados à crianças e adolescentes. Através da cultura fomentando as artes cênicas dez escolas estaduais, municipais e particulares de Araxá; outras dez em Conceição das Alagoas; 1.610 alunos de Uberaba, e 200 em Pirajuba. No total 2.891 estudantes, nos quatro municípios, foram contemplados com as apresentações.

Escola de Heróis (Grupo Oriundo de Teatro-BH) em 4 sessões, Cidade dos Sonhos – Recanto das Virtudes (Cia de Dança SESIMINAS-BH) em 4 períodos por 2 dias; A História da Bolsa Amarela (Núcleo SESI de Teatro-Uberaba) na manhã e tarde de 10/05, oficinas para crianças a partir de 6 anos, e espetáculos livres, voltados para o público infanto-juvenil como Brincadeira (Cia K-SP) e Êh Boi do grupo Kabana de Belo Horizonte.

A educadora Miriam Carvalho Brito trabalha com contação de histórias na Escola Municipal Dona Gabriela, em Araxá, uma das participantes das sessões especiais na edição 2018 do evento. Ela destaca que o papel realizado pelo 27º Encontro SESI de Artes Cênicas, na formação de plateia, especialmente abrindo espetáculos exclusivos para as escolas públicas da cidade é de fundamental importância no desenvolvimento intelectual das crianças que são alcançadas.

“É um incentivo à cultura, a magia, ao lúdico. A criança é colocada perto do sonho da imaginação e ela precisa disso, faz parte do processo para que ela seja um adulto mais consciente, que acredita no poder de transformação pela arte e pela cultura. A realidade dessas crianças muda a partir do momento que elas têm oportunidades como essa e o futuro que elas vislumbram vai ser muito mais culto e preparado. É de criança que temos que incentivar esse gosto pelas artes, da mesma forma que trabalhamos o incentivo á leitura”, disse.

Todo o projeto é realizado pelo Sistema SESI/FIEMG, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e a Usina Santo Ângelo, onde de 4 a 13 de maio foi trabalhado o tema “O teatro permanece. A alegria nunca sai de cena”.

As instituições que trabalham com deficientes tiveram peças com transmissão simultânea, ao vivo, em libras, e para os alunos do Celb, Centro Louis Braile, na apresentação de Cidade dos Sonhos – Recanto das Virtudes na tarde de 09 de maio, no Teatro Municipal de Araxá, uma professora aposentada, voluntária no local, fez a diferença. Eliza Maria Reis de Castro transcreveu a cena para o jovem cego, detalhe por detalhe.

“Eu fui falando cada ação dos atores, quando todos juntavam formando um objeto, quando se uniram para esconder embaixo da sombrinha. Ficamos muito felizes com o convite do Encontro SESI, são muito poucas oportunidades de trazê-los para teatros, musicais, danças. É gratificante ver a empolgação a cada som da trilha sonora”, relatou.

O post  27º Encontro SESI de Artes Cênicas direcionou espetáculos para instituições de ensino apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/27o-encontro-sesi-de-artes-cenicas-direcionou-espetaculos-para-instituicoes-de-ensino/feed/ 0
Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de novos membros https://www.diariodearaxa.com.br/conselho-municipal-de-saude-abre-inscricoes-para-eleicao-de-novos-membros/ https://www.diariodearaxa.com.br/conselho-municipal-de-saude-abre-inscricoes-para-eleicao-de-novos-membros/#respond Tue, 15 May 2018 19:59:43 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36553

Inscrições poderão ser feitas até 22 de maio na sede do Conselho.   Abertas as inscrições para os interessados a concorrerem ao cargo de conselheiro, através de processo eleitoral, do Conselho Municipal de Saúde, biênio 2018/2020, com início nesta segunda-feira, 14, e encerramento na terça-feira, 22, deste mês. Membros de entidades representativas dos trabalhadores da ...

O post Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de novos membros apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Inscrições poderão ser feitas até 22 de maio na sede do Conselho.

 

Abertas as inscrições para os interessados a concorrerem ao cargo de conselheiro, através de processo eleitoral, do Conselho Municipal de Saúde, biênio 2018/2020, com início nesta segunda-feira, 14, e encerramento na terça-feira, 22, deste mês. Membros de entidades representativas dos trabalhadores da área da saúde, prestadores de serviços do Serviço Único de Saúde Municipal e de entidades e movimentos representativos de usuários do SUS já podem procurar o Conselho Municipal de Saúde, situado à Rua Urbano Vilela, nº 125, Centro, para apresentarem os documentos relacionados no Regimento Eleitoral, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.

Todo o processo, desde a abertura de inscrições até o encerramento, com a posse dos conselheiros, programada para 11 de junho, é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado, deliberativo e permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) e atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde.

Composto paritariamente por 20 membros titulares e 20 suplentes, a formação do Conselho atende ao seguinte critério: 50% de representantes de entidades de usuários do Sistema Único de Saúde (10 vagas); 25% de entidades representativas dos trabalhadores da área de saúde (5 vagas) e 25% de representantes do governo e de entidades prestadoras de serviços de saúde do SUS (5 vagas).

A eleição ocorrerá no dia 29 de maio de 2018 de 9h às 11h30, no Clube Araxá, situado à Rua Presidente Olegário Maciel, nº 333, Centro. Mais informações sobre o processo eleitoral estão disponibilizadas no Diário Oficial do Município (DOMA) ou no site www.araxa.mg.gov.br.

O post Conselho Municipal de Saúde abre inscrições para eleição de novos membros apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/conselho-municipal-de-saude-abre-inscricoes-para-eleicao-de-novos-membros/feed/ 0
Semana Municipal debate e incentiva à Adoção de Crianças e Adolescentes em Araxá https://www.diariodearaxa.com.br/semana-municipal-debate-e-incentiva-a-adocao-de-criancas-e-adolescentes-em-araxa/ https://www.diariodearaxa.com.br/semana-municipal-debate-e-incentiva-a-adocao-de-criancas-e-adolescentes-em-araxa/#respond Tue, 15 May 2018 18:09:26 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36541

Araxá recebe a primeira Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes entre os dias 20 e 25 de maio. A ação é organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária de Araxá “Aquecendo Vidas”, com apoio do Ministério Público. A semana foi instituída por meio de uma Lei Municipal de autoria ...

