Categorias: Agronegócio

Irmãos produtores faturam Cup of Excellence Naturals 2014

Os irmãos e produtores Sebastião e Antônio Márcio da Silva (Sítio Baixadão), do município de Cristina, na região Mantiqueira de Minas, foram os grandes vencedores, com 95,18 pontos, do concurso internacional Cup of Excellence Naturals 2014, promovido na semana passada em Araxá. O evento, anfitrionado pela Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), reuniu os principais especialistas de cafés especiais do mundo, com a etapa de avaliação das amostras sendo realizada no Uniaraxá e a cerimônia de premiação no Grande Hotel do Barreiro, este na noite de sexta-feira (23).

O júri internacional do Cup of Excellence é composto por profissionais da indústria de café e provadores de vários países e locais do mundo, entre eles, Estados Unidos, Europa, Japão, Guatemala, Canadá e Austrália.

Os produtores premiados ficaram extremamente contentes em serem reconhecidos pela sua dedicação à qualidade. O cafeicultor não só recebe um prêmio de prestígio em uma cerimônia nacional, mas também os preços recordes no leilão são pagos aos produtores.

Além disso, os campeões passaram a ser reconhecidos pelo comércio internacional. Uma fazenda premiada (e freqüentemente a região inteira) poderá receber visitas futuras e consultas. Um café que ganha continuamente o Cup of Excellence terá seu status comparado a um bom vinho, ou seja, a um Grand Cru.

O presidente da Capal e vice-presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Alberto Adhemar do Valle Júnior (Junão), destaca que foi uma grande honra para a cooperativa e a região do Cerrado receber um dos mais importantes concursos de cafés do Brasil.

“A nossa região é diferenciada. O Cerrado Mineiro já é reconhecido internacionalmente por produzir cafés especiais. Agora, queremos tornar Araxá e a nossa microrregião também reconhecida internacionalmente. A nossa meta é transformar nossa cidade e os municípios vizinhos como os melhores produtores de cafés especiais do Cerrado Mineiro”, destaca.

Representando a Prefeitura de Araxá, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Maria Lemos Júnior (Juninho), destacou em seu pronunciamento que o café é um dos principais produtos impulsionadores da Balança Comercial do Agronegócio Brasileiro. Cumprimentou ainda à organização, participantes e todos os parceiros envolvidos pelo evento altíssimo nível realizado em Araxá.

Parceiros

Além do Uniaraxá e Federação dos Cafeicultores do Cerrado, a Capal, como anfitriã do evento, conta ainda com o apoio do Sistema Ocemg – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, CCPR – Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais,  Sicoob Crediara – Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Araxá Ltda , Bayer, Sebrae Minas e Carmocoffees.

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…