Categorias: Cidade

IPDSA intensifica combate ao comércio irregular em Araxá

O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) vai intensificar o combate ao comércio irregular em Araxá. A iniciativa tem início após uma reunião na Associação Comercia e Industrial de Araxá, entre o presidente da ACIA, Marcio Farid, o superintendente do IPDSA, Paulinho de Souza, e o Secretário de Segurança Urbana, Élvio Bertoni.

 O alvo principal são os caminhões que chegam ao município para vender diversos tipos de mercadoria sem autorização da Prefeitura de Araxá e sem Alvará de Funcionamento. O IPDSA disponibiliza para a comunidade os seus telefones para que a fiscalização possa ser acionada e coibir qualquer tipo de comércio ilegal.

A ação do instituto de fiscalizar de forma extensiva todo ambulante que vem de fora tem como objetivo defender o interesse do comércio local e também do consumidor de Araxá que tem direito a garantia de tudo aquilo que compra.  Os telefones para denúncias são (34) 3661-3675 ou o celular nos fins de semana (34) 8861-4075.

O superintendente o IPDSA, Paulinho de Souza, diz que a comercialização ilegal não favorece a ninguém a não ser os vendedores que vêm de fora e logo após as vendas pegam o dinheiro e vão embora. “É muito importante que o cidadão araxaense compreenda que quando ele compra de alguém que não tem nota fiscal e não garante a qualidade da mercadoria esta deixando de exercer um direito e prejudicando toda a sociedade”, explica.

Segundo Paulinho, ao receber a denúncia, o fiscal do IPDSA vai até o local e identifica os vendedores. Se constatando que não há documentação que os autorize a exercer a atividade será confeccionada uma notificação e eles serão convidados a se retirarem do local. Ele afirma que, caso haja uma desobediência da determinação do fiscal a polícia será acionada. O combate ao comércio ilegal vai contar com o total apoio da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania.

O chefe de Meio Ambiente e Fiscalização do IPDSA, Givago Matheus Leite, afirma que o instituto ligado a Prefeitura de Araxá, conta atualmente com nove fiscais que também ficaram a disposição da comunidade para fiscalizar ambulantes irregulares inclusive com plantão durante os finais de semana. “A equipe de fiscais já está à disposição da comunidade e apta a receber as denúncias. Temos inclusive uma escala de plantão já definida até o mês de dezembro com a definição de duplas que estão atuando aos sábados, domingos e feriados”, revela Givago.

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araxá, Marcio Farid, afirma que este tipo de comércio traz muitos prejuízos para a cidade. “A ACIA sempre se preocupou com esta questão, uma vez que há inúmeras reclamações de empresários araxaenses que tem seus negócios estabelecidos, pagam seus encargos e impostos e têm que conviver com esta concorrência desleal. A cidade recebe muitos caminhões que despejam suas mercadorias em um lugar qualquer e começam a vender de forma clandestina diversos tipos de produtos. Os próprios consumidores são prejudicados, pois estes produtos não tem procedência e nenhuma garantia, além de que estes vendedores irregulares não estão gerando emprego e renda para a cidade e nem benefícios sociais para o município”, afirma Farid.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…