Categorias: Cultura

Fotos e fatos inéditos marcam o ‘Álbum Histórico de Araxá’, que será lançado dia 26 de janeiro

Está sendo aguardado com muita expectativa na cidade o lançamento do livro do escritor e artista plástico araxaense José Dagualberto Borges, com o título de ‘Álbum Histórico de Araxá’. Trata-se de uma grandiosa obra ilustrada com quase 500 fotografias de vários pontos e personagens da história de Araxá ao longo do tempo.

O livro com cerca de 277 páginas é chancelado pelo Ministério da Cultura por meio do Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da empresa CBMM. No ‘Album’, o autor fascinado pela rica história, política, cultural e social de Araxá, reúne com muita riqueza de detalhes fotos, documentos e fatos que marcaram boa parte do município do sol e das águas. Uma obra muito curiosa e interessante que promete surpreender o leitor e toda a comunidade araxaense.

O lançamento em noite de autógrafos de ‘Álbum Histórico de Araxá’, já tem data e local definidos; dia 26 de janeiro, a partir das 20 horas na Boate do Clube Araxá.

O escritor araxaense José Dagualberto Borges conta, “sempre me interessei por história, principalmente de minha terra natal, ‘Araxá’. Desde cedo comecei a colecionar fotos antigas e histórica: de ruas, de avenidas, de praças, de casarões e de momentos importantes do cotidiano; eventos, cívicos, religiosos, políticos, sociais culturais e turísticos que marcaram uma época mágica vivida pelos nossos antepassados.” Ainda segundo o autor, “Desde o início, Araxá mostrava sua beleza e seu charme arquitetônico nas fachadas d suas construções. O tradicionalismo cultural de seus habitantes. Incluindo suas lendas, fascinavam a todos que aqui vinham, na esperança da cura de seus males através do uso de suas águas medicinais e milagrosas e do seu clima ameno. Como se não bastasse, suas terras ricas em minérios raros e o Complexo Hidrotermal do Barreiro, Araxá tornou-se um ponto estratégico em todo o segmento. Seus habitantes batalharam para que Araxá se tornasse esta maravilhosa cidade hospitaleira e próspera. Infelizmente muitas de suas riquezas foram destruídas em nome do progresso.

Este livro que se intitula ‘‘Álbum Histórico de Araxá’, pretende mostrar aos queridos leitores como era Araxá antiga. Um tempo que jamais voltará”.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…