Categorias: Saúde

Mudanças na Vigilância em Saúde

A Vigilância em Saúde de Araxá passa por mudanças. Elias Pedro Vieira deixa o cargo de coordenação que será assumido pela ex-secretária de Saúde em Tapira e atualmente coordenadora do Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (Cerest), Maria Célia de Castro.

Elias ficará responsável apenas pela coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, função que já acumulava desde o início do governo do prefeito Jeová Moreira da Costa. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, toda a área de Vigilância em Saúde será modificada. “Visualizamos que existiam alguns problemas, situações que necessitavam de um algo a mais, como a falta de uma análise crítica de resultados das ações epidemiológicas.”

Segundo Belo, a Vigilância Sanitária e a epidemiológica também terão mudanças. “O Elias Pedro assume diretamente a coordenação do setor de zoonoses que é um trabalho muito elogiado pela comunidade e vai ajudar na coordenação da vigilância sanitária que também terá uma nova responsável direta e teremos uma ampla reestruturação da vigilância epidemiológica”, diz

“A vigilância em saúde será de responsabilidade da ex-secretária de Saúde em Tapira e atualmente coordenadora do Cerest, Maria Célia de Castro. Uma pessoa que já passou por diversas áreas da saúde, possui uma ampla experiência na área, está realizando pós-graduação na Escola de Saúde Pública em Belo Horizonte. Enfim, será uma adequação importante que vai facilitar a nossa gestão na Secretaria de Saúde e principalmente proporcionar a interação entre da vigilância a atenção primaria à saúde. Será um ganho muito grande”, acrescenta.

O secretário afirma que o trabalho realizado na vigilância em saúde até o momento merece elogios. “Temos que destacar o trabalho do Elias Pedro, mas precisávamos de mais do que estava acontecendo. Esse mais é justamente o que estamos buscando, como fizemos com a atenção primaria. Visualizamos alguns problemas e aproveitamos as necessidades de mudanças de acordo com a orientação do governo do Estado e decidimos realizar algumas mudanças. Todos os setores vão ganhar com essas alterações, a vigilância ganha, a vacinação que não estava cumprindo algumas metas também vai melhorar, portanto, diversas ações que necessitam de um trabalho integrado terão um crescimento importante.”

Belo ressalta que o projeto como um todo necessitava de mudanças. “Tínhamos ações de vigilância, mas não tínhamos uma análise crítica de resultados. Por exemplo, você vacina 70% das pessoas e deveria vacinar 85%. Então, o que aconteceu? Porque não cumprimos a meta? O que foi errado? Temos que ter uma análise crítica diariamente, temos que identificar o erro para corrigir. Não é só na vigilância que está havendo modificações, todos os setores estão passando por mudanças e agora é o momento da vigilância.”

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…