Categorias: Polícia

MPMG oferece denúncia contra seis pessoas por desvio de recursos em Araxá

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Araxá, ofereceu denúncia à Segunda Vara Criminal da comarca contra a ex-secretária de Governo do município e o marido dela, ex-assessor municipal que atuava na Tesouraria, por comando de associação criminosa e majorada pela presença de funcionário público.

Além deles, o casal sócio de uma empresa de transportes, o filho do casal e um servidor do setor de Compras, foram denunciados por associação criminosa, majorada pela presença de funcionário público.

Segundo a denúncia, baseada em Inquérito Policial (IP) instaurado pela Polícia Civil de Minas Gerais, o grupo desviou, no mínimo, R$ 5.646.551,41. O servidor do setor de Compras, envolvido no esquema, pagava por transporte fretado de passageiros que não ocorreram ou foram realizados parcialmente.

Na denúncia, oferecida no dia 23 de setembro, o promotor de Justiça Marcus Paulo Queiroz Macêdo requer que sejam mantidas e confirmadas as medidas cautelares de arresto, sequestro e demais bloqueios dos bens dos envolvidos, já determinadas pela Justiça da comarca, visando à garantia de ressarcimento ao erário.

Para encobrir os desvios, “o grupo diluiu e aniquilou possíveis mecanismos de controle e fiscalização na prefeitura”.

Histórico

Consta no IP que o grupo suspeito foi estruturado entre 2014 e 2015 pela ex-secretária de Governo e pelo marido dela, ex-assessor municipal que atuava na Tesouraria. O casal teria aliciado o ex-assessor que atuava no setor de Compras da prefeitura.

Consta também no IP que o grupo se associou “de forma estável, permanente, organizada e estruturada, com divisão de tarefas, de 2014 até 2020, quando foram exonerados de seus cargos e presos”.

Após se associarem, os três foram nomeados para ocupar cargos estratégicos, viabilizar o esquema e atuarem diretamente no desvio de recursos.

Inicialmente, o grupo contratou serviços de transporte, por van, que não eram executados. Um primo da ex-assessora de Governo e a esposa dele, sócios de uma empresa de transporte, se associaram ao grupo para atuar no esquema.

Posteriormente, o filho deles também passou a integrar o grupo, recebendo valores por serviços não prestados. Além disso, o pai usou o nome do filho na abertura de uma empresa de transporte para concorrer a licitações públicas na prefeitura.

“A título de exemplo, em agosto de 2015, a empresa envolvida recebeu por supostamente ter percorrido 22.033 km e porque alegou ter percorrido 28.926 km no mês seguinte.

Para completar, “os destinos indicados nos relatórios falsos eram incertos e desconectados com a realidade da prefeitura de Araxá, tratando de viagens que, em grande parte das vezes, não tinham qualquer pertinência com o município”.

Ver comentários

  • A investigação tem que avançar para o chefão da quadrilha (...)

  • Levou tanto tempo pra descobrir, será que vai levar quanto tempo pra cumprir a pena?

  • Por isso ninguém que tinha vam e partisse passe de alguma licitação conseguia a licitação já tava ganha por eles .E muita crueldade

Matérias recentes

5ª edição do Bocaina Park Trail reúne cerca de 400 atletas em Araxá

Com percursos montanhosos , terrenos rochosos e trilhas técnicas, a 5ª edição do Bocaina Park…

Belo Banho: Prefeitura conclui reforma de 50 banheiros para idosos de baixa renda

A Prefeitura de Araxá concluiu a reforma de 50 banheiros em imóveis de idosos de…

Sicredi inicia campanha nacional de arrecadação para o Rio Grande do Sul

Diante das enchentes que assolam o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias,…

Núcleo de Convivência Boa Vista é transferido de local para reforma da unidade

O Núcleo de Convivência do bairro Boa Vista está funcionando provisoriamente em novo endereço para…

Com apoio da Prefeitura de Araxá, Encontro de Folia de Reis reúne mais de 15 mil pessoas

Preservar a tradição e a cultura araxaense e regional. Este foi o objetivo do Encontro…

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…