Categorias: Cultura

Inscrições para oficinas do Encontro Sesi de Artes Cênicas vão até o dia 31

As inscrições para participar das oficinas do Encontro Sesi de Artes Cênicas de Araxá já estão abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente até o dia 31 de outubro, pela internet ou presencialmente, e garantir sua presença nas atividades que acompanham as atrações teatrais, entre 31 de outubro a 8 de novembro.

Sete oficinas compõem a programação: “Teatro de rua: do jogo ao desafio da representação”, com Cia. Valentina, “Empreendedorismo Cultural”, com o gestor cultural Diógenes Marques, “Autobiografia feminina e criação em teatro”, com as diretoras e atrizes Cida Falabella e Denise Pedron,  “Criação e Composição de Figurino”, com o figurinista Carloman Bonfim, “Sensibilização para dança”, com o bailarino e coreógrafo Rui Moreira, “Fotografia nas Artes Cênicas”, com o fotógrafo Guto Muniz, e “Técnica Vocal e Expressividade no Canto Popular”, com a atriz e cantora Priscilla Cler.

A 24ª edição do Encontro SESI de Artes Cênicas de Araxá, que tem como tema “Arte e realidade” destaca as relações cada vez mais intensas entre a criação artística e a vida real e cotidiana. Apresenta um conjunto de espetáculos que tem como inspiração biografias, fatos históricos, documentários, histórias verídicas, que vão do drama à comédia, do teatro à dança e ao circo, do cênico às artes visuais. Paralelamente, a cidade também recebe oficinas, intervenções e shows.

Há 24 anos ininterruptos em cena, o Encontro de Artes Cênicas reafirma o Sesi como promotor de cultura e formador de público. Desse modo, também se investe em acessibilidade ao cenário artístico nacional. À sociedade araxaense, o Encontro Sesi de Artes Cênicas tem proporcionado, há mais de duas décadas, a experiência de fruição e produção de obras artísticas cênicas (teatro, dança, circo e música) que exercem influência sobre modos de perceber e compreender a sua realidade. Ao mesmo tempo, potencializa o desenvolvimento artístico da cidade, oferecendo a seus agentes culturais a oportunidade de contato com o que se tem produzido nos grandes centros urbanos.

Oficinas

“Teatro de rua: do jogo ao desafio da representação”

Cia. Valentina (Araxá)

31/10 a 4/11, das 14h às 18h no Centro de Cursos Teatrais

Público: acima de 14 anos | 20 vagas | Carga horária: 20 h/aula

Introdução, estudos teóricos, histórico e prática de criação e atuação para teatro de rua. Técnicas corporais e vocais direcionadas, criação e adaptação textuais para a linguagem, desenvoltura de atuação, presença do ator direcionada e diferenciações do estado do ator para o palco e para a rua.

A Cia. Valentina de Teatro realiza espetáculos cênicos, oficinas, workshops, intervenções e apresentações e estuda as teorias e práticas cênicas, além da confecção e atuação com bonecos teatrais, máscaras neutras e expressivas e pesquisas em Arte-Educação. Oferecem ainda cursos de Consciência e Expressão Corporal para o teatro, Preparação vocal, Direção teatral, Dramaturgia, Metodologia de Ensino para formação de atores e educadores, práticas de montagem e apresentações cênicas. Também constam de sua trajetória, experiências em atuação para Commedia Del’Arte, Teatro de Animação, Contação de Histórias entre outros. A Cia. Valentina está também na programação do Encontro SESI de Artes Cênicas com o espetáculo “LePatoPutz”.

“Empreendedorismo Cultural”

Diógenes Marques (Uberaba)

2/11, domingo, das 15h às 19h na Unidade SESI/ SENAI

Público: artistas, gestores culturais e produtores | 20 vagas | Carga horária: 4h/aula

O workshop alinha as filosofias da Economia Criativa que proporciona ao artista, gestores culturais e produtores maior conhecimento da área de gestão de sua carreira e empresa. Serão abordados assuntos como precificação de produto/serviço, consumo de produto intangível, apresentação de proposta comercial, planilha financeira, impostos entre outros. As atividades práticas serão aplicadas com a ferramenta Canvas.

Diógenes Marques é Especialista em MBA Executivo em Gestão Empreendedora de Negócios –ESAM, Gestão Cultural – SENAC/MG e Docência Universitária – UNIUBE, Graduado em licenciatura Plena em História – UNIUBE, Supervisor Técnico de Cultura do Centro de Cultura José Maria Barra/SESI e Coordenador de Produção do Encontro SESI de Artes Cênicas de Araxá.

“Sensibilização para a dança”

Rui Moreira (Belo Horizonte)

3 e 4/11, das 9h às 12h na Unidade SESI/ SENAI Araxá

Público: a partir de 15 anos, sem necessidade de experiência prévia | 15 vagas | Carga horária: 6h/aula

Nesta oficina o interessado é convidado a participar de jogos de dança interativos e lúdicos. Parte do princípio de que o batimento cardíaco demonstra o ritmo interno e externo do ser humano de maneira explicita. Sentir este movimento vital através de exercícios ritmados por musicas mecânicas ou tocadas e entoadas pelos presentes aumenta a sensação de presença e interação. As práticas lúdicas coletivas tendem a espelhar as pessoas e promover interesses e afetos. A exemplo dos encontros tribais ou familiares, a dança e o canto são os elementos facilitadores desta vivência.

A carreira de Rui Moreira teve inicio no final dos anos 1970 e está fortemente marcada por sua participação no Grupo Corpo (MG) e nas companhias Cisne Negro (SP), Balé da Cidade de São Paulo, Cie. Azanie (França/Lyon), Cia. SeráQuê? (MG), e atualmente na Rui Moreira Cia. de Danças (MG). Dedica-se a desenvolver criações coreográficas a partir de pesquisas e fusões entre linguagens cênicas promovendo interações com as matrizes culturais brasileiras.

