Categorias: Economia

Lojas desrespeitam desconto nas compras à vista com o cartão de débito

Uma pesquisa realizada hoje (10) pelo Diário de Araxá aponta que a maioria das lojas locais de confecções, calçados e presentes (60%) oferece o desconto pela metade nas compras à vista com cartão de débito em relação às compras com dinheiro.

As despesas com aluguel e manutenção das máquinas de cartão, além da taxa cobrada sobre a transação da compra (média de 3% do valor), são as principais alegações dos comerciantes para que não ofereçam o mesmo desconto no pagamento com dinheiro.

Dos dez estabelecimentos ouvidos, somente quatro dão o mesmo abatimento. O secretário executivo do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Tiago Silva Borges, diz que a redução do desconto é abusiva.

“O estabelecimento comercial disponibiliza esse sistema de cartão justamente para que tenha uma maior amplitude nas vendas. Então, os gastos com aluguel, manutenção e taxas de transação não devem ser repassadas para o consumidor”, alerta Tiago.

Caso o comerciante se recuse a dar o mesmo desconto das compras com dinheiro, Tiago diz que o consumidor deve procurar o Procon. “Vamos encaminhar a reclamação ao lojista e até mesmo abrir um processo administrativo para tomar as medidas legais cabíveis”, explica.

O secretário executivo acrescenta que o uso cartão é cada vez mais comum no dia-a-dia do consumidor. “É um meio prático, com facilidade de parcelamento e vantajoso, na medida em que o consumidor seja controlado, além de evitar que ele carregue grande quantidade de dinheiro ou cheque”, destaca.

O analista de suporte, Thiago Teixeira, diz que o desconto reduzido na compra no débito é um absurdo. “O pagamento é descontado na hora na minha conta corrente. Eu só dou razão nesse tipo de desconto na compra com o cartão de crédito, já que leva mais tempo para que o comerciante receba o valor da compra”, afirma.

Thiago conta que já recusou comprar à vista no débito numa loja de calçados. “O vendedor disse que só me daria o desconto caso eu comprasse no dinheiro. Ele sequer quis me dar o desconto no débito, e olha que o tênis que eu queria custava uns R$ 340. Resolvi comprá-lo em outra loja que deu o mesmo desconto da compra com dinheiro. No final das contas, economizei R$ 50.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…