Cidade

IPTU poderá ser pago a partir de março

O vencimento da primeira parcela ou cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) será em 30 de março, mas a Prefeitura Municipal de Araxá, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, já disponibiliza a emissão da guia no site do município. A entrega a domicílio dos carnês está prevista para a primeira semana de fevereiro. Será possível, também, obter o carnê no balcão da prefeitura, situado na rua Presidente Olegário Maciel, 306, Centro.

Em relação ao ano anterior, o valor do imposto foi reajustado em 6,58% índice do IPCA Especial do IBGE. A arrecadação continua sendo revertida em 15% para saúde e 25% para educação. O desconto para quem optar por cota única será de 10%. Já o parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes, com pagamento no último dia útil de cada mês. A parcela mínima é corresponde ao valor da Unidade Fiscal do Município: R$ 48,50.

O secretário de Fazenda e Planejamento, Fernandes Cândido de Barros, prevê redução no percentual de inadimplentes, que equivalia a cerca de 40% nos últimos anos. Ainda segundo ele, o pagamento à vista vai proporcionar ao contribuinte um desconto maior do que o índice do reajuste, ficando o valor do imposto a vista deste ano mais baixo do que o do ano passado para quem pagou em 2016 o valor parcelado.

“No decorrer dos anos anteriores, a arrecadação era de cerca de 60%. Para esse ano, acredito que mais de 80% da população pagará o IPTU. É importante destacar que se considerarmos o reajuste de 6,58% e o contribuinte optar pelo pagamento à vista, a pessoa pagará valor menor em relação ao ano passado em um percentual de 3,42%”, analisou.

 Emissão via site

O contribuinte já pode emitir o boleto de pagamento o IPTU 2017 através da internet. Basta acessar o site www.araxa.mg.gov.br, clicar no item IPTU e preencher o campus com o endereço ou número de inscrição do imóvel. No caso do endereço basta colocar o  nome do logradouro, sem escrever rua ou avenida.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…