Categorias: Cultura

Oficinas do Encontro Sesi de Artes Cênicas oferecem aperfeiçoamento aos artistas

Além de música, dança, teatro e circo na programação do 25º Encontro Sesi de Artes Cênicas, que traz o tema “25 anos de arte: A Força de Quem Faz”, o evento vai proporcionar muito aprendizado com a realização de oficinas. Elas visam compartilhamento de métodos e procedimentos de criação e produção. Serão cinco oficinas e oportunidades de prática para aperfeiçoamento artístico.

Patrocinado pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), o Encontro acontece na unidade Sesi Araxá, além do palco que vai ser montado no Estádio Municipal Fausto Alvim. E no atual processo cultural acontecem cinco oficinas.

As inscrições serão feitas entre os dias 21 a 30 de outubro, de forma presencial, no Sesi Araxá, localizado na estrada de acesso à BR 262 km 0. Na Escola de Cultura com Ana Paula Silva de segunda a sexta feira de 08h às 12h e das 14h às 18h e na recepção geral de 18h às 22h, com Dalva Borges. É preciso ficar atento à classificação de cada oficina. Todas serão realizadas nas dependências do Sesi. Confira o cronograma:

“Dança/Ação/Descobertas”. Dudude Herrmann propõe ativar o corpo via movimento, estimulando as possibilidades e a descoberta para trazer questões tanto diretas como correlatas, abrangendo as intensidades destes corpos e o que é entendido sobre estados de dança. Dudude Herrmann é da capital mineira, bailarina, improvisadora, performer, coreógrafa, diretora de espetáculos e professora de dança, escrevedora.

Período: 03 a 05/11, das 19h às 22h

Carga horária: 9h/ aula

Público: Estudantes de artes cênicas, bailarinos, artistas da cena e pessoas com prática corporal e curiosas com o movimento. (Recomendado para maiores de 14 anos).

25 vagas

“Cenografia em cena” com Ed Andrade onde serão retratados os aspectos conceituais da cenografia teatral, bem como os teórico-práticos, oferecendo um panorama em todas as etapas, desde o processo de concepção até a produção do cenário. Estão previstas visitas técnicas ao palco de dois espetáculos constantes na programação do Festival – “Pretérito Imperfeito” e “#140 ou vão”, cenografias foram concebidas pelo Ed.

Ed Andrade é arquiteto graduado pela UFMG, Mestre em Artes pela UFMG, doutorando em Artes Cênicas pela UNIRIO e professor efetivo do Curso de Graduação em Teatro da EBA/UFMG. Já desenvolveu mais de cinquenta trabalhos profissionais nas áreas de teatro, dança, música, TV e cinema, tendo trabalhado com grupos e artistas renomados no Brasil e no exterior e conquistado diversas premiações.

Período: dia 31/10 (das 16h às 19h), 1º a 04/11 (19h às 22h, no dia 1º, domingo, no espetáculo “Pretérito Imperfeito” e dia 4, quarta feira, no teatro com “#140ouVão”)

Carga horária: 15 horas/aula

Público: Artistas e técnicos amadores e semi-?profissionais, interessados em geral.

De 15 a 20 vagas

“Processos criativos entre o teatro, a dança e a performance” realizado por Ludmilla Ramalho tem como foco vivências práticas e teóricas no contexto do teatro contemporâneo e da performance. A pergunta principal da oficina é “O QUE TE AFETA HOJE?”. A proposta da oficina é mapear o processo criativo no trabalho autoral dos alunos-artistas, propondo um diálogo horizontal entre as linguagens do teatro, da performance e das artes plásticas. Ludmilla é atriz, performer, diretora e pesquisadora de Belo Horizonte. Há cinco anos coordena a Cia. AFETA e desenvolve pesquisa na área de teatro, performance, artes plásticas, dança e cinema.

Período: 30/10 (18h às 21h30), 31/10 e 1º/11 (9h30 às 13h) e 02/11 (18h às 21h30)

Carga horária: 12 horas

Público: atores, atrizes, performers, professores, estudantes de artes em geral.

15 vagas

“Introdução à arte do Palhaço”. A atriz e palhaça Lili Castro na arte da palhaçaria, que tem essência e linguagem próprias. Na oficina ela utiliza jogos lúdicos e improvisações levando os alunos a um estado de prazer e riso, buscando a compreensão do estado do palhaço. Lili formou como palhaça na ESLIPA – Escola Livre de Palhaços (Rio de Janeiro) e na Escuela Internacional Comicidad (Espanha). Trabalhou com renomados diretores de palhaços como Ivan Prado (Espanha), Santo Nicito (Itália), Antonio Fava (Itália), Márcio Libar (Rio), Richardo Riguetti (Rio) e Téofanes Silveira (Arapiraca).

Período: de 03 a 05/11, das 19h às 22h.

Carga horária: 12 horas

Público: atores, brincantes, estudantes de teatro e dança, professores e público geral.

20 vagas

“Financiamento Coletivo para Projetos culturais” será ministrado por Bruna Kassab e Tomás German. Para quem vive de cultura no Brasil financiar um projeto cultural é uma dificuldade. E eles vão auxiliar os participantes nisso, o curso irá apresentar as potencialidades do financiamento coletivo (crowdfunding), que também permite a captação de recursos para projetos aprovados em leis federais de incentivo. E ainda vai aprender como funcionam algumas Leis de Incentivo, a elaborar projetos, criar campanhas de sucesso e aprender estratégias para mobilizar e divulgar seus projetos. Bruna Kassab, empreendedora cultural é co-fundadora da plataforma de crowdfunding Evoé, que possibilita o financiamento projetos culturais independentes ou aprovados por Leis de Incentivo (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual) de forma colaborativa através da internet. E Tomás German é graduado em Comunicação Social pela UFMG, em 2014 realizou parte de sua graduação na Universidad de Salamanca, na Espanha. Trabalhou com comunicação comunitária e mobilização social para diversos projetos culturais de MG. Atua como consultor para captação de recursos para projetos culturais e campanhas de financiamento na Evoé.

Período: 04 e 05/11 (19h às 23h)

Público: criativos em geral, artistas, produtores culturais ou qualquer pessoa que tenha interesse na área de produção cultural e economia colaborativa. Não é necessário nenhum pré-requisito.

20 vagas

Matérias recentes

NOTA: Prefeitura esclarece sobre invasão do antigo perfil do Facebook

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Araxá esclarece que o perfil no Facebook (Prefeitura…

Raiza Goulão e Alex Malacarne conquistam o XCO da CiMTB Araxá

O clima foi generoso no encerramento da Copa Internacional de Mountain Bike – dia exclusivo…

Homem é preso por roubo e tentativa de homicídio na zona rural de Araxá

Na última sexta-feira (26), a Polícia Militar registrou uma ocorrência de roubo e homicídio tentado…

Com transmissão ao vivo, CiMTB Araxá começa nesta sexta (26) na pista da Copa do Mundo

Começa nesta sexta (26) a prova que é considerada a mais charmosa e tradicional do…

Entidades assistenciais recebem recursos que garantem direitos do público entre 18 e 59 anos em vulnerabilidade social

Cinco entidades assistenciais foram contempladas com recursos para custeio das atividades nesta quinta-feira (25). As…

Polícia Militar prende três pessoas por confusão envolvendo porte ilegal de arma de fogo

Na noite de ontem (24), durante patrulhamento pela rua Joaquim Alves Ferreira no bairro Urciano…