Colunistas

O serviço e o desserviço

Avalizado o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff por larga maioria da Câmara dos Deputados, os próximos passos, que podem incorrer no afastamento da petista, serão no Senado.

Lá, o prognóstico é positivo para o país. A começar pela apreciação do processo na Comissão Especial, onde, provavelmente, não haverá resistência. Composta majoritariamente por senadores pemedebistas, o parecer da comissão, certamente, será pela continuidade do processo.

A votação em plenário, marcada para o dia 17 de maio, um mês após a sessão na Câmara, já conta com a maioria absoluta dos 81 senadores — segundo o último levantamento da Folha, 48 parlamentares votarão pelo impeachment, enquanto 41 votos já seriam suficientes para confirmá-lo.

Passa-se, então, para a segunda etapa no plenário, que consiste em sessão conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, quando serão necessários 2/3 dos votos para aprovação do impeachment.

Conquistados os votos — o que deve ocorrer na previsão de governistas e oposição —, a presidente é afastada por 180 dias, enquanto é notificada para responder às acusações.

Nesse período, entre defesa e acusação, serão colhidas provas dos dois lados para apreciação de uma nova reunião da Comissão Especial do Impeachment. Agora, não mais na condição de acusar, a comissão emite um parecer de denúncia.

Aceito o parecer pela comissão, o plenário volta a ser convocado para o juízo final. Novamente, 2/3 dos parlamentares — 54 senadores — partem para depor a presidente.

Dilma, então, é afastada definitivamente do cargo da Presidência da República.

Fica inelegível pelos próximos oito anos, para o bem de qualquer instância pública do país.

População, deputados e senadores comemoram o serviço feito à nação.

Em segundo plano, no entanto, bem menos alardeado do que o impeachment da Dilma, costura-se uma espécie de anistia ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha – réu na Lava Jato, indiciado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Não menos merecedor das duras penas que Dilma está pagando, Eduardo Cunha poder escapar ileso por crimes ainda mais perversos dos quais a presidente cometeu.

Em sessão taciturna, silenciosa e discreta, na última terça-feira (19), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, aliado de Cunha, subiu à tribuna para anunciar significativas restrições ao Conselho de Ética, que investiga os malfeitos do correntista suíço Eduardo Cunha.

Em síntese, Maranhão proibiu o colegiado de usar provas e documentos que não dizem respeito à acusação de quebra de decoro de Eduardo Cunha na CPI da Petrobras, quando, diante dos parlamentares, assegurou não ter contas no exterior.

O que Waldir Maranhão deliberou, trata-se de um acordão inescrupuloso e criminoso. Um verdadeiro desserviço à sociedade brasileira, que luta, às duras penas, para eliminar a chaga da corrupção.

Não podemos aceitar uma conjura feita sorrateiramente no momento em que os brasileiros se mobilizam para livrar o país dos descalabros de Dilma Rousseff.

Não chegamos ao fim. Ainda há muita a protestar.

Por Guilherme Scarpellini

Compartilhar

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…