Categorias: Saúde

Governo lança campanha de combate à dengue em Minas

O governador em exercício Antonio Augusto Anastasia e o secretário de Estado de Saúde, Marcus Pestana, lançaram hoje (20), na Secretaria de Estado de Saúde, campanha de combate à dengue, numa parceria do Governo de Minas com a União e prefeituras municipais. As ações de prevenção serão intensificadas e novas campanhas publicitárias, convocando a população a eliminar os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença, começam a ser veiculadas nas emissoras de rádio, TV e jornais e divulgadas em outros locais de grande concentração de pessoas, como estádios de futebol, rodoviárias e aeroportos.

O Governo de Minas está destinando R$ 6 milhões para essas ações e na aquisição de novas tecnologias de combate aos focos do mosquito. Professores da UFMG desenvolveram, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o M.I. Dengue, um sistema inovador que monitora os focos do Aedes e presta apoio fundamental ao planejamento das ações desenvolvidas pelos agentes de saúde. O objetivo é evitar uma epidemia no verão. Historicamente, o pico da doença acontece de janeiro a março.

Anastasia lembrou que a prevenção ainda é o instrumento mais eficaz no combate à dengue, uma vez que não existe vacina capaz de imunizar as pessoas contra a doença. Ele disse também que a campanha é a resposta do Governo de Minas ao avanço da doença em todo o país. No ano passado foram notificados 44.025 casos de dengue em Minas. De janeiro a setembro deste ano, esse número saltou para 74.902.

“A dengue é uma doença grave que, lamentavelmente, vem crescendo no Brasil ano a ano e estamos muito preocupados. O combate não é uma atividade exclusiva do poder público, que é o grande responsável por ela. É fundamental que a sociedade, que as pessoas conheçam o seu papel e possam combater a dengue nas suas residências, nos seus quintais, com os seus vizinhos. A campanha é muito importante porque ela esclarece, mostra, entusiasma, estimula. Ela, de fato, quase cobra da sociedade uma participação ativa nesse combate à dengue”, disse o governador, em entrevista.

A mobilização conta com o apoio das prefeituras mineiras, que vão intensificar a aplicação do fumacê e, principalmente, a visita domiciliar dos agentes de saúde em busca da eliminação de possíveis focos do mosquito. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM) e prefeito de Mariana, Celso Cota, assinou documento formalizando compromisso com a erradicação dos focos.

Matérias recentes

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…