Categorias: Cidade

Nova rampa de voo livre do Horizonte Perdido é inaugurada

A nova rampa de decolagem de voo livre do Horizonte Perdido – Serra da Bocaina – foi inaugurada na manhã deste sábado (3), com a participação de autoridades políticas e pilotos que disputam o 14° Open de Voo Livre de Araxá. O empreendimento foi construído em convênio da Prefeitura de Araxá com o Clube Araxaense de Voo Livre (CAVL) com o investimento de R$ 48 mil.

Junto com a antiga rampa, o Horizonte Perdido passa a ter uma área total de 10,5 mil de decolagem. “Este empreendimento era um sonho antigo que tínhamos e foi sendo cultivado pelos presidentes que me antecederam até ser concretizado. Com o auxílio que recebemos da prefeitura, hoje colhemos o reconhecimento do nosso clube e de Araxá no cenário mundial para receber eventos nacionais e internacionais de voo livre”, destaca o presidente do CAVL, José Wilson Campos.

Ele acrescenta que a nova rampa é uma das maiores do mundo (artificial) e está entre as três melhores do país.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, a construção da nova rampa envolveu terraplanagem, drenagem de captação de água para manter as condições naturais do terreno e o plantio de 7,5 mil m² de placas de grama. Além disso, o investimento também compreendeu a melhoria da estrada de terra que dá acesso ao Horizonte Perdido, a instalação de placas de sinalização e reforma dos mata-burros.

A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, destaca que a nova rampa proporcionará um marketing muito grande de Araxá no cenário nacional e mundial do voo livre.

“É uma oportunidade muito grande de divulgação justamente pela qualidade da rampa e umas das poucas que tem um restaurante com tradicional comida caseira. É mais um produto que temos para oferecer aos nossos turistas. Além disso, Araxá se destaca porque atende a todos os setores do turismo”, afirma a secretária.

O prefeito Jeová Moreira da Costa destaca que a colaboração de sua equipe de governo fez com que a parceria com o CAVL para a implantação da nova rampa desse certo.

“A nossa missão é governar e buscar forças convergentes para realizarmos obras que com certeza vão ser boas para a nossa cidade. Araxá decola para o futuro, decola para o turismo profissional e com certeza estamos fazendo uma inclusão social muito grande para turistas e praticantes do voo livre”, diz o prefeito.

Trajetória

O Horizonte Perdido foi inaugurado há 15 anos pela empresária Mercedes Gonçalves de Paiva para atender a demanda de praticantes locais do voo livre, que foi ganhando proporção e passou a sediar etapas de campeonatos estaduais e nacionais. Além de oferecer a área de decolagem, destacam-se os tradicionais petiscos e a comida caseira feitos pela “Tia Mercedes”.

Desde então, de uma simples barraca com lona se transformou em uma grande estrutura para receber campeonatos internacionais, com rampa de 10,5 mil m², dois restaurantes panorâmicos, quiosque com churrasqueira e playground.

“Eu fico muito satisfeita em ver que o Horizonte Perdido vem conquistando um avanço muito grande, principalmente com a nova rampa. É com muita alegria que vemos o sonho dos meus meninos (como chama carinhosamente os pilotos) se realizar e agora podemos receber grandes eventos”, destaca Mercedes.

â–º Campeonatos de voo livre reúnem 322 competidores no Horizonte Perdido

Matérias recentes

Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos; mais de 10 mil animais já passaram pela cirurgia

A Prefeitura de Araxá promove mais uma etapa de castração de cães e gatos nos…

Organizador do evento “Retiro Malabarístico” é detido por suspeita de estelionato

O organizador do evento Retiro Malabarístico, que estava acontecendo no pátio da Fundação Cultural Calmon…

Sicredi Ibiraiaras RS/MG distribui mais de R$ 26 milhões em resultados para seus associados

Os associados já podem conferir em sua conta corrente e em sua cota capital os…

Museu Dona Beja recebe a abertura da exposição Memória das Colchas, nesta terça

O Museu Histórico de Araxá - Dona Beja recebe a abertura da Exposição “Memória das…

Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil reúne cerca de 150 professores da região

Os professores da rede municipal de educação de Araxá e região deram início ao primeiro…

Mosaic Fertilizantes realiza simulado de segurança em Araxá

Treinamento preventivo tem o objetivo de desenvolver uma cultura de resiliência e segurança junto às…