Categorias: Política

Mauro Chaves sugere Ação Civil Pública contra a Copasa

O vereador Mauro Chaves (PDT) ao usar a Tribuna, durante a Reunião Ordinária desta semana, apresentou registros fotográficos que comprovam a má qualidade do serviço de recapeamento realizado pela Copasa, em Araxá, quando ela precisa fazer algum tipo de intervenção no asfalto da cidade. Mauro propõe uma Ação Civil Pública para a Copasa compensar os danos já causados e até a revogação do contrato caso a estatal não aceite a proposta do município.

Mauro comentou ainda sobre os vereadores afastados e os estudos que estão sendo feitos pela Casa Legislativa que podem culminar com a cassação dos investigados pela Polícia Civil e Ministério Público.

Preocupado com o serviço de má qualidade, Mauro apresentou algumas fotos que foram tiradas em diversos bairros da cidade, onde a Copasa danificou o asfalto para realizar algum tipo de serviço e realizou depois um recapeamento de péssima qualidade. “Com o tempo e com a chuva, aquele lugar que foi ‘remendado’ vira uma cratera e a Prefeitura tem que fazer sua restauração”, destacou. Segundo ele, o que se encontra em vias públicas são quebra-molas que geram prejuízos. “O Estado está causando danos ao município e os cofres públicos que sofrem com isso”, afirma.

Mauro solicitou à Câmara Municipal que marque um Fórum Comunitário com a Copasa e os demais responsáveis pelo serviço, para buscar a solução do problema. “Eu quero propor uma Ação Civil Pública contra a Copasa para que ela, de forma reparatória, destine alguns quilômetros de asfalto novo nas nossas vias, como forma a compensar o dano que ela tem causado em nossa cidade. Ela tem mais que obrigação de fazer esse reparo.”

Ele ainda questionou o contrato entre a Copasa e o Município e disse que o documento pode ser revogado, caso a estatal não aceite a proposta de reparação proposta. “O serviço de água de Uberaba e Uberlândia, feito pelo Departamento próprio da Prefeitura, é muito mais barato que o serviço da Copasa. Nessas cidades, a conta de água e esgoto é mais barata que em Araxá”, destaca.

Cassação vereadores afastados

Mauro abordou ainda a situação dos vereadores afastados e que estão sendo investigados pela Polícia Civil por desvio de recursos da Santa Casa de Misericórdia e suspeita de compra e venda de apoio político na Câmara Municipal. “A Comissão de Finanças, junto ao presidente interino Fabiano Santos Cunha, tem discutido para fundamentar legalmente e abrir um eventual processo de cassação. Para deixar claro à sociedade, temos trabalho, discutido e, em momento oportuno, tendo em mãos documentos que fundamentem esse procedimento, ele será instaurado, dando ampla defesa e direito ao contraditório”, completou.

Sistema de Prova Eletrônica Detran

Mauro destacou que já foi concretizado o projeto que vai implantar o sistema eletrônico para os candidatos que forem prestar provas de Legislação do Detran-MG. “Está nas mãos da Polícia Civil a sua efetivação”, afirma. Segundo ele, já foi autorizada a instalação do sistema e, num prazo máximo de dez dias, o serviço já estará implantado para quem for fazer a prova de Legislação para tirar a Carteira Nacional de Habilitação.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…