Categorias: Polícia

Ney Sávio de Oliveira assume o 37º BPM

Da Redação/Raphael Rios – Tomou posse, na manhã de hoje (9), o novo comandante do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O tenente-coronel Ney Sávio de Oliveira, que já atuou em Araxá de 2005 a 2009 como major, e até comandou o batalhão por alguns meses, deixou o comando do 4º Batalhão em Uberaba para assumir a vaga do tenente-coronel Moisés Ricardo Pinto.

Moisés deixa a cidade para assumir o Estado Maior da 4º Região de Polícia Militar, em Juiz de Fora. O subcomando do 37º BPM também teve mudança. O atual subcomandante major Rodrigues deixa Araxá e se transfere para Uberaba. Para o lugar do major, quem assume o cargo é o capitão Fernando Reis.

Em seu pronunciamento, ao deixar o cargo, Moisés Ricardo Pinto agradeceu a todos os policiais, autoridades, familiares e a população de Araxá pelo acolhimento. Além disso, ele demonstrou resultados à frente do 37º BPM. “Reduzimos, no ano de 2011, 7% dos crimes violentos, reduzimos 4,6% dos crimes violentos contra o patrimônio, aumentamos em 36% o número de operações policiais, o que certamente foi incidente nas reduções citadas”, diz.

Ney afirma que o retorno para Araxá era um desejo antigo. “Era um sonho voltar para Araxá e encerrar a carreira aqui. A expectativa é que a gente possa realizar na cidade o mesmo trabalho que fizemos em Uberaba, com o fornecimento de segurança pública suficiente para que a população tenha tranquilidade. Por isso, nossa busca será constante para alcançarmos esse objetivo”, diz.  

Nesse novo desafio na carreira, o tenente-coronel fala da luta contra o crime. “A situação de combate à criminalidade não pode ter um único foco e nem uma forma única de atuação, o crime é mutante. Na medida em que a polícia aperta determinados pontos e tipos de crimes, esses crimes mudam para outras áreas da cidade, sofre influência externa, e por isso também é necessária uma mídia positiva. É melhor que a gente venda o que o batalhão está fazendo de bem para a cidade como captura de infratores do que estarmos anunciando cometimento de crimes. Isso mostra aos criminosos que a cidade é uma cidade segura e assim eles não vão ter sucesso aqui”, destaca.

Relacionamento com a mídia

“Eu espero que seja em prol da comunidade de Araxá, que é uma cidade turística e depende de uma propaganda positiva. Queremos trabalhar juntos, não é nossa intenção sonegar informação ou esconder índices de criminalidade, mas que a gente tenha bastante responsabilidade, tanto a Polícia Militar passando esses dados como a imprensa passando isso para a comunidade de Araxá”, diz

Combate às drogas

“Particularmente eu sou contra a legislação em uso ao combate ao tráfico de drogas, que em minha opinião é muito branda. Tem que ser responsabilizado também o usuário, porque se não fosse o usuário o traficante não teria para quem comercializar. Isso prejudica o trabalho da polícia, porque se o envolvido se declara usuário de drogas ele logo é liberado”, afirma.

Ainda segundo o tenente-coronel Ney, é preciso que o município invista em tratamento e recuperação dos viciados. “A situação do crack preocupa mais porque é uma droga muito violenta, tanto o efeito quanto a capacidade de viciar. Com pouco tempo do uso do crack, a pessoa precisa de auxílio. O preço da droga facilita e o que muito nos preocupa são os crimes contra a vida e ao patrimônio relacionados ao tráfico e uso de drogas”, diz. 

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…