Agronegócio

Minas mantém expectativa de safra recorde de grãos

 O sétimo levantamento de safra da Conab mantém a expectativa recorde para Minas Gerais de 13,7 milhões de toneladas de grãos neste ano. O volume esperado para a safra 2016/2017 é 15,7% superior à safra passada.

Para a área plantada é esperado crescimento de 2,5%, alcançando 3,39 milhões hectares. Os números fazem parte do 7º levantamento de safra da Conab e foram analisados pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo o superintendente de Abastecimento e Economia Agrícola, João Ricardo Albanez, esse ganho na produção é resultado do aumento da produtividade das lavouras. “As condições climáticas favoráveis nesta safra somadas à adoção de tecnologias têm sido fundamentais para este resultado”, analisa.

A produção total de milho, no estado, está estimada em 7,7 milhões de toneladas, com crescimento de 30,2% em relação à safra anterior. A área plantada com o grão deve abranger 1,3 milhão de hectares (+6,8%) e a produtividade deve ser de 6 mil quilos por hectare (+21,9%).

O milho primeira safra tem estimativa de produção de 5,7 milhões de toneladas, 11,6% superior ao ano passado, e área de 909,4 mil hectares, crescimento de 8,6%. O milho primeira safra é plantado no período de outubro a dezembro e colhido entre os meses de fevereiro a junho.

Segundo Albanez, o cultivo desta cultura na primeira safra, também conhecida como safra de verão, é uma tradição dos produtores mineiros, com destaque nas regiões do Sul de Minas e Alto Paranaíba. Nesta primeira safra, o grão ocupa a segunda posição no ranking nacional, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que obteve 6,1 milhões de toneladas.

Para o milho segunda safra a estimativa de produção é de 2 milhões de toneladas, registrando aumento de 147% comparado à safra anterior e evidencia que essa será uma tendência para esta cultura. O plantio do grão na segunda safra é feito de janeiro a maio e colhido entre junho a setembro.

O milho contribui com 56% da safra de grãos no estado e a participação da soja é de 33,6%. Somados, os dois produtos representam quase 90% da produção mineira de grãos.

“Soja e milho têm uma importância estratégica para a pecuária mineira, com participação expressiva na formulações das rações, e resultados positivos com a produção destes cereais asseguram fontes de proteínas (carnes, ovos, leite)”, explica o superintendente.

Outros produtos, apesar de menor representatividade, contribuem para a produção recorde de grãos. A estimativa de feijão para a safra 2016/17 é de 534 mil toneladas, com crescimento de 2,7% comparado à safra 2015/16. A área plantada deve ter aumento de 3,6%, alcançando 346,5 mil hectares.

Para o feijão primeira safra estima-se crescimento de 3,3% da produção, podendo chegar a 197,8 mil toneladas. A área plantada deve ser de 163,6 mil hectares, superior em 11,6% em relação à safra anterior.

Já na segunda safra, com previsão de colheita para o final de maio e junho, a expectativa de produção é de 153,6 mil toneladas, valor 2,2% superior à segunda safra do ano passado. O feijão é cultivado em três safras no estado, sendo que 38,1 % são colhidos na primeira safra; 28,5% na segunda e 33,4% na terceira, sendo que esta última é cultivada com irrigação.

Estimativa Safra Grãos MG 2016/2017

Milho – 7,7 milhões de toneladas (+30,2%)

Soja – 4,6 milhões de toneladas (-2,9%)

Sorgo – 525 mil toneladas (+50,7%)

Feijão – 534 mil toneladas (+2,7%)

Arroz – 15,1 mil toneladas (+0,7%)

Trigo – 223 mil toneladas (+1,8%)

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…