O post Semana Municipal debate e incentiva à Adoção de Crianças e Adolescentes em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Araxá recebe a primeira Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes entre os dias 20 e 25 de maio. A ação é organizada pelo Grupo de Apoio à Adoção e à Convivência Familiar e Comunitária de Araxá “Aquecendo Vidas”, com apoio do Ministério Público. A semana foi instituída por meio de uma Lei Municipal de autoria do vereador Raphael Rios.

A programação conta com capacitação para a rede de proteção à infância e juventude de Araxá, palestras e uma caminhada com manhã de lazer na Estância Hidromineral do Barreiro.

De acordo com a terapeuta familiar e coordenadora do Aquecendo Vidas, Luciana Namias Vicente, as ações durante a semana visam conscientizar a população para a importância da família biológica ou adotiva no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

“Todas as crianças e adolescentes devem ser adotados pela sua família biológica. Quando isso não acontece, as famílias formadas pela adoção legal devem garantir o pleno desenvolvimento do ser. Buscamos também incentivar as adoções legais, garantindo que sejam seguras e para sempre”, destaca Luciana.

A Semana Municipal de Incentivo à Adoção vai trabalhar temas como o significado da adoção, a função e importância da família para a criança e o adolescente, como deve ser o processo de adoção legal, como funciona a Rede de Proteção Municipal, quais os cuidados que o adulto deve ter com a infância, além da Entrega Legal como direito da mulher visando a garantia de direitos da criança.

Desafios 

Luciana destaca que reverter a falta de informação sobre o tema é um grande desafio. “A desinformação gera transtornos em diferentes âmbitos, gera preconceito com a família adotiva e com o ato de adotar. Além disso, submete as famílias a dificuldades em atendimentos da saúde, nas escolas e em outros ambientes. Infelizmente, a infância e a adolescência não são vistas e atendidas com a devida prioridade de que trata nossa legislação”, diz.

A terapeuta lamenta que a adoção ainda é uma opção que gera desconforto e muito preconceito.

“Outro grande desafio enfrentado, no que diz respeito aos processos em si, é a morosidade. Infelizmente, na nossa comarca, apesar de termos mais de 100 mil habitantes, não temos uma Vara da Infância especializada (ela é cumulada com a vara criminal e execução penal) o que também gera a escassez de servidores que compõem a equipe técnica”, acrescenta Luciana.

Luciana ressalta que a infância tem prazo de validade, e cada dia que uma criança ou adolescente passa numa instituição de acolhimento, por melhor que ela seja, marca sua vida de forma bastante ostensiva.

 

“Aquecendo Vidas”

O Grupo “Aquecendo Vidas” realiza reuniões mensais na sede da Associação Comercial (Acia), sempre na última terça-feira do mês. Os encontros reúnem famílias que já adotaram, pessoas que estão na fila da adoção e outros interessados no tema.

O trabalho também engloba visitas de apoio às famílias em processo de adoção ou que já se tornaram adotivas, parceria com técnicas da Vara da Infância e Juventude para lidar com assuntos pertinentes à adoção, eventos de conscientização e esclarecimento sobre a adoção. Além disso, o “Aquecendo Vidas” também firma parceria com as instituições de acolhimento da cidade para levar atividades e outros referenciais para crianças institucionalizadas.

 

Programação

– 20 de maio (domingo) – 3ª Caminhada da Adoção e 2ª Manhã de Lazer Adotiva

Horário: 9h

Local: Parque do Barreiro

Informações: O Aquecendo Vidas propõe atividades recreativas com famílias ligadas ao grupo, crianças e adolescentes institucionalizados e comunidade em geral no Parque do Barreiro, ao lado da Capela Nossa Senhora das Graças.

Atividades: aula de zumba, cama elástica e recreação com palhaço para crianças, distribuição de pipoca, algodão doce e chup-chup, além de caminhada coletiva em torno do Lago Norte.

O grupo vai levar orientações e esclarecimentos sobre “Adoção” e “garantia de direitos da criança e do adolescente”.

 

– 21 de maio (segunda-feira) – Tarde de debate sobre Adoção
Horário: 14h
Local: Câmara Municipal de Araxá

 

– 22 de maio (terça-feira) – Diálogos para formação – conversando com universitários do Uniaraxá sobre Adoção

Horário: 19h

Local: Uniaraxá – Av. Ministro Olavo Drummond, 05 – São Geraldo.

Em parceria com o Uniaraxá, haverão minipalestras no auditório do Centro Universitário com abertura para perguntas do público, com os seguintes temas e palestrantes:

Dra. Mara Lucia Dourado – “A defesa do Direito da Criança e do Adolescente: ECA e a Rede de Proteção” (25 minutos);

Sheyla Suzi M. P. Alves – “O Processo de Adoção na Comarca de Araxá” (25 minutos);

Luciana Namias Vicente – “Importância da Família e do Grupo de Apoio à Adoção” (25 minutos);

Taciana de Almeida – “A Realidade do Abrigamento” (25 minutos) Abertura para perguntas e diálogos (30 minutos).

 

– 24 de maio (quarta-feira) – Palestra aberta à comunidade

Local: 19h30
Horário: Auditório da Acia

Palestra de sensibilização e conscientização aberta à comunidade com a presença de convidados representantes do Movimento Nacional de Grupos de Apoio à Adoção e Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), sendo eles: Dr. Luiz Schettini Filho (filósofo, psicólogo clínico, autor de livros sobre Adoção, pai por adoção) e Suzana Sofia Moeller Schettini (psicóloga clínica, diretora da Angaad, mãe por adoção).

 

– 25 de maio (quinta-feira) – Oficina de capacitação para a Rede Municipal de Proteção aos

Direitos da Criança e do Adolescente

Local: 8h30 às 12h e 13h30 às 15h30
Horário: Tribunal do Júri Uniaraxá

Palestra e atividades para capacitação de profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente, dentre eles psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, educadores e enfermeiros, contemplando CAP’s, Cras, Creas, Fundação da Criança e do Adolescente de Araxá e Vara da Infância e Juventude.

