Categorias: Cidade

Justiça inicia julgamentos de oito crimes contra a vida em Araxá

Começou na manhã de hoje (5), no Tribunal do Júri (Juizado Especial) da avenida Getúlio Vargas, uma nova série de julgamentos de crimes contra a vida. Os trabalhos acontecem de segunda a quinta-feira, nesta, e na próxima semana. O caso que abre os julgamentos é de um homicídio ocorrido em 1995. Segundo o juiz Renato Zouain Zupo, a população pode acompanhar a atuação do Poder Judiciário.   

“São sessões do Tribunal do Júri, designadas para julgamento de crimes dolosos contra a vida, consumados ou tentados, em sua maioria homicídios. Vamos julgar uma série de oito processos, submetendo ao conselho de sentença que é composto por cidadãos da sociedade”, destaca Renato Zupo.

Segundo o juiz, a participação do cidadão na administração da Justiça é muito importante. “É a maneira que o Poder Judiciário possui de arregimentar para si a cooperação de toda a sociedade”, diz.

Casos

Ao todo, oito casos serão julgados e os processos são, em sua maioria, de homicídios ocorridos nos últimos dois anos.  “Pra nós todos os casos são importantes e conhecidos, mas a população estará diante de alguns casos mais falados. O de hoje, por exemplo, um homicídio (Vítima morta após sofrer com golpes de martelo pelo réu julgado hoje e por golpes de uma roçadeira pelo acusado de ser comparsa) ocorrido em 1995, já foi submetido a julgamento quatro vezes, por duas vezes a decisão foi revogada por superior instância e estará sendo submetido a júri novamente nesta oportunidade”, conta o juiz.

O Ministério Público diz que o homicídio foi duplamente qualificado e  vai pedir a condenação dentro dos termos da pronúncia. Já o advogado de defesa do réu, Bruno Borges Almeida, afirma que seu cliente não teve intenção de matar e que não foi ele quem deu a causa da morte.  

Crime do japonês

Na quarta-feira a Justiça julga um homicídio que ficou bastante conhecido em Araxá como o crime do japonês das máquinas de costura. O caso esteve em mistério a respeito de quem seria o autor por vários anos e a polícia conseguiu apurar o suposto assassino.

Julgamentos

Desde que Renato Zupo tomou posse na Vara Criminal, há cerca de quatro anos, ele busca realizar a série de julgamentos pelo ao menos uma vez por semestre. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…