Categorias: Saúde

Novembro Azul: um alerta à população masculina

Novembro chegou e com ele o alerta para a prevenção do câncer de próstata. Semelhante à campanha do Outubro Rosa, o Novembro Azul tem como foco a população masculina, incentivando a prevenção e alertando sobre a importância do diagnóstico precoce. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e o sexto tipo mais comum no mundo. Estima-se que 60 mil novos casos de câncer da próstata sejam diagnosticados no Brasil, em 2013, o que corresponde a um risco estimado de 62 casos novos a cada 100 mil homens.

Para a oncologista clínica do COT, Valéria Ribeiro, os homens ainda têm muita resistência quando o assunto é ir ao médico. “O exame para diagnosticar a doença é uma combinação de um toque retal e o de sangue, mas somente uma biópsia pode confirmar se é um câncer, porém esse procedimento ainda sofre preconceito pela população masculina, o que precisa mudar, pois as chances de cura do câncer de próstata, quando diagnosticado precocemente e tratado de forma adequada, pode chegar a 90%”, alerta a médica.

O câncer de próstata é considerado uma doença silenciosa, pois os sintomas como: dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e a presença de sangue na urina, geralmente, só começam a aparecer quando a doença já está em um estágio avançado. O único fator de risco bem estabelecido para o desenvolvimento do câncer da próstata é a idade. Além desse, outros fatores como raça/etnia, história familiar da doença e alimentação, também influenciam.

Novembro Azul

O Novembro Azul é um movimento recente, porém já é realizado em outras partes do mundo. Simboliza a luta contra o câncer de próstata e estimula empresas, população e entidades a participarem colorindo suas fachadas com luzes na cor de azul. O COT aderiu à campanha e assim como importantes monumentos brasileiros, como o Congresso Nacional e o Cristo Redentor, está iluminado de azul.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…