Categorias: Cidade

Oficina incentiva participação da sociedade na elaboração do Plano Plurianual de Araxá

A Oficina de Imagens, organização não-governamental sediada em Belo Horizonte, realiza a oficina Novas Alianças durante todo o dia de hoje (30), no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia).

O objetivo é contribuir para que o Plano Plurianual de Araxá (PPA) contemple as demandas da infância e da adolescência. O evento tem o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e conta com a participação de representantes do poder público, conselhos e entidades do setor.

O guia traz orientações sobre as políticas públicas que são de competência prioritária do município e um questionário que auxilia no mapeamento dos serviços em nove áreas – educação, saúde, trabalho infantil, convivência familiar e comunitária, medidas socioeducativas, Conselho Tutelar, combate ao abuso e à exploração sexual, cultura e esporte.

Os resultados desse mapeamento serão apresentados pelos representantes e a Oficina de Imagens mostrará indicadores do município disponíveis em bases oficiais.

A expectativa é de que a partir dessas informações, os participantes elaborem sugestões de programas e ações que devem estar presentes no PPA para que todas as crianças e adolescentes que vivem no município tenham seus direitos assegurados. Essas propostas serão encaminhadas à prefeitura, aos conselhos de políticas públicas, à Câmara e ao Ministério Público.

PPA

A prefeitura tem até o dia 30 de setembro para encaminhar a proposta do PPA à Câmara, que deve avaliar, propor emendas, quando for o caso, aprovar e encaminhar para a sanção do prefeito.

O plano orienta os investimentos do município pelos quatro anos seguintes, sendo elaborado pelo prefeito eleito em seu primeiro ano de mandato.

Dessa forma, o PPA que for aprovado em 2009 irá orientar o uso dos recursos públicos do município de 2010 a 2013. É com base no PPA que os gestores orientam as outras duas leis que compõem o Orçamento Público – a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual.

Oficina de Imagens

A Oficina de Imagens atua com o Programa Novas Alianças este ano em seis municípios mineiros – Araxá, Belo Horizonte, Janaúba, Barbacena, Diamantina e Sete Lagoas.

Matérias recentes

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…

Prefeitura de Araxá realiza força-tarefa para facilitar o escoamento da produção agrícola

Com o objetivo de oferecer melhor trafegabilidade para moradores, fornecedores e produtores da zona rural,…

Prefeitura de Araxá e Acia iniciam discussão de projeto para iluminação de Natal 2024

Decorações e luzes para o Natal 2024. A Prefeitura de Araxá e a Associação Comercial,…

Novo sistema de manutenção de veículos públicos possibilita eficiência e economia para Araxá

A implementação de um novo sistema para solicitação de serviços de manutenção de veículos leves,…