O post Semana Municipal debate e incentiva à Adoção de Crianças e Adolescentes em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/semana-municipal-debate-e-incentiva-a-adocao-de-criancas-e-adolescentes-em-araxa/feed/ 0
1ª Jornada de Psicologia do Uniaraxá https://www.diariodearaxa.com.br/1a-jornada-de-psicologia-do-uniaraxa/ https://www.diariodearaxa.com.br/1a-jornada-de-psicologia-do-uniaraxa/#respond Tue, 15 May 2018 16:50:31 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36549

Será realizada entre os dias 16 e 18 de maio, a 1ª Jornada de Psicilogia do Uniaraxá, que contará com uma programação recheada de atividades. Confira a programação do evento

O post 1ª Jornada de Psicologia do Uniaraxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Será realizada entre os dias 16 e 18 de maio, a 1ª Jornada de Psicilogia do Uniaraxá, que contará com uma programação recheada de atividades.

Confira a programação do evento

O post 1ª Jornada de Psicologia do Uniaraxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/1a-jornada-de-psicologia-do-uniaraxa/feed/ 0
II Engetec e Semana de Atualização Profissional movimentaram o campus do Uniaraxá https://www.diariodearaxa.com.br/ii-engetec-e-semana-de-atualizacao-profissional-movimentaram-o-campus-do-uniaraxa/ https://www.diariodearaxa.com.br/ii-engetec-e-semana-de-atualizacao-profissional-movimentaram-o-campus-do-uniaraxa/#respond Tue, 15 May 2018 14:23:41 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36557

O campus do Uniaraxá esteve movimentado com dois importantes eventos tradicionais do Calendário Acadêmico, engajando Docentes, Discentes, Profissionais e Instituições Parceiras. O objetivo dos eventos foi garantir aos Estudantes e à Comunidade local informações e experiências, além das salas de aulas. Ambos foram um grande sucesso e alcançaram seus objetivos; deixando como resultado a construção de ...

O post II Engetec e Semana de Atualização Profissional movimentaram o campus do Uniaraxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O campus do Uniaraxá esteve movimentado com dois importantes eventos tradicionais do Calendário Acadêmico, engajando Docentes, Discentes, Profissionais e Instituições Parceiras. O objetivo dos eventos foi garantir aos Estudantes e à Comunidade local informações e experiências, além das salas de aulas. Ambos foram um grande sucesso e alcançaram seus objetivos; deixando como resultado a construção de diversos conhecimentos nas mais variadas áreas.

O II Engetec – Encontro de Engenharia e Tecnologia de Araxá – já se consolidou como um importante evento para a área de Engenharia na cidade; reunindo Profissionais, Professores e Estudantes do Uniaraxá e do Cefet Araxá; Instituições organizadoras do evento. A abertura da segunda edição do Encontro ocorreu no último dia 07/05, com apresentação musical e uma palestra ministrada pelo Engenheiro Gustavo Maiera. O evento seguiu sua programação durante a última semana, com atividades variadas: palestras, mesas redondas, atividades práticas e workshops. Além das atividades teóricas e práticas, o Engetec 2018 contou, também, com atividades culturais e esportivas, como o Torneio de Futebol Society, entre o Uniaraxá e o Cefet Araxá.

De acordo com o Professor e Coordenador do Curso de Engenharia Civil do Uniaraxá, Pedro Diamante Miranda, o encontro possibilitou aos participantes inúmeras alternativas de aprendizado. “O Engetec, desde a sua primeira edição, tem se mostrado como uma oportunidade única de aprendizado e atualização para a Comunidade Acadêmica; e, também, para os Profissionais externos, na região de Araxá. Nessa segunda edição, foi observada uma grande valorização do evento por parte dos Estudantes, Professores, Profissionais e Instituições ligadas à Engenharia. Foram ofertadas mais de 60 atividades, entre palestras, minicursos, oficinas, atividades culturais e desportivas. Tal diversificação permitiu que os participantes tivessem inúmeras alternativas e pudessem buscar o enfoque em áreas de interesses individuais. Outro ponto positivo foi a integração entre Professores e Estudantes das duas Instituições organizadoras, Cefet-MG e Uniaraxá; bem como a expansão da rede de contatos destes com o mercado profissional, local e regional, por meio da interface com os ministrantes de cada atividade”, conta o Professor.

Outro Evento de sucesso foi a Semana de Atualização Profissional dos Cursos da área de Saúde da Instituição; cujo início ocorreu no último dia 07/05, com uma grande palestra sobre Práticas Baseadas em Evidências. A Semana de Atualização Profissional envolveu os Cursos de Estética e Cosmética, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física em atividades como palestras, workshops, mesas redondas e oficinas práticas. Para o Prof. Dr. José Carlos da Silva, Diretor do Instituto de Ciências da Saúde, Agrárias e Humanas, o evento oportuniza a completa formação acadêmica aos Estudantes participantes. “Na Semana, os Estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer profissionais experientes do mercado de trabalho onde atuarão, quando se graduarem. Os Estudantes na Graduação se preocupam com a formação acadêmica, no dia a dia; nesses eventos, eles têm a oportunidade de conhecer o que o mercado oferece em tempo real. De fato, o evento é de extrema importância para a completa formação acadêmica”, conta Professor José Carlos.

Cada Curso da área de Saúde realizou, em pontos diferentes da Instituição, uma atividade diferenciada; movimentando, assim, o campus e levando aos Estudantes a oportunidade de participarem e viverem as mais diversas experiências. As atividades abordaram temas com o objetivo de agregar valor ao trabalho desenvolvido durante o Ano Letivo em sala de aula; e, assim, construir conhecimentos cruciais ao desenvolvimento teórico e prático dos Estudantes.

O Curso de Estética e Cosmética, por exemplo, levou às Alunas práticas inovadoras, repassadas por profissionais de sucesso na área. “A Semana de Atualização Profissional é uma oportunidade enriquecedora para os acadêmicos do Curso de Estética e Cosmética; momento no qual recebemos profissionais de diversas áreas para compartilharem suas experiências e conhecimentos. Nessas atividades de Extensão, criamos oportunidades e vínculos externos para o nosso futuro egresso”, comenta Giselle Cunha, Professora e Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética do Uniaraxá.

O Uniaraxá encerrou a Semana com seu principal objetivo alcançado: ser uma Instituição de Ensino de excelência, com práticas inovadoras. O Centro Universitário aguarda agora os próximos eventos, com a certeza do sucesso das atividades que envolvem e movimentam toda a Comunidade Acadêmica; comprometida com a qualidade e a inovação para a construção de novos conhecimentos.

