Categorias: Saúde

Minas já produz remédio para tratamento da Influenza A

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) entregou nesta sexta-feira (14) para a Secretaria de Estado de Saúde (SES) os primeiros três mil frascos do medicamento Oseltamivir utilizado para o tratamento da Influenza A (H1N1). O planejamento prevê a produção diária, pela Funed, de dois mil frascos, até concluir o processamento dos 14 mil tratamentos repassados em matéria bruta e enviados pelo Ministério da Saúde. O presidente da Funed, Carlos Alberto Pereira Gomes, informou que a forma de apresentação do medicamento produzido pela fundação – pó para solução oral – foi uma opção pioneira do estado de Minas Gerais.

“O medicamento já diluído tem menor prazo de validade e precisamos garantir que o produto chegue à população com segurança. Minas Gerais é um estado muito grande, com 853 municípios. Por isso optamos por fornecer o pó para solução oral”, afirmou Carlos Alberto Gomes. Até este momento, o Ministério da Saúde já repassou ao Estado 44 mil tratamentos. Destes, 14 mil tratamentos foram repassados em matéria bruta, para produção na Funed.

O superintendente de Assistência Farmacêutica da SES, Augusto Guerra, destacou a agilidade e qualidade com que a Funed trabalhou para a produção do medicamento e informou que a estratégia de distribuição dos lotes produzidos pela Funed e também dos medicamentos encapsulados já entregues pelo Ministério da Saúde contempla a demanda do Estado, atendendo a todos os pacientes que necessitam. “Caso seja necessário, temos estrutura, equipamentos e profissionais capacitados para atender à demanda de produção e distribuição do tratamento. À medida que os medicamentos forem utilizados, haverá reposição, e no momento a situação é tranqüila, com número suficiente para atender à rede”, reforçou Guerra.

No âmbito estadual, 130 hospitais do Pro-Hosp são abastecidos pela SES. Além disso, a SES descentraliza, também, medicamento para a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte para atendimento à rede metropolitana para suprir 13 hospitais particulares da capital. São eles: Vila da Serra, Santa Rita, Socor, Biocor, Semper, Mater Dei, Madre Teresa, Life Center, Padre Anchieta, São Camilo, Octaviano Neves, Santa Fé e Vera Cruz. A reposição do estoque dessas instituições será feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Em relação à rede pública, as oito UPAs contam com o medicamento, além das unidades de referência estabelecidas (Hospital das Clínicas da UFMG, Hospital Eduardo de Menezes, Hospital João Paulo II, Hospital Odilon Bherens, Hospital da Polícia Militar e Hospital do Ipsemg).

A disponibilidade do medicamento é de responsabilidade do Ministério da Saúde e só será fornecido de acordo com Critérios do Protocolo Clínico do Ministério e do Protocolo Estadual de Vigilância Epidemiológica e Assistência aos Casos de Influenza da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Sobre o início da realização dos exames para diagnóstico da Influenza A pela Funed, o diretor do Instituto Octávio Magalhães, Júlio César Martins Siqueira, informou que mantém a expectativa de realizar a atividade ainda no mês de agosto. Siqueira reafirmou que a Secretaria de Estado da Saúde está agilizando a compra de todo o material necessário para os kits de diagnóstico e que a Funed já tem profissionais capacitados. A expectativa é de que os resultados, que hoje podem demorar até 15 dias, sejam conhecidos em até 48 horas, reforçando as medidas de vigilância epidemiológica. A Funed montou uma estrutura capaz de realizar até 40 exames por dia, em média.

Leia também

Primeira suspeita de morte por gripe suína em Araxá é analisada

Funcionários e alunos da rede pública com sintomas da gripe são afastados

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…