Categorias: Agronegócio

Feira que destaca genética do gado terá edição virtual

Este ano, a Feira Pró-Genética e Pró-Fêmeas do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba será via on-line, de sábado (1º) a sexta-feira (7).

Em prevenção à Covid-19, os animais à venda – touros e matrizes – serão apresentados em vídeo. As informações técnicas serão divulgadas pelo site da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), no endereço http://www.abcz.org.br/

Na mesma página estarão disponíveis os contatos dos criadores para que o interessado faça a negociação diretamente com os donos. Será possível, ainda, acessar a feira pelo celular, por meio do aplicativo ABCZ Mobile, disponível na Play Store e na App Store.

Expectativa

Nesta edição, a expectativa dos organizadores é que pelo menos 100 animais sejam colocados à venda e o volume de negociações chegue a R$ 700 mil. Para serem inscritos, todos os touros e matrizes devem estar registrados na ABCZ e seguir normas sanitárias previamente estabelecidas.

Os touros, por exemplo, devem ter até 42 meses de idade, Registro Genealógico Definitivo (RGD), testes negativos para brucelose e tuberculose, além de exame andrológico positivo, o que garante o potencial reprodutivo do animal. Já as matrizes devem ter até 60 meses de idade. As que tiveram mais de 18 meses, precisam ter o RGD. Já as mais novas devem ter o Registro Genealógico de Nascimento.

Além disso, todas as matrizes com mais de 30 meses devem ainda estar com prenhez confirmada ou em lactação e ter testes negativos para brucelose e tuberculose.

Assessor técnico da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e membro da comissão organizadora da feira, Francisco de Souza diz que a expectativa com a versão virtual é positiva. Ele destaca que, diante do novo cenário, o uso das tecnologias digitais irá propiciar um evento interativo e dinâmico.

“É uma proposta inédita e inovadora para continuar atendendo às demandas dos produtores rurais por animais de alto padrão genético. Todos os detalhes do evento foram pensados para facilitar o processo de aquisição dos animais Padrão Pró – Genética com toda comodidade, segurança e principalmente, sem a necessidade de sair de casa”, acrescenta Francisco.

Assistência

Os participantes da feira terão à disposição o auxílio de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e da ABCZ para que dúvidas em relação aos animais sejam esclarecidas.

Será possível financiar a compra de animais na feira. Hoje, várias instituições financeiras oferecem linhas de crédito para essa finalidade. No entanto, é preciso estar com o cadastro atualizado na agência bancária e, no caso dos agricultores familiares, ter Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Produtores que não tiverem acesso à internet podem procurar o escritório da Emater-MG no município e acessar o evento.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…