O post II Engetec e Semana de Atualização Profissional movimentaram o campus do Uniaraxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/ii-engetec-e-semana-de-atualizacao-profissional-movimentaram-o-campus-do-uniaraxa/feed/ 0
Minas Gerais tem a meta de vacinar mais de 5 milhões de pessoas contra a gripe até 1º de junho https://www.diariodearaxa.com.br/minas-gerais-tem-a-meta-de-vacinar-mais-de-5-milhoes-de-pessoas-contra-a-gripe-ate-1o-de-junho/ https://www.diariodearaxa.com.br/minas-gerais-tem-a-meta-de-vacinar-mais-de-5-milhoes-de-pessoas-contra-a-gripe-ate-1o-de-junho/#respond Tue, 15 May 2018 14:03:05 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36542

Dia D de Vacinação mobilizou os postos de saúde no sábado (12/5) em todo o estado. Índice de cobertura subiu, mas ainda está abaixo do esperado.

O post Minas Gerais tem a meta de vacinar mais de 5 milhões de pessoas contra a gripe até 1º de junho apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O Dia D de Vacinação Contra a Gripe, realizado nesse sábado (12), contribuiu para que a cobertura vacinal subisse de 37% para 43% em Minas Gerais. O objetivo é imunizar mais de 5 milhões de pessoas durante toda a campanha, que prossegue até 1º de junho.

A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, explica que a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção da gripe, protegendo contra três vírus diferente da influenza.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica de Doenças e Agravos Transmissíveis, Gilmar Rodrigues, até o último sábado haviam sido notificados, em Minas Gerais, 473 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), sendo 292 (61,7%) com amostra coletada e processada.

Dos casos com amostras processadas, 7,5% (21/292) foram classificados como SRAG por Influenza e 16,8% (49 /292) como outros vírus respiratórios. Dos casos associados à Influenza, 86,4% (19/21) eram Influenza A e 9,1% (2/21) Influenza B.

“Com a chegada do período mais frio, a tendência é realmente aumentar os casos de gripe. A vacina protege as pessoas de complicações relacionadas à doença. Evita internações e mortes”, diz Gilmar Rodrigues.

Durante o Dia de D de vacinação contra a Gripe, no sábado, as salas de imunização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas em todo o estado para que as pessoas pudessem se vacinar. Como o índice de vacinação ainda se encontra abaixo do esperado, o Dia D é uma oportunidade para garantir acesso àquelas pessoas que ainda não puderam se vacinar.

Em Belo Horizonte, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promoveram o dia D no centro de saúde do Bairro Camargos. A ação contou com o grupo “Mobiliza SUS”, da da prefeitura, que animou as crianças. Para os adultos, outras atividades recreativas como dança e Liang Gong animaram o sábado de prevenção.

A mamãe do Davi Lucas, de 3 anos, Carla Francisco de Almeida, esteve na unidade levando o filho. O menino foi uma das primeiras crianças a ser imunizada. “Trouxe ele bem cedo, porque queria garantir. O Davi fica gripado constantemente, mas de forma leve, porque eu nunca deixo de vacinar. Mãe é isso – cuidar e proteger”, disse Carla.

Outras informações no boletim epidemiológico.

Dia dedicado à prevenção

“O Dia D é muito importante para a campanha, porque é voltado para as pessoas que trabalham durante a semana e não podem comparecer nas unidades de saúde. É uma oportunidade de ter acesso à vacina sem comprometer os compromissos diários”, afirma Eva Lídia, coordenadora de Imunização da SES-MG.

Esse é o caso da professora Lídia Cristina Braga, mãe da Sofia de 2 anos. Lídia também faz parte do grupo prioritário que tem direito a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde. Por isso, ela também aproveitou a oportunidade para se vacinar. “Gosto de vir no Dia D vacinar porque assim não preciso perder dia de trabalho. Além disso, se houver alguma reação negativa à vacina tenho o resto do final de semana para cuidar dela”.

Eva Lídia conta que os professores fazem parte do grupo com menor cobertura até o momento, junto com as crianças e as gestantes: “Muitos professores estão achando que esse ano não tem direito a vacinação e não estão vindo, porém não é verdade. Os professores fazem parte do público alvo”, reforça a coordenadora.

Quem pode receber a vacina pelo SUS?

– Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias);

– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

– Gestantes;

– Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto);

– Mulheres e homens com 60 anos ou mais;

– Trabalhadores de saúde;

– Povos indígenas;

– Pessoas privadas de liberdade;

– Portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais que comprometam a imunidade;

– Professores de escolas públicas ou privadas.

Outras informações estão disponíveis no hotsite: www.saude.mg.gov.br/gripe

O post Minas Gerais tem a meta de vacinar mais de 5 milhões de pessoas contra a gripe até 1º de junho apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/minas-gerais-tem-a-meta-de-vacinar-mais-de-5-milhoes-de-pessoas-contra-a-gripe-ate-1o-de-junho/feed/ 0
Macro vence no jogo de ida da final do Campeonato Feminino de Futebol de Campo https://www.diariodearaxa.com.br/macro-vence-no-jogo-de-ida-da-final-do-campeonato-feminino-de-futebol-de-campo/ https://www.diariodearaxa.com.br/macro-vence-no-jogo-de-ida-da-final-do-campeonato-feminino-de-futebol-de-campo/#respond Tue, 15 May 2018 13:43:58 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36547

Em decisão contra o Barão, Macro fez 2 a 1 na primeira partida da decisão.   Macro e Barão começaram a decidir o Campeonato Feminino de Futebol de Campo realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esportes, na tarde de sábado, 12, no Estádio Fausto Alvim. O campeonato, que teve quatro equipes nessa primeira ...

O post Macro vence no jogo de ida da final do Campeonato Feminino de Futebol de Campo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Em decisão contra o Barão, Macro fez 2 a 1 na primeira partida da decisão.

 

Macro e Barão começaram a decidir o Campeonato Feminino de Futebol de Campo realizado pela Administração Municipal, através da Secretaria de Esportes, na tarde de sábado, 12, no Estádio Fausto Alvim. O campeonato, que teve quatro equipes nessa primeira edição, já está na última fase do torneio. Quem venceu a primeira partida da decisão foi o Macro pelo placar de 2 a 1.

