Super banner

Novas regras aumentam procura pelo FIES no Uniaraxá

Novas regras aumentam procura pelo FIES no Uniaraxá

Novas regras aumentam procura pelo FIES no Uniaraxá 1

04/02/2011 – Fazer um curso superior está muito mais fácil. Quem precisa de ajuda para pagar as mensalidades pode recorrer ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). As inscrições estão abertas desde o último dia 31 no site do Ministério da Educação e podem ser feitas em qualquer época do ano. O Fies está disponível para alunos que ingressaram no ensino superior neste ano e veteranos.

Novas regras aumentam procura pelo FIES no Uniaraxá 2

No Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), a procura pelo Fies vem crescendo a cada ano. Em 2008, foram 81 contratos, em 2009, 88, e em 2010 saltou para 188. O pró-reitor de Planejamento e Administração, professor mestre Naldo Ferreira Alves, acredita que em 2011 haverá uma procura bem maior devido às facilidades oferecidas pelo governo federal aos estudantes.

A partir de agora para a contração do Fies, é requisito obrigatório a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A regra, porém, só vale para novos alunos. Os que já têm crédito estudantil ou que ingressaram em períodos anteriores estão fora desta obrigatoriedade.

Pelas novas regras do Fies, vigentes a partir de 2010, os juros estão menores – caíram de 6,5% para 3,4% ao ano. O acadêmico pode financiar de 50% a 100% da mensalidade, e o prazo de pagamento é de até três vezes o prazo em que ficou beneficiado pelo Fies, acrescido de 12 meses.

A carência é de 18 meses e, durante o período do benefício, o estudante paga trimestralmente um valor de até R$ 50 referente aos juros do financiamento. É necessário apresentar um ou dois fiadores com renda mensal igual ou superior ao dobro da mensalidade.

Novas regras aumentam procura pelo FIES no Uniaraxá 3

Para requerer o benefício, o estudante deve entrar no site do programa no Sistema de Financiamento ao Estudante, digitar o CPF, data de nascimento e o seu e-mail. Em seguida, receberá uma mensagem eletrônica para validação do cadastro, com nome de usuário e senha, que ele deverá usar para preencher o formulário do financiamento.

Os bancos autorizados são o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. A Pró-Reitoria de Planejamento e Administração do Uniaraxá participa do processo orientando os candidatos e fazendo a validação dos dados.

A documentação (que pode ser consultada no site do Fies) deve ser entregue até 20 dias após a inscrição. O estudante não precisa ter conta bancária para contratar o Fies.

Notícias relacionadas