Colunistas

O serviço de tapa buracos em Araxá é o eterno “enxugar gelo” com o dinheiro público

Eu gostaria de entender melhor como funciona o sistema de recapeamento e tapa-buracos em Araxá, porque pra mim, não existe muita lógica no serviço. Avenidas que recebem diariamente trânsito pesado do transporte coletivo, ônibus de companhias, caminhões, carretas e até tratores, não recebem o mesmo empenho que ruas do Centro da cidade. Ah o Centro!!! Esse sim é um modelo para propagandas do trabalho da Prefeitura de Araxá, mas que não reflete a realidade dos bairros da cidade.

As avenidas: Wilson Borges, Dâmaso Drumond, João PauloII, Aracely de Paula e Honório de Paiva Abreu, são exemplos do descaso da Prefeitura de Araxá com o cidadão araxaense. Esburacadas, não deveriam passar por tapa buracos, mas sim por recapeamento, já que o trânsito nelas é muito intenso. Na “contramão”, ruas do Centro da cidade, que não recebem nem metade do fluxo de veículos dessas vias, foram recapeadas recentemente, e o serviço de tapa buracos seria o suficiente para resolver o problema.

Infelizmente, o que acompanhamos nesse serviço é o eterno “enxugar gelo”. Ou seja, fazem hoje, sabendo que em alguns dias, ou na próxima chuva, os mesmos buracos precisarão ser maquiados de novo… É isso mesmo! Maquiados! Porque nada explica melhor o tapa buracos em Araxá. Como repórter, dirigi em muitas ruas dessa cidade e pude acompanhar os buracos sendo fechados e, logo nas primeiras chuvas, os mesmos buracos se abrirem de novo. Não dá pra entender! A pergunta é: Será que tapar os mesmos buracos, duas, três ou até quatro vezes no mesmo ano, fica mais barato que um recapeamento? É claro que no primeiro momento, o tapa buraco é mais barato, mas a longo prazo, o serviço pode sair bem mais caro para os cofres públicos.

Com o aumento das chuvas nos últimos dias, os buracos que foram tapados recentemente, se abriram de novo e agora o povo voltou a reclamar, e com razão. É claro que os responsáveis pelo serviço vão dizer que a culpa é da chuva que não para, e não deixa o serviço ser retomado. Mas, me desculpe se a sinceridade incomodar, a culpa é da Administração Municipal, que prioriza alguns poucos e bons, e deixa o restante da cidade sendo atendido com serviços paliativos e que não resolvem em nada a vida do cidadão. Não vejo as pessoas pedindo obras caras, serviços impossíveis de serem feitos ou que custem tanto para a Prefeitura de Araxá. O cidadão comum quer apenas o básico: ir e vir sem ser prejudicado. Sem precisar fica “zanzando” nas ruas da cidade, correndo o risco de colidir seu veículo ou, no meio dessas chuvas, cair em um buraco e ter um prejuízo a mais no bolso, que tem ficado cada dia mais vazio, com tantos impostos que são pagos, sem quase nenhum retorno.

Justiça seja feita

Por outro lado, o serviço de capina melhorou nos últimos dias. Sabe-se que, com as chuvas e o sol se alternando, o mato cresce mais depressa. O que acompanhávamos era a capina em dia, mas no Centro (Claro!), e nos bairros o mato estava tomando conta. Porém, especialmente nesta semana, acompanhei o serviço ser feito em vários pontos da cidade. Recentemente, foi informado que o serviço de capina será terceirizado, porém o processo está em fase de licitação e quem tem executado o serviço é a Prefeitura de Araxá. Bom! Muito bom! A cidade cresceu e é ilusão querer que, em alguns dias, tudo esteja em ótimas condições. Resumindo: O que o povo espera (literalmente) é que os “Novos Tempos” que já chegou para a população do Centro, chegue também para os moradores dos bairros.

Por Aline Rezende

Ver comentários

  • Tapa buraco só e bom para as empreiteiras, o problema é a qualidade dos asfalto empregado, uma vergonha, uma afronta ao suado dinheiro do contribuinte. Qualquer leigo sabe que asfalto não é tudo igual, então a omissão é o crime maior na falta de fiscalização do serviço contratado.

Compartilhar

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…