Muitas delas não tinham pisado no gramado do Estádio Fausto Alvim, mas fizeram um grande jogo que atraiu um bom público ao local. Durante os primeiros 90 minutos, o Macro saiu na frente e fez 1 a 0 com gol de Mariana, aos 8 minutos da etapa inicial. Alice, do Barão, empatou a partida aos 21 minutos ainda do primeiro tempo. Quando a final encaminhava para o placar da igualdade, Carol, em jogada individual, entrou na área e marcou o gol da vitória aos 44 minutos dentro do tempo de acréscimos, para recolocar o Macro no comando do marcador.

Com esse resultado, o Macro pode empatar ou perder por um gol de diferença, devido a vantagem de dois resultados iguais para equipe de melhor campanha realizada nas 1ª e 2ª fases que antecedem a final em dois jogos, para ser campeão. Ao Macro, vitória de dois ou mais gols de diferença leva a equipe para conquista do título da 1ª edição. Além de campeão e vice que receberá medalhas, a equipe da Secretaria Municipal de Esportes premiará a artilheira, a goleira menos vazada e o time mais disciplinado de todo o campeonato.

O jogo da volta será realizado no próximo domingo, 20 de maio, às 10 horas, no Estádio Municipal Fausto Alvim. Antes, às 8 horas, quatro equipes de categorias de base – Escolinhas do Projeto Bom de Bola, Bom Na Escola, realizado atualmente pela Secretaria de Esportes, do Dínamo, do Cruzeiro e do Chute Inicial Corinthians – entram em campo para disputa de um quadrangular envolvendo atletas de 11 a 14 anos.

 

Macro 2×1 Barão

Macro: Mayara; Carina, Claudinha, Izabella e Brenda (Talita); Bárbara, Suellen (Rayssa), Carol e Amanda; Joyce (Samanta) e Mariana (Janine). Treinador: Eltinho

Barão: Pamela; Lígia, Débora, Layenne (Laiane Freitas) (Sabrina) e Lara (Carla); Heloísa, Rose, Batatinha e Alice; Paulinha e Stella. Treinador: Dudu

Arbitragem: Odair José, auxiliado por Vicente dos Reis e Vítor Jailson, da Liga Araxaense de Desportos (LAD)

 

O post Macro vence no jogo de ida da final do Campeonato Feminino de Futebol de Campo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/macro-vence-no-jogo-de-ida-da-final-do-campeonato-feminino-de-futebol-de-campo/feed/ 0
Convite: Fórum Comuniário https://www.diariodearaxa.com.br/convite-forum-comuniario/ https://www.diariodearaxa.com.br/convite-forum-comuniario/#respond Mon, 14 May 2018 17:16:38 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36539

Na próxima quarta (16), a partir das 14h, vai acontecer o Fórum Comunitário que vai debater e cobrar providências na manutenção de cabos e fios pelas empresas que utilizam os Postes da CEMIG. O encontro é uma solicitação do Vereador Luiz Carlos Bittencourt (PODE) e é aberto a participação de toda a comunidade, no Plenário ...

O post Convite: Fórum Comuniário apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Na próxima quarta (16), a partir das 14h, vai acontecer o Fórum Comunitário que vai debater e cobrar providências na manutenção de cabos e fios pelas empresas que utilizam os Postes da CEMIG.
O encontro é uma solicitação do Vereador Luiz Carlos Bittencourt (PODE) e é aberto a participação de toda a comunidade, no Plenário Guilherme Gotelip Neto.

O post Convite: Fórum Comuniário apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/convite-forum-comuniario/feed/ 0
Fundação Cultural Calmon Barreto tem nova presidente https://www.diariodearaxa.com.br/fundacao-cultural-calmon-barreto-tem-nova-presidente-2/ https://www.diariodearaxa.com.br/fundacao-cultural-calmon-barreto-tem-nova-presidente-2/#respond Mon, 14 May 2018 15:10:18 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36536

Prefeito Aracely de Paula anunciou a nomeação de Régia Côrtes como nova presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), semana substituindo a então presidente Annette Akel.   O prefeito Aracely diz que a nomeação de Régia Côrtes enriquecerá o setor da cultura. “Além de ser uma pessoa muito dinâmica, é também uma grande parceira da ...

O post Fundação Cultural Calmon Barreto tem nova presidente apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Prefeito Aracely de Paula anunciou a nomeação de Régia Côrtes como nova presidente da Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), semana substituindo a então presidente Annette Akel.

 

O prefeito Aracely diz que a nomeação de Régia Côrtes enriquecerá o setor da cultura. “Além de ser uma pessoa muito dinâmica, é também uma grande parceira da administração”, afirma. A expectativa do Prefeito é de que a nova presidente seja um elo entre todas as forças que trabalham pela cultura e que juntos desenvolvam grandes projetos. “Foi com este intuito que convidamos a Régia e é com esta certeza que sabemos que a Fundação Calmon Barreto responderá positivamente, em todas as suas ações, as expectativas da cidade”, garante Aracely.


Régia diz ser um grande desafio assumir a presidência da FCCB. A nova presidente espera ter condições de trabalhar com apoio de toda a administração. “Os desafios são muitos, afinal, a Fundação desenvolve um grande trabalho envolvendo os museus, a Escola de Música e a restauração dos patrimônios públicos e, ainda, um trabalho em parceria com os Conselhos Municipais da Cultura e do Patrimônio Histórico”, afirma Régia.

A Prefeitura, através da FCCB, agrega vários setores e departamentos ligados ao desenvolvimento cultural da cidade, como o Departamento de Artesanato, onde se mantém a tradição no trabalho de tecelagem manual, com oficina e loja, e o Departamento de Patrimônio Histórico responsável pela preservação e resgate cultural, através de pesquisa de projetos específicos sobre a história do município. Além da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo, os museus Dona Beja, Sacro e Calmon Barreto, o Centro de Referência da Cultura Negra, o Memorial Calmon Barreto, o Centro Cultural da Imagem e Som e o Teatro Municipal.

O post Fundação Cultural Calmon Barreto tem nova presidente apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/fundacao-cultural-calmon-barreto-tem-nova-presidente-2/feed/ 0
Escola Dom José Gaspar ganha novo visual: Prefeitura faz reforma completa no prédio https://www.diariodearaxa.com.br/escola-dom-jose-gaspar-ganha-novo-visual-prefeitura-faz-reforma-completa-no-predio/ https://www.diariodearaxa.com.br/escola-dom-jose-gaspar-ganha-novo-visual-prefeitura-faz-reforma-completa-no-predio/#respond Mon, 14 May 2018 14:27:06 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36525

Um dos projetos mais arrojados do arquiteto Marcelo Gusmão Machado, recebeu reforma geral em toda sua área física, além da retirada da cerca viva que cobria a frente da Escola. O investimento feito pela Prefeitura Municipal foi da ordem de R$ 800 mil.

