Categorias: Saúde

Folia exige alimentação nutritiva, leve e energizante

Durante os quatro dias de Carnaval, a alimentação é um dos aspectos que merece atenção especial. Segundo a nutricionista do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Mara Diana, o indicado é conciliar um cardápio nutritivo, leve e energizante.

“O folião não deve ficar só na saladinha, pois vai precisar de energia para pular todos os dias, mas também não deve exagerar na alimentação para não passar mal,” destaca.

O ideal é não comer em grande quantidade de uma só vez. A nutricionista explica que as pessoas devem comer em menor quantidade e mais vezes por dia, intercalando entre as refeições muita água. Além disso, devem priorizar uma alimentação saudável com boa quantidade de frutas, verduras e legumes, cereais integrais, carnes brancas e água.

Para que a folia não termina antes da hora, ao optar por alimentos preparados na rua e deixados expostos, como cachorro-quente, hambúrgueres e salgados fritos, é indispensável que eles sejam muito bem preparados e armazenados. “Esses alimentos podem estar contaminados por bactérias nocivas que causam intoxicação alimentar,” pontua Mara.

Bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação e evitadas se o folião estiver com o estômago vazio. “É imprescindível ainda reforçar a hidratação durante e depois de ingerir essas bebidas,” ressalta a nutricionista.

Pique para comemorar

Durante a folia, para repor as energias, Mara Diana indica alimentos rápidos que podem ser levados junto com o folião como as barras de cereais, frutas secas (banana, ameixa, uva passa, maçã, abacaxi) e castanhas (amendoim, caju, nozes, avelãs etc).

Alimentos estimulantes devem ser evitados, pois contêm grandes quantidades de cafeína, o que pode causar taquicardia, irritação e mal-estar, além de não fazerem bem ao organismo.

Desidratação

Nesse período, a desidratação é muito comum tendo em vista as atividades exercidas, exposição ao sol e a grande quantidade de suor liberado, por isso é importante hidratar antes, durante e depois da folia. “Mais de oito copos de água são recomendados. Assim como água de coco, frutas como melancia e melão e sucos naturais, que, além de conterem água, contêm vitaminas e minerais,” explica a nutricionista.

Alimentos como salgadinhos, frituras, queijos e carnes gordas, embutidos e condimentados devem ser evitados. Esses alimentos contribuem para a desidratação por conterem grandes quantidades de sal, além de exigirem um esforço maior para serem digeridos pela quantidade excessiva de gordura.

Em caso de diarréia, o soro caseiro pode ser uma solução. Basta misturar em um copo d’água, uma colher (sopa) de açúcar e uma colher de (chá) sal. No entanto, se for persistente, o médico deverá ser consultado.

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…