Categorias: Cultura

Leo Cunha debate a influência da leitura na formação do indivíduo

“A escola e a família na formação do leitor” é tema do terceiro encontro do Circuito CBMM de Cultura, em parceria com o Sempre um Papo. O escritor Leo Cunha é o convidado que, com sua ampla experiência na produção de histórias infanto-juvenis, conversa com o público sobre os benefícios da leitura na formação do indivíduo, além da influência do núcleo familiar e escolar.

A forma como essas duas instituições podem contribuir para o hábito e o prazer da leitura literária, e também a importância de uma formação cultural plural, aberta às várias artes e gêneros, estão na pauta do escritor. O debate integra a programação do 9º encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), projeto que oferece palestras e oficinas. O evento ocorre nesta segunda-feira (26), a partir das 9h30, no Centro de Convivência do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) – avenida Amazonas, 777, bairro São Geraldo. A entrada é gratuita.

Segundo Leo Cunha, a leitura de obras literárias, dos mais variados estilos, gêneros e formatos, favorece a formação de uma visão de mundo mais ampla, mais aberta e mais criativa. Durante a palestra, ele apresenta duas de suas obras: uma pequena parte de sua produção, mas que ilustram bem sua habilidade em tratar temas sérios de uma forma lúdica, bem acessível ao público jovem.

“Profisonhos – um guia poético” reúne poemas que falam sobre as profissões de uma forma lírica e bem-humorada. Leitura obrigatória para aqueles que ficam inquietos com a tradicional questão: “O que você quer ser quando crescer?”. Outra obra, “Conversa pra Boy Dormir”, trás uma reunião de contos que retratam as conversas de um pai com o filho pequeno, na hora de dormir. Cada conto traz um tema: brincadeiras, medo, sonhos, dificuldades. Em conjunto, vão tecendo a relação amorosa e companheira entre as duas gerações.

Leo Cunha é graduado em Comércio Exterior pela UNA e Comunicação Social pela PUC-BH. É especialista em literatura infantil e juvenil e mestre em Ciência da Informação. Divide suas atividades entre as aulas de jornalismo cultural que leciona na UNI-BH e a escrita de contos juvenis, atividade que iniciou com o livro “Pela Estrada Afora”, publicado pela Atual Editora em 1993.

De lá para cá, o autor soma mais de 40 publicações, entre livros autorais e coletâneas. Já venceu seis concursos literários, entre eles o Prêmio Jabuti – Autor Revelação do Ano em Literatura Infantil (1994) e Prêmio FNLIJ Odylo Costa com O melhor livro de poesia (2002).

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…