O post Escola Dom José Gaspar ganha novo visual: Prefeitura faz reforma completa no prédio apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Com mais de 50 anos de história na educação de Minas Gerais, o prédio da Escola Estadual Dom José Gaspar está completamente restaurado e revitalizado.  O investimento feito pela Prefeitura nas obras de revitalização do colégio chega a mais de R$ 800 mil.

A reforma contempla tanto a área externa como a interna com foco na acessibilidade e na segurança. Nesta quarta-feira, 9, a administração municipal entregou à comunidade escolar o prédio com sua nova repaginação. Uma das partes revitalizadas e que está se destacando é a nova proposta visual e o embelezamento da parte externa com a retirada da cerca viva que há muitos anos escondia a fachada do prédio e foi substituída por gradil de proteção.

Além do prefeito Aracely, prestigiaram o evento, a vice-prefeita Lídia Jordão, o presidente da Câmara, vereador Fabiano Santos Cunha, vereadores, secretários municipais, imprensa, a diretoria da escola, Maria Cristina Cunha, alunos, pais, funcionários e a senhora Rosa Chaer Dib Siqueira, que foi diretora da instituição em 1982, época de inauguração do prédio, e comunidade, em geral. Parte importante da cerimônia, foi a instalação, no saguão de entrada do Colégio, da galeria histórica com placas registrando a implantação do Colégio Dom José Gaspar, no Bairro São Pedro (em 1982) e a entrega do prédio revitalizado (em 2018).

Professores e alunos participativos

Alunos e funcionários da Escola se envolveram diretamente nos preparativos da cerimônia de reinauguração. As professoras cuidaram de deixar o espaço ainda mais bonito com uma decoração impecável e os alunos Noemi Sued Paixão Santos (voz), Cálita Cristina Braum da Silva (voz) e Iago Luiz Vieira Cunha (violão) brilharam na apresentação do hino nacional. Já os estudantes Vitória Carolina Jackes e Andriei Abdo Essim subiram ao palco para um agradecimento especial ao prefeito.  “Estamos recebendo nossa Escola toda reformada e muito mais bonita. Nossa gratidão ao prefeito Aracely”. A escritora Dênia Dutra, ex-aluna da primeira turma de Magistério, se manifestou em agradecimento à Prefeitura, lembrando que há 36 anos, Aracely era também o prefeito de Araxá e que a construção do Colégio Dom José Gaspar, se tornou, desde aquela época, um marco na área educacional da cidade. “Me sinto orgulhosa e muito grata em participar desse momento”, revela emocionada a ex-aluna.

Para o prefeito, esta é uma obra extremamente importante, porque além do arrojado projeto arquitetônico de Marcelo Machado, “a edificação do prédio numa região da cidade que carecia de investimentos em infraestrutura, de forma geral, tornou-se, para nós, um grande desafio. E a nova escola, instalada em um prédio de estrutura moderna e futurista, acabou se transformando num dos mais ousados projetos da época. Os frutos veem sendo colhidos por todos os araxaenses, durante todos estes anos, afinal, milhares de cidadãos se formaram e estão se formando nos bancos da nossa Escola Dom José Gaspar”, ressalta Aracely.

Gessy Glória Lemos, secretária municipal de Educação, reforça que as obras de revitalização da Escola Dom José Gaspar fazem parte de um novo panorama de investimentos em melhorias nos prédios das escolas da rede municipal e na construção de novas unidades escolares. “É mais um capítulo bonito escrito na educação araxaense”, comenta a secretária.

Maria Cristina Cunha, diretora do Colégio Dom José Gaspar há sete anos, faz questão de destacar sua relação de amor com a Escola, lembrando de sua história como aluna, formou no curso científico em 1986, como estagiária, professora de matemática e atualmente na direção.

“Nosso Colégio Dom José Gaspar tem expressivo valor, tanto histórico quanto pedagógico. E agora, nossos alunos, funcionários e professores estão num ambiente com mais segurança e, claro, em condições físicas que contribuem para a evolução da aprendizagem. Acho que pelo histórico da escola no município de Araxá, estávamos merecendo essa conquista. O prefeito, mais uma vez, atendeu aos anseios e aos sonhos dessa comunidade escolar, sabíamos do interesse dele pela Escola e estávamos certos, seu olhar mais uma vez, se voltaria para nós”, finaliza a diretora Cristina.

O post Escola Dom José Gaspar ganha novo visual: Prefeitura faz reforma completa no prédio apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/escola-dom-jose-gaspar-ganha-novo-visual-prefeitura-faz-reforma-completa-no-predio/feed/ 0
Jovens são presos após assalto à residência e PM recupera itens roubados https://www.diariodearaxa.com.br/jovens-sao-presos-apos-assalto-a-residencia-e-pm-recupera-itens-roubados/ https://www.diariodearaxa.com.br/jovens-sao-presos-apos-assalto-a-residencia-e-pm-recupera-itens-roubados/#respond Mon, 14 May 2018 14:07:34 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36522

A Polícia Militar apreendeu um adolescente e prendeu um jovem de 18 anos, suspeitos de assaltarem de uma casa no último sábado (12). Os militares foram acionados pela vítima que relatou o crime. Um senhor disse que estava em um posto de combustível quando deu carona a um dos autores. Pouco tempo depois, o criminoso ...

O post Jovens são presos após assalto à residência e PM recupera itens roubados apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

A Polícia Militar apreendeu um adolescente e prendeu um jovem de 18 anos, suspeitos de assaltarem de uma casa no último sábado (12). Os militares foram acionados pela vítima que relatou o crime.

Um senhor disse que estava em um posto de combustível quando deu carona a um dos autores. Pouco tempo depois, o criminoso retornou à sua casa com um comparsa e anunciou o assalto. Eles estavam com uma arma de fogo e uma faca.

