Categorias: Cidade

Jeová assina acordo com o MP e tem até seis meses para realizar concurso público

Da Redação/Jorge Mourão – A Prefeitura de Araxá e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Promotoria do Patrimônio Público, assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a realização do concurso público em até seis meses a contar da data de hoje (26), em audiência de conciliação promovida da 3ª Vara Cível do Fórum de Justiça local.

Com isso, foi extinta a ação civil pública que era movida pelo MPMG que pedia a anulação do concurso por questionamentos quanto à legalidade da licitação e à idoneidade da empresa Contabilidade Municipal, Administração, Assessoria Jurídica (Comaj), contratada para promover as inscrições e o processo seletivo. O processo se arrastava há pelo menos um ano e cinco meses.

A audiência conduzida pelo juiz Ibrahim Fleury Camargo de Madeira Filho teve as presenças dos promotores Marcus Paulo Queiroz Macêdo e Mara Lúcia Silva Dourado, do prefeito Jeová Moreira da Costa, do secretário municipal de Assuntos Jurídicos, André Luis Sampaio Borges e dos assessores jurídicos do município, Bruno Borges Almeida e Ana Cristina Castro de Carvalho.

Também participou da audiência o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto), representado pelo presidente Hely Aires da Silva e pelo assessor jurídico Sílvio Afonso de Almeida Júnior.

A Prefeitura de Araxá terá duas opções para promover o concurso – através de licitação para contratação de uma nova empresa ou contratação direta de uma instituição pública (o que dispensa a necessidade de licitação e as instituições indicadas serão analisadas pelo MPMG) para realização do processo seletivo pleiteado por mais de 8 mil inscritos, sendo 1,6 mil vagas ofertadas.

Em relação à Comaj, que contesta gastos pela elaboração do edital e realização das inscrições, consta no TAC que o município poderá acordar um distrato, considerando o interesse público das inscrições, ressarcindo os gastos apontados, comprovados documentalmente.

Caso isso não ocorra, a prefeitura, nos moldes da súmula n° 473 do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Lei de Licitações (8.666) exercerá o direito de revogação unilateral do contrato firmado com a Comaj, hipótese em que também haverá ressarcimento pelo município à empresa de todos os gastos que forem comprovados documentalmente.

Município

Para o prefeito Jeová, o município e o Ministério Público buscaram o melhor entendimento para a realização do concurso público. “Nós respeitamos todas as entidades que estão participando desse processo, ouvimos todas as pessoas, buscamos uma remuneração digna e racional de todos que prestaram esse serviço até o momento e agora vamos buscar outras entidades para colaborar com a gente na realização desse concurso”, afirma.

“Vejo que a comunidade de Araxá ganhou dentro da grandeza de que todas as pessoas estão ocupando esse poder de decidir. Saí da audiência muito satisfeito e vamos dar a todos esses 8 mil candidatos a possibilidade para realizarmos esse concurso dentro do prazo estipulado”, ressalta o prefeito.

Ministério Público

O promotor Marcus Paulo afirma que o objetivo do Ministério Público foi alcançado. “Deve ser ressaltada a posição do doutor Ibrahim, que partiu dele e não de mim, a audiência de conciliação, e ele conduziu de uma forma muito bem feita, e que felizmente redundou em uma conciliação e na resolução do problema. Podemos dizer agora que vamos ter o concurso em até seis meses, pelo menos foi isso que ficou acordado, escrito e assinado pelo município quanto pelo Ministério Público, sendo homologado judicialmente”, diz.

Marcus Paulo acrescenta que a negociação com a prefeitura desde o início foi complexa. “Diante do fato da prefeitura não admitir de que havia alguma irregularidade quanto à licitação, a negociação havia uma certa complexidade natural, mas tudo chegou a um bom termo. Esperamos agora que o concurso deja realizado o mais breve possível.”

Sinplalto

Hely Aires afirma que o Sinplalto vai acompanhar de perto toda a situação do concurso público. “Sempre defendemos o concurso público por ser uma legalidade constitucional e resolve o problema das contribuições previdenciárias. Hoje temos muito mais contratados contribuindo com o INSS e deviam estar contribuindo como concursados para o fortalecimento do nosso instituto (Iprema). Foram mais de quatro horas de audiência e deixamos todo o mérito ao doutor Ibrahim, que conduziu a audiência no melhor termo possível, ajudando as partes envolvidas chegarem a um acordo”, diz.

“Agora é resolver a situação, tirar o servidor dessa expectativa de ficar ou não na prefeitura quando a eleição for realizada em 2012. Tomara que dê tudo certo e vamos acompanhar de perto a efetivação dos aprovados dentro do número de vagas, inclusive vamos pedir um auxílio ao Ministério Público para que o quadro da prefeitura esteja completo, senão vamos chegar em janeiro de 2013 e a prefeitura vai inchar o quadro novamente com contratados; aí começa  essa demanda na Justiça novamente”, acrescenta.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…