Categorias: Agronegócio

Jovens Capal: Excelência na propriedade

O grupo Jovem Capal formado por 30 pessoas entre 15 e 29 anos que integram a Cooperativa Agropecuária de Araxá, participou da palestra Excelência na Propriedade Rural, ministrada pelo administrador e consultor do Senar, Walmes Mendonça. O evento contou com a presença de familiares dos jovens, do presidente do Sindicato Rural de Araxá e da Capal, Alberto Adhemar do Valle Júnior, do gerente Regional do Senar Minas, Flávio Silveira e de jovens que querem ingressar no grupo.

Temas como sucessão familiar, diferenças no gerenciamento entre as gerações, aceitação e planejamento foram destacados pelo palestrante como pontos importantes a serem considerados na administração da propriedade. Em seguida, foi apresentado o programa Negócio Certo Rural do Senar, que trabalha questões ligadas à administração do negócio rural, como diagnóstico, planejamento, planilha de ações e prospecção, tudo acompanhado e monitorado pelos consultores do Senar. “Firmamos o compromisso de organizar a turma e queremos começar essa etapa ainda este semestre”, completa Nislene Brito, presidente do grupo.

Esse é o segundo e o resultado tem atendido às expectativas dos organizadores. “Hoje a gente vê que nossos familiares estão engajados em melhorar e aceitam as mudanças, muitos já estão até praticando essas mudanças”, comemora Nislene.

O grupo foi criado há um ano e meio e vem se fortalecendo e ganhando o apoio de várias entidades do setor, como o Senar, Ocemg entre outras. Uma das preocupações dos líderes é dar continuidade ao trabalho para que sejam mantidos a seriedade e o comprometimento de todos. “Criamos um cronograma de ações que envolve encontros, cursos e viagens técnicas a serem realizados no decorrer do ano”.

Nislene diz que a ação conjunta visa preparar os jovens para suceder os pais nos negócios familiares, com foco no cooperativismo e união do grupo.  “A mudança de comportamento é fundamental para mantermos nossos negócios familiares com lucratividade e resultados. Para isso é preciso conhecimento e capacitação, para trabalharmos com qualidade, baixo custo e tecnologia.”

O Minas Jovem Rural é um projeto piloto desenvolvido pelo Senar Minas em parceria com a Capal e o Sindicato Rural de Araxá. Os encontros do grupo ocorrem no terceiro sábado do mês. Para mais informações: (34) 3691.5080, com Nislene.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…