Categorias: Saúde

Implantação do Centro de Atendimento Psicossocial em Araxá é adiada

A lista de municípios que serão beneficiados este ano com a implantação de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) foi divulgada pelo site do Ministério da Saúde Araxá não está entre as seis cidades mineiras contempladas. A unidade psicossocial seria implantada até o final deste ano no antigo Clube União, conforme anunciado pelo secretário municipal de saúde, Antônio Marcos Belo, no mês passado, mas a reforma que precisa ser feita no local adiou a autorização do governo federal.

O secretário afirma que o Caps em Araxá deve ser implantado só em março de 2010. “Nós fizemos uma visita no local definido para a implantação da unidade, o antigo Clube União, e imaginávamos que a reforma seria pequena e rápida. Mas, para a nossa surpresa, algumas questões técnicas que são exigências da Vigilância Sanitária foram observadas e essa reforma vai necessitar de uma licitação”, diz.

“Nessa reforma também vamos preparar a instalação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e assim teremos dois atendimentos funcionando no mesmo local”, acrescenta.

Para a execução do projeto, a prefeitura deve dar a contrapartida em montar uma infraestrutura com estabelecimento adequado, contratação de equipe técnica e médica e veículos. O Ministério da Saúde aplica recursos mensais de R$ 30 mil para a manutenção do Caps. Araxá já teve a oportunidade de ter o serviço há cinco anos, mas a gestão daquela época optou por não implantá-lo e a verba foi devolvida.

“Já temos toda uma estrutura de profissionais montada, faltando apenas a conclusão da infraestrutura do local, já que a unidade deve atender uma série de exigências definidas pela lei da reforma psiquiátrica. Após a conclusão da última etapa, o Ministério da Saúde analisa o projeto e toda a estrutura montada e autoriza a implantação do Caps, liberando a verba de manutenção”, explica Antônio Belo.

Pacote de medidas

O Ministério da Saúde lançou um pacote de medidas para melhorar o atendimento de pacientes com transtornos mentais e ampliar a assistência aos usuários de álcool e drogas no país. O ministro José Gomes Temporão assinou portarias que aumentam o valor das diárias pagas por paciente internado em hospitais psiquiátricos, que habilita 73 novos Caps, seis em Minas Gerais, e cria incentivo financeiro para internações curtas (até 20 dias) de pacientes em crise. As portarias foram publicadas no Diário Oficial da União na sexta-feira passada (30).

Com o novo pacote, o país passa a ter 1.467 Caps, o que representa um aumento de 246% em relação a 2002. “Passamos em sete anos de uma cobertura de atendimento em saúde mental de 21% da população para 60%, com o parâmetro Caps por 100 mil habitantes”, afirma o coordenador geral da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Pedro Gabriel Delgado. Do total de centros habilitados atualmente, 1.020 dedicam atendimento a usuários de substâncias psicoativas. Além dos Caps Álcool e Drogas (Capsad), os Caps Infanto Juvenil (Capsi) e dos tipos I e III atendem usuários de drogas.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…