Categorias: Cidade

Manifestantes fazem valer a democracia em Araxá

DA REDAÇÃO/CAIO AURELIANO – A avenida Antônio Carlos foi palco de manifestação com mais de 3 mil pessoas reivindicando melhorias na saúde, na educação, no transporte e dentre outros setores. Foi uma manifestação que contou com jovens, famílias, idosos, enfim, todos os credos e todas as idades se unindo para se fazer ouvidos pelos governantes locais e nacionais no histórico dia 21 de junho de 2013.

Os participantes deste momento histórico que iniciou em São Paulo e migrou para as cidades do interior já ocupavam a praça da avenida Antônio Carlos desde as 17h, de frente ao calçadão da rua Presidente Olegário Maciel. A cada minuto, o número de manifestantes aumentava e, assim, formou-se uma grande corrente da democracia para um país e uma cidade melhor.

Cartazes e faixas apareciam nas mãos de manifestantes que representasse a angústia de uma nação. A maior revolta deles era com o preço da passagem do transporte público coletivo de Araxá que atualmente está em R$ 2,65.

Um grito “Se a tarifa, não baixar, Araxá vai parar” e uma faixa “Se a tarifa não abaixar, paramos Araxá” demonstraram a indignação do povo com a situação. “A gente quer o nosso direito. A gente quer o passe livre para o estudante, a tarifa baixar, quer que o governo mude e o país mude. Está na hora disso acontecer”, diz a estudante Mariana Carvalho.

“A pouca vergonha é muito grande. Eu acho que nós temos direitos à saúde, à educação a um transporte que não tem que pagar tão caro. O transporte não tem muito conforto para está cobrando esse preço tão caro, não tem justificativa”, argumenta a garçonete Eliana Mara de Paiva Rodrigues.

O estudante Luís Gustavo Fontes comenta que hoje no Brasil existe muita coisa errada que precisa ser mudada. “Hoje existe muita corrupção no nosso país. Em uma cidade como Araxá com o preço praticamente igual ao de São Paulo é um absurdo. O ônibus trafega um terço que um ônibus de São Paulo faz e é o mesmo preço. Um grande absurdo.”

Com seus 65 anos bem vividos, Silas Ferreira, microempresário, também resolveu participar. “É um movimento empolgante porque ele é pacífico. Esse movimento partiu do coração do povo clamando por mudanças”, destaca.

Ao final da passeata, o seu balanço foi, segundo a Polícia Militar, mais de 3 mil manifestantes, em sua maioria, clamando por mudanças. Teve alguns que excederam um pouco depredando lojas e entrando em confronto com a PM, mas, ao final, o saldo foi positivo, pois fez o que o cantor Cazuza sempre pediu em sua música, uma das mais famosas do seu repertório – “Brasil mostra a tua cara”.

Nas redes sociais, já está programado um segundo protesto que será na segunda-feira (24), também a partir das 18h, na avenida Antônio Carlos.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…