Categorias: Cidade

Mais de 3 mil manifestantes vão às ruas em Araxá

Da Redação – O dia 21 de junho de 2013 entrou para a história de Araxá. Foi o dia em que mais de 3 mil manifestantes foram às ruas para protestar e reivindicar por melhorias, principalmente na saúde, educação e transporte público. As manifestações que se espalharam pelo Brasil chegaram a cidade com um apoio maciço da população araxaense. Durante o ato, o prefeito Jeová Moreira da Costa e a presidente Dilma não foram poupados dos gritos de ordem de boa parte das pessoas que foram as ruas.

A concentração aconteceu na av. Antônio Carlos por volta das 18h e um grande grupo subiu a avenida Imbiara. Logo depois, um novo grupo se formou e os manifestantes se encontraram na altura do Posto Rio Branco. Unidos, araxaenses, de todas as idades, cantaram o Hino Nacional e voltaram sentido ao Centro.

Nos cartazes, frases de impacto contra a corrupção, PEC 37, homofobia, preço da passagem do transporte público e gastos excessivos do dinheiro público.  Com os rostos pintados, os manifestantes pediram investimentos, principalmente no setor de saúde.

O grupo chegou a av. Antônio Carlos e uma boa parte dos manifestantes se posicionou em frente ao prédio onde mora o prefeito. Mais uma vez, eles gritaram e reivindicaram por mudanças na cidade e pela redução no preço da passagem de ônibus. Ao longo de todo o percurso, as pessoas foram escoltadas pela Polícia Militar.

Logo em seguida, alguns manifestantes atearam fogo em um boneco com fotos de políticos e uma placa pedindo a saída de Jeová e Dilma de seus cargos.</p>

O evento, que estava pacifico e dando exemplo de democracia, teve um pequeno incidente causado por uma minoria exaltada. Cerca de 80 policiais que estavam acompanhando o evento tiveram que intervir contra alguns jovens que arremessaram pedras em direção da PM. Enquanto isso, a maioria das pessoas que estava nas ruas gritava “Sem Violência”.

Segundo o capitão Adriano Marques Guimarães, três pessoas foram identificadas e presas. Um policial foi atingido e teve escoriações no braço. Os ânimos só foram acalmados com a ação da tropa de choque, que utilizou bomba de efeito moral para normalizar a situação.  O major Fernando Reis também dialogou bastante com o grupo.

Por volta das 20h30, poucas pessoas permaneciam na av. Antônio Carlos. Enquanto isso, um pequeno número de manifestantes voltou a protestar na av. Imbiara.

Mais vandalismo

Em um ato de vandalismo, uma loja e duas viaturas foram apedrejadas. Outros dois policiais foram atingidos e também ficaram feridos.

A Polícia prendeu outros três vândalos e apreendeu quatro menores. Parte deles promoveu pichações. Os dez detidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. Os seis autores maiores de idade serão levados para o Presídio de Araxá e vão responder por dano ao patrimônio público e lesão corporal. A PM também apreendeu uma mochila com pedras, máscaras e spray.

Redução no preço da passagem 

A manifestação já pode surtir efeito nos próximos dias. Uma comissão foi formada na Câmara Municipal para estudar uma forma de reduzir o preço da passagem do transporte público que custa R$ 2.65.  

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…