Categorias: Economia

FMI eleva previsão e projeta crescimento de 4,7% para o Brasil em 2010

A estimativa é mais conservadora que as projeções oficiais. Segundo o Ministério da Fazenda, o PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país, terá expansão de 5,2% neste ano. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, divulgou a projeção na semana passada na primeira reunião ministerial do ano. No Relatório de Inflação, publicado no fim de dezembro, o Banco Central prevê crescimento de 5,8%.

Apesar da previsão menos otimista que as do governo, as perspectivas do FMI apresentaram melhora em relação ao levantamento anterior. Em outubro, o FMI previa que o país cresceria 1,2% em 2010. Para 2011, o FMI estima que o PIB brasileiro crescerá 3,7%, contra projeção de 0,2% em outubro.

De acordo com o FMI, o crescimento da economia brasileira continuará inferior ao dos países emergentes. O estudo estima que as economias em desenvolvimento crescerão 6% em 2010 e 6,3% em 2011. Esse ritmo, no entanto, será puxado pela Índia e pela China, que deverão registrar expansão superior a 7,5% nos dois anos.

Para o Fundo Monetário, o principal desafio após a crise financeira internacional será o controle do fluxo de dinheiro que entra nas economias emergentes. Esses recursos, adverte o FMI, podem provocar novas bolhas de ativos nas nações em desenvolvimento, que vão requerer atenção das autoridades econômicas.

Em relação aos países avançados, o fundo recomenda a retirada gradual dos programas de estímulo à economia, apesar do impacto que essas medidas têm provocado na dívida pública de nações desenvolvidas. Para não aumentar as preocupações com a sustentabilidade fiscal, o FMI sugere que os governos tenham uma estratégia de comunicação clara sobre a retirada dos estímulos fiscais e monetários.

A reforma das instituições financeiras deve continuar a ser prioridade, avalia o FMI. De acordo com o estudo, os legisladores em todo o mundo devem se mover com ousadia para reduzir os riscos de instabilidades futuras provocadas pela aplicação em ativos de risco.

Com informações da ABr

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…