Categorias: Agronegócio

Minas encerra safra de grãos com produção estável

Minas Gerais encerrou a safra 2008/2009 com uma colheita de 10,2 milhões de toneladas de grãos. Mesmo atravessando o período de crise financeira mundial, os números confirmam a estabilidade da produção do Estado, que teve um acréscimo de 0,1% em relação ao ano passado.

Já o Brasil apresentou uma queda de 6,8% na produção e fechou a safra com 134,3 milhões de toneladas. Entre os seis maiores estados produtores de grãos do país, Minas Gerais e Goiás foram os únicos que não apresentaram retração. Os números foram divulgados, nesta terça-feira (8), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo o superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, a estabilidade da safra mineira é consequência do clima favorável nas principais regiões produtoras de Minas Gerais e do crescimento da produção de soja.

“As boas condições climáticas contribuíram para a manutenção da produtividade, numa safra em que os produtores tiveram dificuldades com o alto preço dos insumos e com os efeitos da crise mundial”, explica. A produtividade da safra mineira – relação entre a quantidade produzida e a área plantada – subiu 1% na comparação com a safra anterior.

A soja foi o destaque da produção mineira. Segundo grão mais cultivado no Estado, ela apresentou um crescimento de 5,4% na produção deste ano, com aumento de 5,1% da área cultivada. A safra estadual de soja foi encerrada com 2,6 milhões de toneladas. Já a produção nacional do grão apresentou queda de 4,9% e uma produção de 57,1 milhões de toneladas.

O feijão também apresentou crescimento da produção em Minas. Foram 578 mil toneladas. Uma alta de 2,1%. O Brasil, com uma produção 3,5 milhões de toneladas, registrou uma pequena retração de 0,5% em relação ao ano passado.

Já o milho, grão que ocupa a maior área cultivada no Estado, apresentou uma queda de 2,7% na produção. Foram 6,4 milhões de toneladas colhidas neste ano.

“Apesar do aumento de 1,5% na produtividade das lavouras, houve uma redução de 4,2% na área plantada nesta última safra”, explica Albanez. No Brasil, a redução da produção foi ainda maior. O país colheu um total de 50,1 milhões de toneladas, 14,6% a menos que na safra anterior.

“Todos os principais estados produtores de milho apresentaram queda na produção deste ano”, comenta o superintendente.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…