Categorias: Minas

Minas Gerais adere à rede de controle do TCU

Com o objetivo de articular ações de fiscalização ao combate à corrupção e ao controle social foi celebrado, nesta sexta-feira (20), em Belo Horizonte, acordo de cooperação técnica entre 17 órgãos públicos de controle interno e entidades de Minas Gerais. O ajuste foi firmado durante o 1º Fórum da Rede de Controle da Administração Pública de Minas Gerais, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Minas é o 20º Estado da Federação a assinar o termo de cooperação técnica para implantação da rede de controle, que foi criada pelo TCU em março deste ano. Entre os órgãos que assinaram o acordo estão a Auditoria-Geral do Estado de Minas Gerais (Auge), que será responsável pela coordenação da rede no Estado, o Tribunal de Contas do Estado, a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), e o Ministério Público do Estado (MPMG).

Troca de informações

Durante o evento a auditora-geral do Estado, Maria Celeste Guimarães, representando o governador Aécio Neves, destacou que a rede de combate à corrupção é um avanço significativo, uma vez que legitima a troca de informações entre órgãos de controle de diversas esferas do poder público.

“Essa rede de controle já existe em Minas, por meio de parceria da Auditoria- Geral do Estado com o Tribunal de Contas da União, Controladoria-Geral da União, Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Contas do Estado. A partir da implementação dessa rede os órgãos de controle federal terão as portas abertas na Auge, já que é nosso objetivo sermos facilitadores em investigações. Afirmo que a Auge também vai procurá-los caso seja necessário”, destacou Maria Celeste.

“Em Minas, o governo do Estado valoriza os órgãos de controle, prova disso, é que desde 2003, a Auditoria-Geral do Estado tem status de Secretaria de Governo, como órgão independente e com autonomia financeira e administrativa”, acrescentou a auditora-geral do Estado.

O ministro Benjamin Zymler, vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ressaltou que a criação da rede tem o intuito que o controle entre no âmbito prático e efetivo.

Zymler destacou que já há grupos de trabalhos operacionalizando as redes de controle nos estados. “A corrupção é endêmica e existe em qualquer lugar. É importante dotar os órgãos de controle de maior consistência, uma vez que o controle preventivo é o ideal.”

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…