Categorias: Política

Fórum Comunitário debate o meio ambiente

O Fórum Comunitário da Câmara Municipal desta segunda-feira (27) teve o meio ambiente como tema central, envolvendo a participação da mineradora Vale Fertilizantes, Ministério Público, Polícia Militar de Meio Ambiente, ativistas, imprensa e comunidade. A audiência foi promovida por requerimento do vereador Sargento Amilton (PTdoB), vice-presidente da Casa.

Na abertura do debate, Sargento Amilton falou sobre a importância da atividade mineral para o desenvolvimento econômico do município, mas também as consequências que este setor causa ao meio ambiente como a poluição de rios e desmatamento desordenado, defendendo o equilíbrio e a sustentabilidade.

Além disso, o vereador comentou sobre sua preocupação com a qualidade do ar, relatando que os bairros Parque das Flores e Boa Vista estão sendo afetados pela fumaça lançada ao ar em função da atividade mineral, pois, segundo ele, a Vale tem somente explorado o minério de Araxá e deveria investir mais no social.

Representando a Vale Fertilizantes, o gerente geral Industrial, Roberto Ribeiro Liporaci, inicialmente apresentou um projeção e vídeo institucional sobre histórico da empresa e as vantagens sobre a produção de fertilizantes para desenvolvimento do setor de agricultura. Liporaci também falou sobre programas sociais que a empresa realiza como a Campanha do Agasalho, contribuição para o Fundo Municipal da Infância e Adolescência, Centro de Desenvolvimento Ambiental e investimentos em diversas entidades assistenciais e projetos do Poder Público.

Já em relação às indagações sobre os bairros, o gerente relatou especificamente sobre o bairro Boa Vista que tem pontos de monitoramento e que até o momento estes não acusaram poluição prejudicial à saúde, mas se comprometeu a revisitar esses pontos e comentou que os relatórios sobre o monitoramento estão disponíveis no site da Supram – Superintendência Regional de Regularização Ambiental.

Os vereadores também pleitearam mais atenção a projetos sociais e ambientais, além de melhorias no acesso à empresa e na avenida José Ananias de Aguiar, tendo em vista o alto fluxo de veículos pesados.

Ao final, Sargento Amilton agradeceu a participação de todos e relatou que aguarda por escrito as respostas a todos os questionamentos feitos à Vale durante o Fórum Comunitário. A empresa disse que está de portas abertas e à disposição de todos.

Confira a reunião na íntegra:

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…