Categorias: Saúde

MP propõe ação contra prefeitura para armazenagem adequada de remédios

O armazenamento de remédios em local inapropriado levou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) a propor uma ação civil pública com pedido liminar contra a prefeitura. O objetivo da ação é fazer com que a administrãção pública respeite o que determina a legislação sanitária e ache uma solução adequada para a estocagem dos medicamentos distribuídos à Farmácia Municipal e Pronto Atendimento Municipal (PAM).
 
De acordo com um relatório de inspeção da Vigilância Sanitária, o local onde os medicamentos foram guardados, um cômodo anexo à sede da Secretaria Municipal de Saúde, não oferece condições mínimas de higiene, limpeza e segurança. Isso colocaria em risco a qualidade dos remédios e consequentemente a saúde dos usuários.
 
O relatório afirma também que o local de estocagem não possui sistema de monitoramento de temperatura nem proteção nas janelas contra insetos e pragas. Ainda segundo a inspeção, os medicamentos compartilham espaço com alimentos e materiais usados para fazer manutenção em equipamentos odontológicos. 
 
O promotor de Justiça curador da Saúde, Marcus Paulo Queiroz Macêdo, afirma na ação que o município não está atendendo a legislação sanitária que trata do armazenamento adequado de medicamentos. Marcus Paulo já havia proposto ao prefeito a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a regularização do local. Entretanto, a prefeitura de Araxá não respondeu à proposta.

Diante disso, o MPMG ingressou com a ação solicitando que a Justiça obrigue o município a retirar em cinco dias os medicamentos vencidos, as caixas de remédios que estejam em contato com o piso e que providencie equipamentos de controle de temperatura, de prevenção de incêndio e também contra insetos, vetores e pragas urbanas.
 
Em 30 dias, o MPMG quer que o município providencie um plano para gerenciar o recebimento, armazenamento, distribuição e transporte dos medicamentos. Quer também que o plano preveja a conferência dos prazos de validades e dos lotes, além da limpeza e da higienização dos remédios. Em 90 dias, o MPMG quer que o município apresente um projeto arquitetônico de adequação do local de armazenagem ao que determina a Vigilância Sanitária e a Secretaria de Estado de Saúde como medidas sanitárias.

Notificação

Segundo a Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o município ainda não foi notificado para tomar as providências, mas, segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, a estruturação adequada para a armazenagem dos medicamentos está sendo feita no almoxarifado da prefeitura. Segundo ele, uma equipe da Vigilância Sanitária acompanha as obras e a conclusão está prevista para a semana que vem. “Depois disso, vamos informar ao Ministério Público sobre o novo local para estocar os medicamentos, cumprindo o TAC proposto”, afirma. 

Com Assessoria de Comunicação MPMG

Arquivo

â–º Denúncia aponta irregularidades na estocagem de medicamentos

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…