Os autores roubaram um veículo Fiat/Palio, um aparelho de TV 42 polegadas, certa quantia em dinheiro, dois aparelhos celulares e um cartão bancário. A Polícia Militar iniciou rastreamentos e localizou o veículo acidentado, na rua Benedita Apolinária, bairro Domingos Zema.

No local, os dois suspeitos foram abordados sendo um adolescente de 15 anos e o autor J.L.C.P. (18 anos). Eles estavam com a chave do veículo da vítima. Na residência dos dois envolvidos foram localizados os materiais roubados. Ambos confessaram a autoria do crime, tendo o adolescente relatado que utilizou uma réplica de arma no crime, a qual não foi localizada pela PM. Os autores foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e todo material foi recuperado.

O post Jovens são presos após assalto à residência e PM recupera itens roubados apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/jovens-sao-presos-apos-assalto-a-residencia-e-pm-recupera-itens-roubados/feed/ 0
Comunidades da Serra da Canastra rejeitam acordo com governo https://www.diariodearaxa.com.br/comunidades-da-serra-da-canastra-rejeitam-acordo-com-governo/ https://www.diariodearaxa.com.br/comunidades-da-serra-da-canastra-rejeitam-acordo-com-governo/#respond Mon, 14 May 2018 12:38:45 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36530

Pequenos proprietários rurais e órgãos ambientais divergem sobre inclusão de área em parque nacional.   Uma polêmica jurídica que se arrasta desde a ditadura militar, com relação à demarcação do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, levou dezenas de moradores da região à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na ...

O post Comunidades da Serra da Canastra rejeitam acordo com governo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Pequenos proprietários rurais e órgãos ambientais divergem sobre inclusão de área em parque nacional.

 

Uma polêmica jurídica que se arrasta desde a ditadura militar, com relação à demarcação do Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, levou dezenas de moradores da região à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última sexta (11). Em busca de apoio para enfrentar o que veem como uma campanha dos órgãos ambientais contra seu modo de vida tradicional.

O principal motivo do conflito entre esses moradores tradicionais, os chamados “canastreiros”, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, é a regularização do tamanho do parque. A divergência surgiu da maneira como a unidade de conservação foi criada, em 1972, pelo Decreto 70.355.

O decreto do governo militar estabelece que a área do parque é de 200 mil hectares, desmembrados dos municípios de Sacramento (Alto Paranaíba), São Roque de Minas e Vargem Bonita (ambos no Centro-Oeste), Delfinópolis, São João Batista do Glória e Capitólio (os três no Sul de Minas). No entanto, apenas 71.525 hectares foram de fato desapropriados e regularizados naquela época, de forma truculenta, com expulsão forçada de moradores, morte de animais e indenização a preços irrisórios.

A insegurança jurídica com relação à área não regularizada provocou, desde então, uma série de divergências e conflitos entre os órgãos ambientais e os “canastreiros”, responsáveis pela produção do queijo canastra, famoso em todo o País. Os moradores da área se queixam que enfrentam há anos multas injustificadas, pressões e desvalorização de seu patrimônio.

A desconfiança dos “canastreiros” cresceu com as recentes ações do ICMBio, com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), no sentido de implantar um modelo de gestão compartilhada no parque, englobando todos os 200 mil hectares originais previstos no decreto do governo militar.

Os pequenos proprietários rurais veem com desconfiança a proposta e não aceitam qualquer restrição a seu direito sobre as terras que estão fora dos 71,5 mil hectares já desapropriados.

 

Ação Civil Pública busca conciliação

Para defender os interesses dos canastreiros e buscar uma conciliação, desde 2014 a Defensoria Pública da União entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal na Comarca de Passos (Sul de Minas). Para subsidiar a ação, um laudo socioambiental e antropológico foi produzido sob a coordenação do professor do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, Aderval Costa Filho.

De acordo com o professor Aderval, que apresentou um resumo do laudo na audiência pública, os 130 mil hectares não regularizados compreendem 1,5 mil famílias de produtores rurais, incluindo 43 comunidades e 550 famílias tradicionais, que, segundo ele, vivem na região há pelo menos 200 anos. Na área, ainda há interesses de mineradoras em explorar quartzito e diamantes.

Aderval Costa citou relato do naturalista Auguste de Saint-Hilaire, que percorreu a região em 1819, para comprovar a existência de comunidades tradicionais na região. “As famílias que ele nomina são as mesmas que continuam na região, nos mesmos vales”, afirmou. Ele ressaltou que todas as famílias na área possuem títulos de propriedade, embora muitos necessitem de retificação, uma vez que não refletem a totalidade das áreas de posse.

Advogado dos canastreiros, José Donizetti Gonçalves acusou o governo de pretender confiscar suas terras para dar satisfação à mídia e à comunidade internacional. “O governo multa, embarga as atividades dos canastreiros. Com isso, a terra dentro dos 200 mil hectares hoje vale 40% menos do que as que estão fora”, criticou.

O coordenador Regional do ICMBio, Frederico Drumond Martins, negou que o governo pretenda desapropriar as terras das comunidades tradicionais. Ele lamentou e se desculpou, em nome do poder público, pela forma como o parque foi instituído, durante a ditadura militar. “Foi um dos maiores casos de violência na implantação de uma unidade de conservação, em nosso País”, declarou.

Frederico Martins disse que o ICMBio tem interesse em buscar uma melhor relação com as comunidades locais, mas continua considerando que a área do parque é de 200 mil hectares. Isso não significa, no entanto, que as famílias precisem deixar suas propriedades. “É possível que vocês permaneçam”, afirmou, defendendo que os termos dessa convivência sejam definidos em um termo de compromisso.

O post Comunidades da Serra da Canastra rejeitam acordo com governo apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/comunidades-da-serra-da-canastra-rejeitam-acordo-com-governo/feed/ 0
Triunfo Concebra oferece curso de qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD) em Araxá https://www.diariodearaxa.com.br/triunfo-concebra-oferece-curso-de-qualificacao-para-pessoas-com-deficiencia-pcd-em-araxa/ https://www.diariodearaxa.com.br/triunfo-concebra-oferece-curso-de-qualificacao-para-pessoas-com-deficiencia-pcd-em-araxa/#respond Mon, 14 May 2018 12:07:04 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36535

Parceria com SENAI/FIEMG, Programa Triunfar inicia as inscrições hoje.   A Triunfo Concebra lançou, em parceria com o SESI SENAI, o “Programa Triunfar”, que oferece curso de qualificação para 20 pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho. As inscrições para fazer parte da turma de qualificação foram abertas nesta segunda (14)  e vão até ...

