Categorias: Cultura

FestNatal 2012 começa no próximo sábado

DA REDAÇÃO/RAPHAEL RIOS – A Fundação Cultural Acia apresentou, nesta manhã (27), o projeto do FestNatal Araxá 2012. O evento será realizado pela quarta vez na cidade por meio de parcerias entre o governo federal, governo de Minas Gerais, Prefeitura de Araxá, terceiro setor e empresas patrocinadoras e apoiadoras. O evento começa no próximo sábado (1º) e só termina no dia 30 de dezembro.

» Programação do FestNatal 2012

A expectativa é que esta edição bata recorde de público. De acordo com a presidente da Fundação Acia, Valda Sánchez, no ano passado cerca de 100 mil pessoas passaram pelo evento. “Nós queremos bater esse número e pelas novidades a gente espera que tenhamos mais pessoas. Na região e no Estado já existem pessoas que sabem do evento, e a cada ano esse número aumenta”, diz.

Entre as principais novidades deste ano está o projeto Caminho de Luz, uma parceria com a Prefeitura de Araxá que vai iluminar desde o teatro até a rotatória do Expominas. Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, o investimento será de R$ 500 mil por meio da Lei Rouanet.

“Esse projeto é muito importantes para os lojistas. A reurbanização tem chamado as pessoas para o Centro da cidade. Agora com o Natal, com a decoração e a iluminação, com certeza essa público vai ser maior ainda e teremos mais turistas em Araxá”, diz.

Para o presidente da Acia, Márcio Farid, as expectativas são as melhores possíveis, principalmente pelo número maior de parceiros somando ao evento. Além de cultura e arte, o FestNatal é um instrumento para fomentar o comércio local.

“Com esse evento, Araxá vai atrair a comunidade do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Isso é importantíssimo para o nosso comércio porque é hora de você oferecer novos produtos aos turistas que visitam Araxá, motivados pelo FestNatal”, destaca.

Locais

O pátio do Estádio Fausto Alvim será o grande palco para a realização do festival. Sua capacidade de público (em torno de 10 mil pessoas) e sua localização central tornam este espaço o mais acessível e de maior visibilidade.

O novo calçadão da rua Presidente Olegário Maciel e a recém revitalizada Praça da Avenida Antônio Carlos também serão excelentes locais para a realização de apresentações musicais e cênicas de menor porte, por estarem no “coração” comercial da cidade, com grande fluxo de pessoas e pela nova arquitetura que proporciona comodidade. Neste local e em suas proximidades será montado um minipalco, feira de artesanato e o Ateliê do Papai Noel, a ser instalado no prédio histórico do Museu de Som e Imagem.

A Praça Governador Valadares resgatará um ambiente tradicional e histórico em nossa cidade, com pequenas apresentações culturais e que também se estenderão para a Praça da Igreja Matriz.

O Palco Móvel será levado para variados pontos em bairros da cidade, aumentando o número de pessoas que serão assistidas pelo projeto cultural.

A decoração natalina, com iluminação especial e composta por outros elementos ornamentais farão parte do FestNatal Araxá. Destaque para o corredor de luz que irá desde o novo Teatro Municipal até o Fórum, passando pelas avenidas Antônio Carlos e Imbiara, principais vias centrais da cidade.

Estruturas

Os elementos estruturais foram desenvolvidos para os locais contemplados de forma que proporcionem uma excelente acomodação ao público. Profissionais de arquitetura e decoração foram contratados para tornar estes ambientes mais bonitos e de maior temática natalina.

A estrutura no pátio do Estádio Fausto Alvim conta com o grande palco, camarins para artistas, área exclusiva de imprensa e convidados, praça de alimentação e bares que sigam às normas de higiene, banheiros químicos e adaptados, lugares reservados para PNEs, rampas, dentre outros elementos. A praça de alimentação será formada por barracas das principais instituições beneficentes da cidade, de forma que, com o movimento gerado no local proporcione lucro para que estas possam investir no amparo à população.

Para as crianças, haverá um espaço lúdico com miniparque de diversões, casa do Papai Noel e atividades recreativas executadas pelos monitores formados nas oficinas teatrais. Todos devidamente sinalizados. A segurança será mantida pelo contingente da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, ambulância e segurança privada para garantia do ambiente familiar frequentado por públicos de todas as faixas etárias e classes sociais.

No centro da cidade haverá o minipalco para apresentações musicais de pequeno porte, Feira de Artesanato com barracas padronizadas e pessoal devidamente identificado, o Ateliê do Papai Noel com oficinas para proporcionar às crianças momentos de diversão e aprendizado, além de uma grande Árvore de Natal.

Auto de Natal

Momento singular do festival, o Auto de Natal resgatará a história do nascimento de Jesus, encenado por meio de um roteiro baseado nos registros bíblicos. A apresentação contará com um grande elenco composto por mais de 150 pessoas capacitadas por oficinas teatrais da Fundação Cultura Acia para comover e encantar o público com a narração que inspira os sentimentos de amor, paz e solidariedade, tão típicos do período.

Festival de Dança

O Festival de Dança contará com a participação de mais de 200 dançarinos adultos, jovens e crianças de diversas instituições e escolas de dança da cidade com apresentações de variados estilos como Jazz, Balé, Street, Free Style etc. Destaque especial para a Cia de Dança de Cadeirantes que superam seus limites para mostrarem a arte sobre rodas e emocionar o público.

Festival de Novos Talentos

Organizado pelo Rotary Araxá, o concurso será realizado utilizando-se da estrutura do FestNatal Araxá para revelar os talentos da cidade. O artista ou conjunto vencedor terá a oportunidade de expressar seu trabalho dentro da programação oficial do evento para centenas ou, até mesmo, milhares de pessoas. É considerado pelas bandas amadoras de Araxá e região como a melhor ocasião para iniciarem suas carreiras e serem reconhecidos.

Chegada do Papai Noel

A chegada do Papai Noel na cidade é sempre um momento especial e de grande expectativa. Neste ano será desenvolvido um grande cenário com teatro e dança. O momento mágico será concebido de forma lúdica, proporcionando ao público o verdadeiro sentido do Natal. Atores bailarinos, músicos e recreadores cuidarão para que esse momento seja inesquecível. Será preparada ainda uma estrutura para acomodar o bom velhinho, com a Casa do Papai Noel, Vila do Noel e Ateliê do Papai Noel, espaços lúdicos destinados para que ele possa interagir com o público. Haverá também apresentações diárias de esquetes teatrais, recreação e outras atividades diversificadas com as crianças.

Instituições beneficentes – Praça de Alimentação

Essas instituições movimentam a praça de alimentação e levam um caráter familiar ao festival, além de terem sido beneficiadas com todo o lucro obtido nas vendas das respectivas barracas. Esse lucro será revertido em pagamento de 13º salário dos funcionários dessas instituições, aquisição de materiais permanentes e de consumo, e ainda investido em outros melhoramentos. Também foram adquiridos por uma das instituiçõesaparelhos ortopédicos que serão disponibilizados às pessoas que necessitarem.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…