Categorias: Meio Ambiente

Igam fiscaliza sete municípios na região do Alto Paranaíba

Entre os dias 6 e 10 de julho sete equipes formadas pela Polícia Militar de Meio Ambiente e técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) atuam na segunda fase da Campanha de Regularização do Uso da Água em Minas Gerais, Água: Faça o uso legal, referente às ações de fiscalização na Bacia dos Afluentes do Alto Paranaíba (PN1). Em fevereiro deste ano foram feitas reuniões de mobilização e esclarecimento com diversos usuários de água nesta bacia.

Desde abril, o Igam tem fiscalizado essa região com foco na verificação relativa à regularidade do uso da água. Nesta semana, o trabalho será nos municípios de Carmo do Paranaíba, Cruzeiro da Fortaleza, Guimarânia, Lagoa Formosa, Serra do salitre, Patrocínio, Rio Paranaíba, e segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, pode ser estendido à Araxá, mas ainda sem data específica.

“Os usuários que não se registraram e não est iverem regulares quanto ao uso de água, com outorga ou certificado de uso insignificante, poderão ser penalizados com multas ou advertências”, explica o coordenador da fiscalização, o técnico do Igam Sérgio Moraes.

Em 2009 a campanha tem atuado também na verificação dos usos de água em outras duas bacias, a dos rios Pomba e Muriaé (PS2) e do rio das Velhas (SF5). As ações de fiscalização são coordenadas pela Gerência de Monitoramento e Fiscalização do Igam.

A Bacia Hidrográfica dos Afluentes do Alto Paranaíba (PN1) situa-se entre as regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, abrangendo um total de 24 municípios e uma população estimada de mais de 400 mil habitantes.

Registro do Uso da Água

O prazo para realização do Registro de Uso da Água termina em 31 de julho deste ano. Desde o início da Campanha Água: Faça o uso legal, em setembro de 2007, já foram recebidos pelo Igam mais de 300 mil registros.

O Registro de Uso da Água é um instrumento de regularização temporária. Os usuários registrados serão convocados pelo Igam para a regularização formal, por meio da concessão da outorga ou certificado de uso insignificante. Quem ainda não fez o registro pode procurar a Polícia Militar de Meio Ambiente, uma Superintendência Regional de Meio Ambiente, uma das entidades parceiras como sindicatos e prefeituras ou fazer o registro on-line no site do Igam.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…