“Autobiografia feminina e criação em teatro”

Cida Falabella e Denise Pedron (Belo Horizonte)

5, 6 e 7/11, das 14h às 18h na Unidade SESI/ SENAI Araxá

Público: mulheres com ou sem experiência em teatro | 15 vagas | Carga horária: 12h/aula

A Oficina trabalhará práticas de criação teatral a partir de elementos autobiográficos. Os participantes serão orientados a produzir narrativas literárias a partir de suas próprias experiências de vida e então recriá-las em cenas a serem compartilhadas entre eles. O trabalho será realizado com base na (re)criação de rituais pessoais/corporais cotidianos e práticas do teatro documental e da performance.

Cida Falabella e Denise Pedron estão também na programação do Encontro SESI de Artes Cênicas com o ensaio aberto de seu novo trabalho “Domingo.

 “Criação e Composição de Figurino”

Carloman Bonfim (Belo Horizonte)

5 a 8/11, das 14h às 18h na Unidade SESI/ SENAI Araxá

Público: jovens e adultos interessados a se dedicarem à criação de figurinos para teatro | 20 vagas | Carga horária: 16 h/ aula

O curso apresentará aos alunos um breve panorama sobre a história da indumentária e os princípios básicos de criação e de composição do figurino (estudo da proposta cênica, desenho de croquis, finalização) partindo do pressuposto de que o figurino é um dos principais elementos de um espetáculo cênico.

Carloman Bonfim participou de cursos com Luis Rossi (S.P.), J. C. Serroni (S.P.) Ronald Teixeira (R.J.) e Júnia Melillo (M.G.). Criou figurino para espetáculos como: “O mundo mágico do sítio do pica-pau amarelo”; “O gato malhado e a andorinha sinhá”; “Isso que chamamos, talvez por engano, de amor”; “É só uma formalidade”; “Dama da Noite”; “O casamento da ararinha azul”; entre outros. Recebeu várias indicações a prêmio e prêmio USIMINAS/SINPARC em 2012 por “O casamento da ararinha azul”. É mestrando em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui licenciatura em teatro pela Escola de Belas Artes da UFMG e bacharelado em Artes Plásticas pela Escola Guignard da UEMG.

 “Fotografia nas Artes Cênicas”

Guto Muniz (Belo Horizonte)

6 e 7/11, das 9h às 13h e das 14h às 18h, na Unidade SESI/ SENAI Araxá

Público: que tenha interesse por Artes Cênicas e domínio da operação das câmeras fotográficas em modo manual. É altamente recomendável que os participantes possuam câmera fotográfica DSLR. | 15 vagas | Carga horária: 16 h/ aula

Breve histórico da fotografia de cena no Brasil. Os profissionais de artes cênicas e suas diferentes necessidades. O fotógrafo de artes cêicas e suas possibilidades de atuação. Espaços cênicos: o teatro tradicional, os espaços alternativos e os espetáculos de rua. Principais equipamentos utilizados. A adequação técnica a cada espaço, espetáculo ou situação proposta. Fluxo de trabalho e tratamento de imagens. Aulas práticas: os participantes da oficina fotografarão espetáculos que integram a programação do Encontro SESI de Artes Cênicas.

Guto Muniz, em 27 anos de carreira, esteve à frente da cobertura de alguns dos mais importantes eventos das artes cênicas mineiras, dentre os quais destacam-¬se o FIT BH, Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, Festival Mundial de Circo do Brasil, Festival de Arte Negra, Festival 1, 2 na Dança, Horizontes Urbanos, ECUM – Encontro Mundial das Artes Cênicas. É ainda responsável pela cobertura de algumas das mais consagradas companhias mineiras, como o Grupo Galpão, Grupo de Dança 1º Ato, Mimulus Cia de Dança, entre outras.

“Técnica Vocal e Expressividade no Canto Popular”

Priscilla Cler (Belo Horizonte)

6 a 8/11, das 9h às 12h, na Unidade SESI/ SENAI Araxá

Público: atores, estudantes de teatro, interessados em geral | 20 vagas | Carga horária: 12 h/ aula

A oficina busca desenvolver no público iniciante os princípios básicos da saúde e técnica vocal através da prática da vocalização e do canto em conjunto. Aborda também questões relativas à voz de cada indivíduo e a relação com sua personalidade, descoberta vocal e o prazer de cantar, através de jogos e exercícios teatrais.

Priscilla Cler é atriz e cantora, Bacharel em Interpretação Teatral pela UFMG, licenciada em Canto Lírico pela UEMG e Mestre em Artes pela EBA/UFMG. Atua em Belo Horizonte também como preparadora vocal e professora particular de canto para atores. Trabalhou em espetáculos teatrais com os diretores Kalluh Araújo, Pedro Paulo Cava, Antonio Hildebrando, entre outros. Como atriz, cantora e instrumentista, atuou em 21 espetáculos e, como preparadora vocal, em 24 espetáculos. Em 2008, ganhou os prêmios USIMINAS SINPARC e Sesc/SATED, na categoria Revelação, pela atuação no espetáculo Sambalelê, dirigido por Kalluh Araújo. Priscilla está também na programação do Encontro SESI de Artes Cênicas com o espetáculo “A Erudita”.

Serviço

24º Encontro Sesi de Artes Cênicas de Araxá

Oficinas gratuitas

Inscrições: de 13 a 31 de outubro

Internet: www.encontroartescenicasaraxa.blogspot.com

Presencial: Escola de Cultura Sesi Araxá com Ana Paula

Av. Ítalo Ross, s/n, Santa Rita | (34)3662-3038 | Horário comercial.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…