Categorias: Saúde

Funed alerta para perigos com animais peçonhentos no verão

Nos meses mais quentes do ano, a temperatura e as chuvas abundantes favorecem o aparecimento mais frequente de alguns animais peçonhentos, como as serpentes e os escorpiões. Quando as tocas desses bichos ficam úmidas, eles saem para procurar novo abrigo. A Fundação Ezequiel Dias (Funed), referência estadual no recebimento desses animais e única produtora em Minas dos soros antipeçonhentos, já registra maior movimento de entrega de exemplares pela população, Polícia Ambiental e Bombeiros.

Quando os animais entregues reúnem condições adequadas, eles passam a fazer parte da rotina de coleta de veneno, cuja toxina é matéria-prima para a produção do soro. A Funed é uma das quatro instituições brasileiras responsáveis pela produção de soros antiofídicos e antiescorpiônicos distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo território nacional.

A orientação aos cidadãos é evitar o acúmulo de lixo e entulho, principalmente tijolos e madeira, que atraem os alimentos dos escorpiões e serpentes – insetos e ratos, respectivamente – e também servem como abrigo. Não existe um produto que espante esses animais. Portanto, além de não fornecer casa e comida, é preciso tampar ralos e frestas das portas, para que eles não entrem em casa. Segundo o técnico Leopoldo Capanema, do Serviço de Animais Peçonhentos da Funed, caso uma pessoa seja picada por uma serpente, ela deve lavar bem a região, ficar calma, evitar esforço físico e procurar atendimento médico imediatamente.

Quando o acidente é causado por um escorpião, os sintomas são fortes dores e aquecimento no local da picada, como se fossem agulhadas. Segundo a técnica Érica Munhoz de Mello, o paciente pode sentir também náuseas e sudorese. A orientação é a mesma: lavar bem a área picada com água e sabão e procurar atendimento médico. É importante que a vítima seja levada diretamente para um Pronto Socorro, para evitar transferências e perda de tempo, e não apostar em receitas caseiras. Além de não contribuir para minimizar os efeitos do envenenamento, essas medidas podem piorar a situação. Não se deve chupar o local, cortar, consumir bebidas alcoólicas, usar pomadas, óleos, ervas ou borra de café, tomar analgésicos e fazer torniquetes ou garrotes.

Ao contrário da crença popular, os animais só atacam quando se sentem ameaçados. No caso do escorpião, o raio de ação se limita ao alcance da cauda. Com um pote de vidro ou plástico e muito cuidado, é possível capturá-lo e levar para o Setor de Zoonoses de Araxá.

Já com as serpentes, o processo de captura é mais complexo e só deve ser feito por uma pessoa capacitada, com o equipamento adequado. Caso não haja as condições necessárias, o ideal é ligar para a Polícia Militar, no 190; Corpo de Bombeiros, no 193; Ibama, no (31) 3555-6100 ou no Setor de Zoonoses da Prefeitura de Araxá (34) 3691-7139. As serpentes capturadas também são recebidas pela Funed. A fundação oferece treinamento para policiais, bombeiros e funcionários de empresas que precisam lidar com captura dos animais peçonhentos.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…