Cultura

Letícia Spiller e Rosamaria Murtinho encenam “Dorotéia” em Araxá

As atrizes Letícia Spiller e Rosamaria Murtinho, que comemora 60 anos de carreira, se apresentam em Araxá no próximo dia 22 de junho, no Teatro Municipal de Araxá, às 20h, com o espetáculo “Dorotéia”, obra de Nelson Rodrigues. A peça marca o encerramento do primeiro semestre da Campanha Vá ao Teatro 2016, idealizada e coordenada pelo promotor cultural Joãozinho Uirapuru.

Os convites para o espetáculo são limitados ao espaço do teatro, que vai contar com arquibancada extra para receber público maior e ter efeito de teatro de arena. A distribuição gratuita dos convites ainda está sendo definida pela promoção da peça. A classificação é 18 anos.

“A campanha Vá ao Teatro inova mais uma vez e apresenta uma produção luxuosa de enorme repercussão no Rio de Janeiro, sendo a estreia da turnê nacional na cidade de Araxá. Desde a sua criação, há 23 anos atrás, a iniciativa da campanha tem colocado nossa cidade no circuito cultural do país,com estreias nacionais e apresentações mensais, atraindo a atenção de artistas e produtores de renome, constituindo num projeto de referência na área das artes cênicas”, destaca Joãozinho.

A peça é dirigida por Jorge Farjalla, promovida pela Campanha Vá ao Teatro, da Uirapurus Arte e Cultura, e patrocinada pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a peça

Rosamaria Murtinho e Letícia Spiller estão juntas em cena, como a fera e a bela, na montagem de “Dorotéia”. Rosa interpreta a protagonista Dona Flávia, uma mulher feia, frustrada e infeliz que faz de tudo para destruir a beleza da prima Dorotéia, ex- prostituta, uma pecadora incorrigível, porém, arrependida, vivida por Letícia.

Ambas encenam pela primeira vez um texto de Nelson Rodrigues. “Dorotéia”, escrita em 1949, fechou o ciclo das obras do teatro desagradável de Nelson Rodrigues, classificado pelo crítico Sábato Magaldi como “peças míticas”. O texto é uma ode à beleza da mulher onde a heroína, título da obra, segue em busca da destruição de sua própria beleza para se igualar à feiúra de suas primas: Dona Flávia, Maura e Carmelita.

Numa casa só de mulheres, sem quartos e onde há mais de 20 anos não aparece um homem, chega Dorotéia, uma ex-prostituta arrependida, que quer se redimir de seus pecados. Procura abrigo na sua família e é, em alguns momentos, questionada por Dona Flávia, a prima mais velha, que, mesmo com sua raiva, implicância e orgulho, faz de tudo para removê-la da idéia, às vezes com uma nesga de afeto, de fragilidade e disfarçados gestos de acolhimento, mas contando que ela aceite as condições de viver naquela casa e se tornar tão feia quanto o resto da família.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…