Categorias: Esportes

Fredy e Leonardo Guerra conquistam o tetra brasileiro de Corrida de Aventura

Os multiatletas Fredy Guerra e Leonardo Guerra sagraram-se tetracampeões brasileiro e campeões paulista de Corrida de Aventura em 2010 pela equipe ARS São Francisco Saúde/Acquaflora Cosméticos, na categoria Dupla Mista Pro, conquistando as etapas de Maresias (SP) e dos circuitos Haka Race (tri), Hyundai Adventure e Chauás, fechando o calendário. Ao todo, foram 15 provas, 12 pódios, sendo nove deles no lugar mais alto.

Fundada em 2004, em Ribeirão Preto (SP), pelo experiente atleta e educador físico Arthur Rizzi Soares, a equipe se reveza com os atletas araxaenses Fredy Guerra e Leonardo Guerra, além da consagrada triatleta com experiência internacional e diversas vezes eleita como melhor Corredora de Aventura Brasileira, Rosângela Hoeppner.

Além das competições, a ARS desenvolve continuamente ações socioambientais como o plantio de mudas, palestras de conscientização ambiental e qualidade de vida, e apoio a entidades carentes.

“Conseguir chegar entre as melhores equipes de corrida de aventura do Brasil já é algo bastante difícil, mas mais desafiador ainda é manter-se ali por vários anos”, comenta Arthur.

“É importante saber que não se consegue atingir esses resultados, e muito menos mantê-los apenas com predisposição genética e treinos duros. A todo momento a equipe é colocada a prova e seus limites físicos e psicológicos são desafiados”, acrescenta.

Para Arthur, é necessário estrutura como equipamentos, alimentação, espaço físico e profissionais capacitados para os treinamentos, estratégias para alcançar os objetivos, trabalho em equipe, determinação, dedicação, persistência e muito amor pelo esporte.

“É preciso honestidade, respeito e humildade para com todas as outras equipes e é fundamental o comprometimento com propostas e ações que honrem junto aos parceiros, patrocinadores e apoiadores da equipe, toda a credibilidade e confiança despendida ao longo desses anos. Por isso cabe ressaltar que sem pessoas e empresas que acreditem e apóiem o esporte, nada disso seria possível.”

Fredy Guerra, único atleta residente em Araxá, ainda conquistou o quinto lugar no Circuito Haka Race 2010 na categoria Solo Profissional, após quatro etapas. Ele treina pela Assessoria Esportiva Tendência Outdoor, é patrocinado pela CBMM/Uniaraxá e apoiado por empresas e entidades da cidade.

“Alguns organizadores já demonstram interesse em trazer provas desse tipo pra nossa cidade e região. Vale ressaltar que o turismo de aventura, que atrai turistas com alto poder aquisitivo, já está sendo encarado como uma realidade em nossa cidade, visto que já temos grandes eventos como a Copa Internacional de Mountain Bike, a Corrida de Rua Internacional de São Domingos e o XC Open World Series de Voo Livre, na rampa de decolagem do Horizonte Perdido”, destaca Fredy.

Corrida de aventura

A corrida de aventura é um esporte de longa duração em meio à natureza, muito ligado ao meio ambiente e a sustentabilidade. Geralmente, envolve as modalidades como canoagem/rafting, orientacão, mountain bike, técnicas verticais e corrida em trilha/trekking. Os atletas, que competem em quartetos, duplas ou solo, têm que cumprir o percurso que planejaram no mapa cartográfico e precisam assinar, obrigatoriamente, os PC´s (postos de controle) e passar pelas AT´s (áreas de transição para troca de modalidades), com o objetivo de chegar na linha de chegada no menor tempo possível.

O atleta deverá ser autossuficiente durante o percurso, cuidando de sua estratégia de equipamentos e alimentação para suportar horas ou dias de competição ininterrupta.

Mais informações: www.arsaventura.com.br e www.tendenciaoutdoor.com

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…