Categorias: Cidade

Ministério Público exige prazo para a construção do PAM

O Ministério Público, por meio da promotora curadora da Saúde, Mara Lúcia Silva Dourado, vai exigir prazo para a construção do novo Pronto Atendimento Municipal (PAM). A Prefeitura anunciou que o município vai receber uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de nível 3, com um projeto padrão do Ministério da Saúde. Em 2012, a administração municipal foi acionada judicialmente para solucionar uma série de irregularidades no PAM apontadas pela Vigilância Sanitária. A Prefeitura conseguiu sanar parte das exigências, mas a solução definitiva só virá com a inauguração do novo PAM.  

“Existe uma ação em andamento e nós temos que dar um fim nesta ação. Essa ação cobra do município uma solução para a questão do PAM. O Ministério Público já tomou conhecimento, por meio de reuniões com a secretária de Saúde e da Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal, de que o município vai construir esta nova unidade de pronto atendimento, uma UPA 3”, destaca a promotora Mara Lúcia.

“O próximo passo é o Ministério Público e o município sentarem e fixarem prazos para o cumprimento desta obrigação. Há uma obrigação legal do município em resolver essas pendências do PAM. A solução é a construção desta unidade? Sim. Em que prazo teremos essa construção? Esses são detalhes fundamentais para colocarmos um fim na ação”, acrescenta.

O objetivo do Ministério Público é garantir ao cidadão atendimento em local adequado e dentro das normas técnicas pertinentes.

A promotora pretende realizar uma reunião com o município para definir as datas para a entrega do PAM. “Temos que discutir o prazo, colocar isso no papel e submeter a homologação do Poder Judiciário”, afirma.

Ainda segundo a promotora, o Ministério Público continuará cobrando a solução das exigências da Vigilância Sanitária enquanto o novo PAM estiver em construção.

Segundo a secretária de Saúde, Lídia Jordão, e o secretário de Obras, Sebastião Donizete de Souza, a intenção do município é construir o PAM em um terreno na avenida João Paulo II. A área pertence ao Instituto de Previdência Municipal de Araxá (Iprema) e precisa passar por uma desapropriação. Logo após esse processo, o município dará início a fase de projetos para a implantação do pronto atendimento no local. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…