O post Triunfo Concebra oferece curso de qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD) em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Parceria com SENAI/FIEMG, Programa Triunfar inicia as inscrições hoje.

 

A Triunfo Concebra lançou, em parceria com o SESI SENAI, o “Programa Triunfar”, que oferece curso de qualificação para 20 pessoas com deficiência ingressarem no mercado de trabalho.

As inscrições para fazer parte da turma de qualificação foram abertas nesta segunda (14)  e vão até o dia 25 de maio no SESI SENAI, em Araxá.

O curso tem a duração de aproximadamente quatro meses, é gratuito e direcionado para a formação em assistente administrativo. As aulas serão ministradas no mesmo local da inscrição e tem previsão para início em 28/05/2018, conforme preenchimento das vagas.

O aluno será qualificado para executar trabalhos pertinentes às áreas administrativas de indústrias e departamentos comerciais, de acordo com a legislação vigente, procedimentos internos, normas técnicas, ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

As aulas serão de segunda-feira a quarta-feira das 7h às 11h, com carga horária total de 220h.

Os interessados devem ser maiores de idade, comparecer ao local com documentos pessoais, comprovante de residência, comprovante de baixa renda (que pode ser feito no local) e atestado de deficiência emitido há, no máximo, 1 ano.

A Concessionária acredita que é uma oportunidade para formação de cidadãos prontos para o mercado de trabalho e para a vida.

 

Local de inscrição

SESI SENAI Araxá – Rua Abrão José Bittar, Ítalo Rossi, 405 – Jardim Residencial Bela Vista, Araxá – MG

Horário: 8h às 20h

Telefone: (34) 3662-3038 I 3662-4194 I 3662-3859 I 3662-2054

 

O post Triunfo Concebra oferece curso de qualificação para Pessoas com Deficiência (PcD) em Araxá apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/triunfo-concebra-oferece-curso-de-qualificacao-para-pessoas-com-deficiencia-pcd-em-araxa/feed/ 0
Programa Bom dia, Prefeito! – 11/05/18 https://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-11-05-18/ https://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-11-05-18/#respond Fri, 11 May 2018 16:43:11 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36520

O post Programa Bom dia, Prefeito! – 11/05/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

O post Programa Bom dia, Prefeito! – 11/05/18 apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/programa-bom-dia-prefeito-11-05-18/feed/ 0
PM prende condutor inabilitado e apreende droga no Domingos Zema https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-condutor-inabilitado-e-apreende-droga-no-domingos-zema/ https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-condutor-inabilitado-e-apreende-droga-no-domingos-zema/#respond Fri, 11 May 2018 12:49:42 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36519 Ocorrências Policiais Araxá

Na tarde de ontem (10), durante operação policial na av. Pedro Paula Lemos, bairro Domingos Zema, a Polícia Militar visualizou um indivíduo conduzindo um veículo em péssimas condições de circulação. O autor A.R.O.M. (41 anos) foi abordado e os militares apreenderam um cigarro de maconha com ele. A PM ainda verificou que o veículo não ...

O post PM prende condutor inabilitado e apreende droga no Domingos Zema apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
Ocorrências Policiais Araxá

Na tarde de ontem (10), durante operação policial na av. Pedro Paula Lemos, bairro Domingos Zema, a Polícia Militar visualizou um indivíduo conduzindo um veículo em péssimas condições de circulação.

O autor A.R.O.M. (41 anos) foi abordado e os militares apreenderam um cigarro de maconha com ele. A PM ainda verificou que o veículo não estava licenciado para transitar, bem como seu condutor era inabilitado.

Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e o veículo foi apreendido.

O post PM prende condutor inabilitado e apreende droga no Domingos Zema apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/pm-prende-condutor-inabilitado-e-apreende-droga-no-domingos-zema/feed/ 0
Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá será elevado a Companhia este mês https://www.diariodearaxa.com.br/pelotao-do-corpo-de-bombeiros-de-araxa-sera-elevado-a-companhia-este-mes/ https://www.diariodearaxa.com.br/pelotao-do-corpo-de-bombeiros-de-araxa-sera-elevado-a-companhia-este-mes/#respond Fri, 11 May 2018 12:39:28 +0000 http://www.diariodearaxa.com.br/?p=36517

Após pedido do deputado estadual Bosco o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá, será elevado a Companhia. O trabalho para este avanço se iniciou no ano de 2012 e, agora, teve uma resposta positiva. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou que a elevação irá ocorrer ainda no mês de maio. A ...

O post Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá será elevado a Companhia este mês apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>

Após pedido do deputado estadual Bosco o 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá, será elevado a Companhia. O trabalho para este avanço se iniciou no ano de 2012 e, agora, teve uma resposta positiva. O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais anunciou que a elevação irá ocorrer ainda no mês de maio. A ação foi possível por meio de uma parceria entre o Governo de Minas, o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Araxá.

O deputado esteve em diversas reuniões no Comando do Corpo de Bombeiros e sempre defendeu que a cidade, pelo seu porte, justificaria a elevação. “Esta elevação significará maior efetivo de militares em Araxá, além de passarmos a contar com maior infraestrutura e viaturas. Estamos muito satisfeitos com o atendimento e resposta positiva que nos foi dada”, frisa deputado Bosco. Com a elevação o município de Campos passará a integrar ao Comando de Araxá, que já abrange Perdizes, Tapira, Santa Juliana e Pedrinópolis.

Agora, o deputado diz que vai agir em prol da criação de postos avançados do Corpo de Bombeiros nas cidades próximas a Araxá, a exemplo de Ibiá, São Gotardo, Sacramento e Perdizes. “Estamos mobilizados para levar para Araxá os serviços ampliados do Corpo de Bombeiros, Instituição esta que é uma das mais conceituadas do País”, analisa. Com a elevação o atual efetivo de 41 profissionais deve chegar a 61.

O post Pelotão do Corpo de Bombeiros de Araxá será elevado a Companhia este mês apareceu primeiro em Diário de Araxá.

]]>
https://www.diariodearaxa.com.br/pelotao-do-corpo-de-bombeiros-de-araxa-sera-elevado-a-companhia-este-mes/feed/ 0