Política

Instituições pedem parcerias para curso na área fotovoltaica

Instituições de ensino técnico e profissionalizante de Minas Gerais manifestaram interesse em oferecer cursos de capacitação técnica de mão de obra destinada à produção de energia solar fotovoltaica. A discussão foi tema de audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na tarde de terça-feira (5).

Autor do requerimento para realização da audiência pública, o deputado Bosco destacou a importância de Minas Gerais no cenário nacional de geração de energia fotovoltaica e o fato de o mercado estar em franca expansão, propiciando grandes oportunidades de emprego aos jovens.

O diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Ribeirão das Neves, Charles Martins Diniz, disse que o cenário é favorável ao treinamento sistematizado nos diversos institutos federais de todo o Estado, já que a perspectiva de crescimento na área é grande. “Temos condições e estamos prontos para fazer essa formação. Minas Gerais é o estado com o maior número de conexões fotovoltaicas do Brasil, ultrapassando São Paulo. E até 2024 esses pontos podem chegar a 1,2 milhão, sendo que a maior parte serão pequenas usinas e residências”, afirmou.

O diretor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal do Sul de Minas, Paulo Roberto Ceccon, reforçou que os jovens mineiros precisam estar preparados para a grande expansão do mercado fotovoltaico, responsável por 70% da energia limpa produzidas hoje no país. “Já temos uma usina de energia solar e estamos capacitando nossos professores. Mas precisamos de incentivo por parte das empresas ou do governo. Com um laboratório nós teríamos condições de instalar cursos técnicos e de especialização. Já temos as pessoas capacitadas, faltaria apenas o investimento”, explica.

Parcerias

Também pediram investimentos o presidente da Fundação Cefet Minas, Paulo Eduardo Maciel Almeida, e o diretor-geral do Instituto Federal do Norte de Minas – Campus Montes Claros, Renato Afonso Cota Silva. “Buscamos parcerias no setor público. O momento é difícil, não há condições financeiras, e até sonhamos com encubar empresas e promover empreendedorismo para quem quisesse se aventurar nessa área. Mas a escassez de recursos é grande”, ponderou Silva.

O assessor de Políticas Educacionais da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação, Wladimir Tadeu Silveira Coelho, disse que um ponto de partida pode ser o uso do ambiente escolar para a mobilização na busca por uma energia mais limpa por parte da sociedade. “A ampliação da matriz energética nacional passa por diversos interesses e a escola pode ser mais um elemento provocador, onde essas discussões aconteçam”, afirmou.

Alta demanda

O diretor Regional do Senai, Cláudio Marcassa, afirmou que o curso profissionalizante que eles possuem surgiu de demanda da própria indústria. “Estamos em funcionamento e com alta demanda. Fomos procurados por uma empresa paulista que vai se instalar em Montes Claros e estamos nos estruturando para atender no Norte de Minas e até em outros lugares do estado. Como tínhamos a demanda, enviamos profissionais para treinamento em outros locais com know-how, para abrirmos curso nessa área”, explicou.

O presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), Carlos Alexandre Frosini Evangelista, alertou que muitos cursos que hoje existem no mercado nem sempre tem a preocupação com a qualidade do ensino que o Senai demonstra e, por isso, a entidade criou uma certificação para os profissionais da área, com o objetivo de melhorar, qualificar e proteger o atendimento para o consumidor.

“Hoje existem 473 cursos de instaladores de energia fotovoltaica, uns bons, outros nem tanto. Não temos competência para formar, precisamos de vocês, para fazer essa melhor formação. Isso é fundamental para nós. Teremos a aplicação de uma prova prática e teórica, cujo conteúdo deriva de boas práticas europeias que absorvemos. As vantagens disso são a segurança para os clientes e o fato de que o profissional com a certificação se sobressairá no mercado”, aponta Carlos Evangelista.

Requerimentos

Ao final da reunião, foram aprovados três requerimentos: um de audiência pública, de autoria do deputado João Vitor Xavier, e dois de visitas, de autoria do deputado Bosco. A audiência seria para tratar das consequências da transferência, para dentro do município de Sabará (RMBH), do transporte de minério da empresa Empabra/Phoenix. As visitas são ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e ao ministro da Educação, ambas com o objetivo de apurar ações para formação de mão de obra especializada destinada a atender o mercado de desenvolvimento e produção de energia solar fotovoltaica.

 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…