Categorias: Cultura

Jornalista lança livro sobre Araxá

Da Redação – O jornalista Wander Rezende lança, na noite de hoje (8), no Grande Hotel, o seu segundo livro, denominado “Araxá, Bela e Atrativa”. A obra, com edição bilíngue (Português/Inglês), retrata o que a “Terra de Beja” tem de melhor. O livro possui 184 páginas que leva o leitor aos diversos temas como cultura, museus, história, economia, artesanato, culinária, turismo, além da história de vida de algumas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Araxá.

Na publicação há mais de 300 fotos escolhidas exclusivamente pelo autor, com a ajuda do fotógrafo Reynaldo Finholdt Júnior. Um verdadeiro almanaque cultural que revela fatos e acontecimentos que marcaram a história de Araxá no decorrer dos anos.

O autor destaca uma cidade que vive suas tradições antigas sem esquecer o desenvolvimento. Lugar estruturado, com economia sólida e importante para Minas Gerais e Brasil, com ótimas opções turísticas através das águas medicinais. Um povo hospitaleiro e gentil, que preserva seus costumes interioranos e os transmitem para os visitantes.

Famosa por abrigar a maior estância hidromineral da América Latina (Complexo do Barreiro), Araxá coleciona boa parte da história e cultura de Minas, desde a época da exploração do ouro, até os dias atuais.

Clima aconchegante, uma culinária rica e de dar água na boca. Bonita por natureza, assim é Araxá. Em cada página desta obra, é possível degustar um pedacinho de tudo aquilo que este lugar abençoado tem de melhor. Araxá vive uma diversidade cultural durante o ano todo, através de encontros de dança, música e teatro. Sem contar as festas tradicionais seculares que ainda sobrevivem na modernidade, como as folias de reis, congadas e as manifestações religiosas.

No que se refere à preservação de seus bens culturais, Araxá é muito bem preparada. Basta verificar a existência de vários museus, centros de cultura e memoriais. Por exemplo, o Museu Calmon Barreto, único no país que contém obras exclusivas de um só artista. Casarões coloniais ainda contrastam com a arquitetura moderna, um sinal de que a cidade preocupa com o progresso, mas conserva os traços de um passado distante.

Para Wander, quem tiver a oportunidade de adquirir o livro, irá se maravilhar com as curiosidades reveladas por ele, muitas delas vividas por personalidades importantes como presidentes do Brasil, onde quase todos já visitaram a cidade. “Vale a pena conferir, do princípio ao fim, que Araxá realmente merece a denominação tupi-guarani de “lugar alto onde primeiro se avista o sol”- conclui o autor.

A obra foi editada através da Lei de Incentivo a Cultura (Lei Rouanet), com apoio da CBMM, Minax, Acol Distribuidora e Rio Branco Petróleo.

Wander é jornalista, formado pela Universidade de Uberaba e escritor, autor do livro “Tapira, Mosaico Cultural”, publicado em 2009.

Matérias recentes

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…

Aeroporto de Araxá amplia escala com voos diários para Belo Horizonte e conexão em Patos de Minas

Mais turismo e desenvolvimento econômico para Araxá. A partir do dia 1º de julho, o…

Mutirão de limpeza no bairro Jardim das Oliveiras recolhe 15 toneladas de entulho; ação acontecerá todas as sextas

O mutirão de limpeza realizado no bairro Jardim das Oliveiras e adjacências na última semana,…