Categorias: Política

Justiça Eleitoral indefere pedido de cassação de Edna Castro

A Justiça Eleitoral de Araxá indeferiu a representação da promotora Mara Lúcia Silva Dourado que pedia a cassação da candidatura de Edna Castro, em sentença divulgada na tarde desta quinta-feira (2), que foi acusada de usar verba do Programa da Criança e do Adolescente (PCA) para custeio de sua campanha.

Na mesma representação, o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Érico Feres, está livre de multa. Ele foi acusado de ter removido duas funcionárias do PCA para outros departamentos por razões eleitoreiras, o que é proibido durante o período eleitoral.

Em relação à representação contra Edna Castro, a sentença do juiz Eleitoral, Pedro Cândido Fiúza Neto, diz que a irregularidade que acarretaria a aplicação de cassação e multa é “tendente a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais”,

“Sem questionar se ta fato caracteriza ou não improbidade administrativa, até porque isso deve ser analisado pela via própria, diversa dessa, o certo é que, considerando a narrativa da inicial, em tese, tal irregularidade não foi praticada com a intenção de se buscar um desequilíbrio na disputa eleitoral, o que significa dizer que, nesse ponto, não há como se acolher a pretensão inicial”, afirma a sentença.

Já em relação à representação contra o secretário Érico Feres, o entendimento do juiz Pedro Fiúza foi de que as duas funcionárias envolvidas não divergiram quanto à ocorrência de transferência delas para outros departamentos.

“Em suas declarações, ambas as funcionárias dizem, em perfeita sintonia, que foram comunicadas da remoção em 03/07/08, período em que a movimentação ainda não era vedada (não houve infração à lei eleitoral). Por essas razões, não vejo como acolher a pretensão inicial também em relação a esse fato, não sendo o caso de se aplicar pena de multa”, diz a sentença.

A Promotoria Eleitoral informou que irá recorrer da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…